GM e Honda se unem para lançar carros elétricos 'populares' em 2027
Duas das principais marcas automotivas multinacionais, General Motors e Honda anunciaram nesta terça-feira uma nova união para "o desenvolvimento em conjunto de uma inédita família de veículos elétricos mais acessíveis". As marcas já haviam formado uma aliança em 2018 para o desenvolvimento de baterias para modelos elétricos.
Os novos carros terão uma arquitetura global e contarão com baterias avançadas da Ultium. O projeto visa que a partir de 2027 várias unidades desta nova família de elétricos estejam à venda pelo mundo. Outro objetivo é a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade, para também aumentar a produtividade otimizando custos.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
O foco do projeto são SUVs compactos, que segundo o comunicado das empresas possuem venda anual de 13 milhões de unidades no mundo atualmente. GM e Honda também afirmam que irão avaliar oportunidades de desenvolvimento para uma nova bateria, para reduzir o custo da eletrificação. As duas montadoras atualmente trabalham em baterias de estado sólido.
Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, disse: "A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China".
"Este é um passo fundamental para o cumprimento do nosso compromisso de alcançar a neutralidade em carbono de nossos produtos e operações globais até 2040 e eliminar as emissões dos automóveis nos EUA até 2035. Trabalhando juntos, colocaremos pessoas ao redor do mundo a bordo de EVs mais rápido do que qualquer empresa alcançaria por conta própria."
Presidente e CEO da Honda, Toshihiro Mibe falou: "a Honda está comprometida em alcançar sua neutralidade em carbono globalmente até 2050, o que exige a redução do custo dos veículos elétricos para tornar a posse deles possível para o maior número de consumidores. A Honda e a GM vão aproveitar esta colaboração tecnológica bem-sucedida para ajudar a alcançar uma expressiva expansão no comércio de veículos elétricos."
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.