Topo

Nada de tiozão: Toyota Corolla hatch com 304 cv é lançado e vem ao Brasil

Toyota GR Corolla 2023 - Divulgação
Toyota GR Corolla 2023 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/04/2022 10h33

A Toyota lançou na última quinta-feira o GR Corolla 2023. O hot hatch vindo da divisão de desempenho da marca, a Gazoo Racing, tem uma unidade motriz turbo de três cilindros 1.6 litro que gera 304 cv ao todo e um torque de 37,7 kgfm - sendo assim cerca de duas vezes mais potente que o modelo padrão. Conforme antecipou o UOL Carros, o modelo virá ao Brasil em 2023.

Sua transmissão manual de seis marchas (única disponível para o modelo) leva a potência para as quatro rodas do carro, com o sistema de tração integral GR-Four. Ajustável, sua potência pode ser dividida em 60:40, 50:50 e 30:70 na dianteira e na traseira.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Para minimizar o peso, o GR Corolla possui capô e painéis das portas dianteiras de alumínio. Assim, o modelo fica com 1.474 kg de peso - apenas 85,7 kg a mais que o Corolla hatch padrão. Feito na plataforma TNGA-C, ele foi reforçado com o "uso extensivo de adesivo estrutural, aumentando a rigidez da junta entre os componentes".

toyota - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na suspensão, o GR Corolla 2023 tem configuração para fornecer "capacidade ideal de curva em todas as superfícies", com "molas helicoidais ajustadas ao circuito, amortecedores e barras estabilizadoras". O modelo pode ser equipado com diferenciais de deslizamento limitado dianteiro e traseiro.

As rodas possuem 18 polegadas e os pneus são Michelin Pilot Sport 4. O sistema de freio robusto que possui pinças de alumínio de quatro pistões, que se agarram a discos dianteiros ventilados e ranhurados que medem 14 polegadas e traseiros com pinças de alumínio de dois pistões e discos ventilados menores de 11,7 polegadas.

toyota2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ainda por fora, o GR Corolla tem detalhes em preto brilhante, aberturas de para-lama funcionais e saias laterais. A traseira tem um sistema de escape de três pontas, em meio a um difusor e um pequeno spoiler mais acima na traseira.

Por dentro, há um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Ele exibe a pressão do turbo, a marcha atual e o modo de tração nas quatro rodas selecionado. Há ainda um novo sistema Toyota Audio Multimedia de 8 polegadas, que oferece navegação baseada em nuvem, bem como um Assistente Inteligente que responde à saudação de ativação "Hey Toyota".

Apesar da veia competitiva, o Toyota GR Corolla 2023 tem o Toyota Safety Sense 3.0, com sistema de pré-colisão e detecção de pedestres, alerta de saída de faixa com assistente de direção, controle de cruzeiro dinâmico por radar, farol alto automático, assistente de sinalização de trânsito, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistência em ladeiras.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.