O que é verdade ou mito em 12 "truques" populares para economizar gasolina
Em algumas regiões do país, muitos postos de combustível estão vendendo a gasolina acima dos R$ 7 por litro. Com a alta do preço do combustível, os motoristas têm buscado alternativas para economizar na hora de abastecer seu veículo.
Por conta disso, separamos algumas ações que são comumente usadas por motoristas na tentativa de otimizar o uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel, e respondemos se elas são verdadeiras ou não passam de mitos.
1) Evitar aceleração excessiva: verdade
Acelerar excessivamente para andar em espaços curtos, como, por exemplo, ao sair de uma lombada, um obstáculo ou até mesmo do semáforo, vai gastar mais combustível.
"Se você andar com acelerações suaves, você evita um alto volume injetado de combustível no motor e, por consequência, acaba otimizando o consumo do veículo", explica Everton Silva, engenheiro e mentor de Energia à Combustão da SAE Brasil.
2) Evitar acelerar e frear bruscamente: verdade
Aqui vale a mesma explicação da dica anterior. Ao acelerar bruscamente, um volume grande de combustível é injetado no motor, fazendo com que o consumo aumente.
O frear bruscamente ocorre, normalmente, quando há uma alta aceleração. Portanto, acaba gerando um consumo excessivo.
O ideal é sempre andar com uma situação suave do acelerador e manter uma velocidade constante.
3) Trocar a marcha na hora certa: verdade
O fabricante do veículo projeta o câmbio para que o motor sempre trabalhe próximo das condições de rotações e cargas de maior eficiência. Dessa forma, se você "estica" muito a marcha ou troca de marcha muito rápido, o motor vai trabalhar fora dessas rotações.
Portanto, é interessante olhar o manual do veículo e verificar as trocas de marcha padrão dele. "Geralmente, é assim: de primeira para segunda é 25km/h, de segunda para terceira é 40km/h, de terceira para quarta é 65km/h e quarta para quinta é 72km/h", explica Silva.
4) Calibrar pneus: verdade
O atrito do pneu no solo pode impor um maior gasto de combustível. Deixar o pneu muito murcho aumenta o atrito, logo, o carro vai ter mais dificuldade de se locomover e, portanto, vai consumir mais combustível no final do dia.
"Já os pneus cheios demais, de fato, fazem o carro ficar mais leve, mas perde estabilidade e, talvez, o próprio pneu", lembra Edilson Caldas, analista de desenvolvimento industrial e especialista em mecânica do Senai.
Sendo assim, o pneu sempre calibrado faz com que não haja consumo excessivo de combustível, mantendo-o dentro da expectativa de consumo daquele veículo.
5) Realizar manutenção preventiva: verdade
A manutenção preventiva serve para deixar o veículo como original, assim, ajudando a evitar com que seu carro tenha problemas que o façam consumir mais combustível.
Silva explica como alguns pontos podem prejudicar o consumo de combustível. Se o filtro de ar estiver muito sujo, ele irá promover a restrição da respiração do motor. Quando o motor respira mal ele vai consumir combustível de forma excessiva.
O óleo controla o atrito das partes móveis do motor, como o pistão e o anel, e isso gera um consumo de combustível. Se você deixar o óleo envelhecido, ele pode mudar essa condição de atrito e isso irá atrapalhar bastante.
Alinhamento, balanceamento e suspensão são super importantes porque se o carro estiver desalinhado e desbalanceado, ele gera um atrito diferente do pneu contra o solo e, com isso, aumenta o consumo de combustível também.
6) Evitar ar-condicionado: verdade
Sabemos que o ar-condicionado é um item de comodidade e segurança, mas não podemos nos esquecer que, de fato, ele consome combustível.
O ar-condicionado tem um compressor conectado ao motor. Então, quando você o liga, esse compressor aciona junto e coloca uma carga a mais no motor, gerando consumo de combustível.
Portanto, andar com o ar-condicionado desligado vai te ajudar a economizar combustível.
7) Evitar janelas abertas na estrada: verdade
Janelas abertas influenciam na questão aerodinâmica do veículo. O ar que entra no veículo acaba o segurando um pouco. Então, no final do dia, você vai aumentar um pouco o consumo de combustível.
Se andar com ar-condicionado desligado, na cidade, economiza combustível, na estrada, andar com o vidro fechado também economiza.
8) Evitar encher demais o tanque: verdade
A questão aqui é o peso no carro. Quanto mais pesado o veículo estiver, mais combustível ele irá gastar.
"Um tanque hoje, mais ou menos, de 60L de combustível pesa em torno de 50kg. São mais 50kg que você está levando para passear de alguma forma e consumindo combustível", explica Silva.
9) Andar na reserva: mito
Sobre o aspecto de consumo de combustível, andar na reserva não muda absolutamente nada.
Silva lembra que aquela história de que o tanque na metade, ou abaixo dela, aumenta a evaporação do combustível é um mito, uma vez que a evaporação vai acontecer de qualquer maneira. "Pode ser até que tenha uma evaporação um pouquinho maior, mas ela é irrelevante".
10) Andar no ponto morto: mito
"Não faz muita diferença por conta da tecnologia e injeção eletrônica que os carros têm hoje em dia. O motor continua funcionando e injetando combustível normalmente", explica Caldas.
O motor desengatado fica em marcha lenta e, para isso, precisa de uma injeção mínima de combustível para manter ele rodando, ou seja, ele está consumindo combustível.
Silva e Caldas ainda lembram que o inverso economiza combustível. Descer uma ladeira sem acelerar faz com que o sistema de injeção eletrônica corte a ingestão de combustível, economizando, assim.
11) Reduzir peso do veículo: verdade
Andar com peso desnecessário no veículo, como, por exemplo, uma bicicleta desmontada ou qualquer outra coisa, gera um gasto maior de combustível.
Entretanto, "mexer no estrutural do carro para reduzir peso para não gastar é complicado, porque você vai interferir na segurança", alerta Caldas.
12) Verificar qualidade do combustível: verdade
É muito importante que você sempre abasteça em postos conhecidos e que tenham programa de qualidade ativos, "porque se você pega uma gasolina adulterada (com percentual de etanol maior do que 27% permitido pela legislação) seu carro vai consumir mais", explica Silva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.