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Novo SUV da Renault: o que já sabemos sobre futuro rival de Pulse e Nivus

Novo SUV da Renault com motor 1.0 turbo flex faz parte das novidades que marca irá lançar com investimento de R$ 1,1 bi - Reprodução/@mentirasautomotivas
Novo SUV da Renault com motor 1.0 turbo flex faz parte das novidades que marca irá lançar com investimento de R$ 1,1 bi Imagem: Reprodução/@mentirasautomotivas

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2022 04h00

A Renault anunciou na semana passada a produção de um SUV inédito na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Pensado para rivalizar com os compactos VW Nivus e Fiat Pulse, o modelo ainda não teve o visual revelado.

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Ainda sem nome, o utilitário esportivo será fabricado sobre a mesma plataforma modular CMF-B da nova geração do Sandero - já vendida na Europa, mas que não virá para cá.

Não por acaso, a carroceria do Sandero europeu tem sido usada para testar o novo SUV no Brasil.

Menor do que Duster e Captur

Novo SUV terá porte de Sandero e nova plataforma, ficando abaixo de Duster (foto) e Captur - Divulgação - Divulgação
Novo SUV terá porte de Sandero e nova plataforma, ficando abaixo de Duster (foto) e Captur
Imagem: Divulgação

O pequeno SUV terá a missão de ocupar o espaço que os hatches quase não atendem mais, abaixo de Duster e Captur. Com isso, ele deve, como os rivais diretos ter na casa dos 4 m de comprimento.

Esse modelo será bem equipado em termos de tecnologia e vai deixar para trás o acabamento pobre dos Renault atualmente feitos no Brasil, como Sandero e Logan - projetos da Dacia, marca de baixo custo do grupo Renault.

Como a plataforma CMF-B é para carros modernos, ela permite eletrificação, desde híbridos leves até 100% elétricos, além de estar pronta para lidar com pacote de assistências à condução, que inclui frenagem autônoma de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Dessa forma, o novo utilitário esportivo da marca francesa se encaixa na "Renaulution", que prioriza a produção de veículos mais caros e rentáveis para a companhia.

O motor 1.0 turbo que será adotado para o novo SUV virá associado a um câmbio automático CVT, uma estratégia da Renault com Duster e Captur para reduzir o consumo.

No Clio europeu, esse motor 1.0 turbo de três cilindros rende diferentes potências de 90 cv a 120 cv. No Brasil, deverá ser vendido apenas na especificação mais potente, antes os 1.0 turboflex de Nivus, com até 128 cv, e do Pulse, com até 130 cv.

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