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ANÁLISE

Novo Porsche Cayman GT4 RS honra cheiro de gasolina e nós já aceleramos

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Estoril (Portugal)*

25/03/2022 04h00

Crianças brincam despreocupadas no pátio externo de uma escola em Cascais, cidade litorânea no sul de Portugal. "É um Porsche", dispara uma delas ao notar o novo 718 Cayman GT4 RS parado no semáforo.

Meninos e meninas que aparentam ter entre oito e dez anos interrompem suas atividades para perseguir o modelo por alguns metros. Pesquisas mostram o desinteresse de jovens por carros e justas preocupações com o ambiente, mas o episódio revela que a paixão por esportivos resiste. Claro, o design arrojado, os traços característicos de uma marca icônica e a cor chamativa ajudam.

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A Porsche promete que este é o Cayman mais excitante da sua história e o modelo RS mais agressivo de sempre. E bastam algumas voltas na pista para perceber que não se trata de uma promessa vazia. UOL Carros testou o GT4 RS no circuito de Estoril, onde Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na F-1. Nada além de apropriado para o que é um carro de corrida desenvolvido para andar (também) nas ruas.

Os engenheiros de Zuffenhausen fizeram a proeza de colocar no GT4 RS o espetacular motor 4.0 de seis cilindros em linha naturalmente aspirado do 911 GT3. Um bloco bem trabalhado e reposicionado na carroceria ao melhor estilo alemão para entregar 500 cv de potência e 48 kgfm de torque. A moçada fissurada no turbo que nos desculpe, mas na força bruta 'old school' não tem atraso: pisou e a física se manifesta para jogar o motorista contra o banco.

'Não é só colocar mais potência'

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O GT4 RS faz de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e a eletrônica permite chegar até o limite de 315 km/h. O motor trabalha em harmonia com o tradicional câmbio PDK, que também foi otimizado e ganhou uma linha externa de óleo para lidar com a incrível máxima de 9.000 rpm. Claro, há a opção de trocas manuais no volante, que deixa tudo mais ágil.

"Não é só colocar mais potência e um spoiler", explica Andreas Preuninger, responsável pela linha GT da Porsche. "Há um trabalho na carroceria e em todos os sistemas para entregar a sincronia perfeita", completa.

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nesta receita estão incluídos sistemas de estabilidade e tração, braços de suspensão ampliados, freios maiores e até uma dieta à base de ligas de alumínio, vidros mais leves e fibra de carbono. O GT4 RS pesa 1.415 kg. Ou seja, são só 2,83 kg para cada cavalinho que de pôneis malditos não têm nada.

Na prática, o esportivo devora curvas com naturalidade. O GT4 RS provou no traçado de Estoril ter uma excelente estabilidade e uma direção direta e precisa. A eletrônica segura as bobagens sem ser muito invasiva. A sensação é que o carro estuda você e se adapta. Bem manejado por um motorista mais experiente, o esportivo vai elevando a performance sob demanda e garante as melhores condições.

Se você não é propriamente um Vettel, o GT4 vai corrigindo o condutor gentilmente.

Colado no asfalto

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A aerodinâmica invejável também faz toda a diferença para elevar o grip do carro mesmo quando muito exigido. Novas entradas de ar dianteiras, traseiras e na lateral melhoram a refrigeração e elevam o downforce. O chassi está 30 mm mais baixo e este é o primeiro 718 a oferecer sistema de elevação.

Sem surpresa, a seleção do modo esportivo no painel deixa a resposta ainda mais arisca e a suspensão mais firme. Você provavelmente já ouviu 'da pista para as ruas' em muitas campanhas de marketing, mas no GT4 RS não é papo de vendedor.

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além de ser aprovado com honras em Estoril, o GT4 RS passou bem por vielas nos arredores do Parque Nacional de Sintra e mesmo em ruas ligeiramente engarrafas da ensolarada Cascais em um test-drive de cerca de 200 km.

O modelo oferece um bom balanço entre performance, prazer ao dirigir e conforto. Em outras palavras, trata-se de um esportivo de alto desempenho que não é durão na rua e é amigável de acelerar na pista. Não por acaso, a Porsche está de olho em clientes que querem ou precisam usar mais o carro no dia a dia para ampliar as vendas.

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A cereja do bolo é um sistema que potencializa o ronco do motor a um tom que realmente se aproxima de um carro de pista.

Dutos canalizam essa sinfonia da velocidade e a jogam exatamente atrás da cabeça do motorista. É só ligar um botão no painel. Eleva a emoção ou ajuda a fugir de conversas chatas a bordo.

R$ 1 milhão?

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O novo 718 Cayman GT4 RS abre para pré-venda no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. O preço oficial ainda não foi confirmado pela Porsche. Considerando que na Alemanha o RS custa 40% a mais que o GT4 'simples', o mercado brasileiro pode esperar algo próximo de R$ 1 milhão, uma vez que o irmão menos arisco é tabelado a R$ 705 mil. A diversão é item de série.

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*Viagem a convite da Porsche