Morte do carro aventureiro: por que invenção brasileira está perto do fim
Pessoas jovens que gostavam de pegar uma estrada de terra nos fins de semana e não tinham orçamento ou não queriam adquirir um SUV. Esse era em grande parte o perfil dos compradores de carros "aventureiros" quando eles surgiram no Brasil, há cerca de 25 anos.
Essa nomenclatura designa automóveis cheios de apliques plásticos e, às vezes, com suspensão mais alta. Eles foram moda e surgiram na gama de grande parte das montadoras no Brasil. Contudo, há cada vez menos opções no mercado e as que ainda existem estão, literalmente, com os dias contados.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, lembra que a tática não é exatamente nova aqui no Brasil. "Nas décadas de 60 a 90, o carro ganhava um adesivo que dava apelo esportivo, por exemplo, e era vendido como tal", diz.
"No fim dos anos 90 e no começo dos anos 2000, a prática deu lugar em larga escala ao carro com apelo de SUV, mas que não era um utilitário esportivo. Agora, o consumidor tem acesso a mais informação e, com isso, não aceita mais um produto que parece, mas não é", completa.
Hoje, os antigos aventureiros têm sido substituídos por SUVs derivados de hatches compactos, que vão além de alterações cosméticas,. Alguns poucos aventureiros ainda resistem.
O Hyundai HB20 X deixou o mercado no começo do ano - mesmo com a fama já consolidada do Creta, ele ainda teve sobrevida.
Agora, os "últimos moicanos" estão presentes em marcas que levaram mais tempo para oferecer um utilitário esportivo "de verdade" e mais acessível ao consumidor: este é o caso de Fiat Argo Trekking e Renault Sandero Stepway.
A Fiat recentemente lançou seu primeiro SUV, o Pulse, e agora está esperando a reestilização do Argo para dar fim ao Trekking - que já perdeu a versão automática com o motor 1.8 no início de2022.
Na Renault, o Stepway continua vivo enquanto seu novo SUV compacto, baseado na plataforma do Clio europeu não é apresentado - o que deve acontecer ainda neste semestre.
Ou seja, eles estão fazendo hora extra.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.