Corolla Cross: por que SUV vende tanto apesar de marmita e freio polêmico
Neste mês, o Toyota Corolla Cross completa um ano de mercado brasileiro em lua de mel com o consumidor.
O SUV derivado do sedã médio mais vendido do País não precisou de muito tempo para fazer sucesso e até ontem (21) somava 42.917 unidades emplacadas desde seu lançamento - ficando atrás apenas do Jeep Compass na categoria de SUVs médios.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Apesar de vender bem, o Corolla Cross nesse primeiro ano de mercado também foi alvo de críticas e até virou meme nas redes sociais por conta de dois deslizes.
O primeiro deles UOL Carros destacou na avaliação de primeiro contato que teve com o carro: o freio de estacionamento no pé, um artificio que era usado por carros premium nos anos 80 e início dos 90, mas que ficou mais associado no Brasil a picapes de trabalho ou caminhões, destoando do que se espera de um utilitário esportivo com preços sugeridos acima de R$ 150 mil.
Outro alvo de reclamações tem sido "marmita" do escapamento, cujo abafador enorme fica à mostra na traseira. Tendo em vista as reclamações, a Toyota passou recentemente a pintar de preto a metade inferior do abafador, aquela que fica visível, para atenuar as reclamações.
O problema levou até ao surgimento de soluções não oficiais, como novo suporte que prende a peça mais para cima ou uma grade personalizada que esconde a "marmita" e vai presa no próprio para-choque.
Versão brasileira também é mais pobre que americana
Além dos problemas apresentados no conjunto da versão produzida no interior de São Paulo, o Corolla Cross nacional tem que lidar com as comparações com seu equivalente vendido nos EUA.
Por lá, o SUV tem opção de tração integral, suspensão traseira independente com multilink, enquanto aqui a tração é só dianteira e a suspensão traseira é de barra de torção.
O americano conta ainda com integração com assistente pessoal Amazon Alexa, que o rival Compass tem no Brasil, uma central multimídia mais moderna e freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.
Por que Corolla Cross vende tanto
De acordo com Paulo Roberto Garbossa, da consultoria ADK Automotive, o fato de o carro trazer o nome e a mesma mecânica do sedã, que tanto sucesso faz, ajudam a explicar a performance do SUV no mercado.
Além disso, havia uma demanda reprimida por parte de clientes da marca que queriam um SUV e são clientes fiéis da marca japonesa, por conta de fatores como bom valor de revenda e confiabilidade.
A chegada do Corolla Cross, apostando no nome do sedã, serviu para passar ao SUV a mesma imagem e os mesmos atributos ao cliente, podera Garbossa.
Não menos importante, também serviu para trazer de volta à marca clientes que, na falta de um SUV médio acessível abaixo do RAV4 que custa hoje R$ 301.990,foram para concorrentes, como o Jeep Compass.
Para tentar mitigar seus defeitos e problemas, o Corolla Cross na linha 2021 ganhou o pacote TSS (Toyota Safety Sense) desde a versão de entrada, trazendo frenagem autônoma e alertas de colisão e de saída da faixa de rodagem, com correção no volante.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.