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Jeep Compass: um ano após mudanças, como está a vida do SUV médio

VW Taos Highline x Jeep Compass S - Marcos Camargo/UOL
VW Taos Highline x Jeep Compass S Imagem: Marcos Camargo/UOL

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

03/04/2022 04h00

Lançado em setembro de 2016, o Jeep Compass teve sua primeira grande reestilização e melhorias exatamente um ano atrás. O modelo que liderou o mercado desde que foi lançado e aumentou a penetração de SUV médios entre os mais vendidos ano após ano, teve grandes mudanças.

O modelo que mudou mais internamente e em nível de equipamentos do que visualmente, aparentemente, não sentiu o efeito de no mesmo ano ver a chegada do Toyota Corolla Cross e do Volkswagen Taos, rivais diretos que foram criados pensando em roubar uma fatia do SUV feito em Goiana (PE).

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Apesar de o SUV da Toyota ter conseguido um bom espaço no mercado, figurando constantemente entre os 20 mais vendidos mês após mês, o Compass continua vivendo com folga na ponta.

Os números de venda inclusive são maiores agora, um período falta de componentes e semicondutores, com parada de fábricas e atraso nas entregas, do que era em 2019, último ano sem a presença da pandemia afetando o mercado de veículos.

Em 2019, o SUV emplacou 60.361 unidades, enquanto em 2021 foram emplacados 70.906 exemplares. De acordo com Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, a queda que ele teve em 2019 era normal não só para ele, mas para qualquer produto como parte do ciclo de vida de um carro.

"Quando os carros estão chegando no fim do ciclo programado pelas marcas, de cerca de 5 anos antes de uma renovação, é normal que exista uma queda nas vendas pela falta de novidade do modelo. E é aí que entram as mudanças para alavancar de novo o produto antes de pensar em uma nova geração", diz.

Entre as mudanças realizadas no Compass em 2021 estão a chegada de um novo motor flex, o 1.3 turbo, no lugar do 2.0 aspirado que melhorou o principal ponto de reclamação, que era o desempenho fraco do antigo propulsor.

O SUV também ganhou mais equipamentos, como conexão 4G, interior mais completo e refinado, além de tecnologias como o ADAS que traz a frenagem autônoma de emergência.

Nem problema do câmbio impediu bom desempenho

Mesmo com as recentes denúncias de problemas no sistema de transmissão do Compass, que fazia com que alguns carros tivessem um orçamento de até metade do valor do produto, parecem ter afetado a boa fama.

Vale lembrar, em reportagem publicada por UOL Carros no final de 2021, que diversos clientes relatavam o problema no qual uma falha no trocador de calor do câmbio permitia que a água do sistema de refrigeração adentrasse no câmbio e contaminasse o óleo da transmissão, levando a quebra.

Na época, a Stellantis em nota disse que os clientes não haviam feito as revisões no período correto, o que teria acarretado no problema descrito na reportagem.

Além disso, o Procon-SP notificou a empresa a prestar esclarecimentos sobre o fato e disse que as informações sobre o problema e como evitá-lo, no manual deveriam estar mais claros.

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