Toyota fecha fábrica em São Bernardo e muda operações para o interior
A Toyota anunciou o fim da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até o final de 2023. A empresa vai dividir todas as operações que ainda estavam na sede do ABC Paulista para as três fábricas que mantém no interior de São Paulo: Porto Feliz, Sorocaba e Indaiatuba.
O processo de fim da fábrica do ABC começa em dezembro de 2022 e vai durar até novembro de 2023. De acordo com a Toyota, 100% dos empregos que atualmente estão em SBC (550 pessoas) serão mantidos, se os colaboradores quiserem se mudaram para as fábricas do interior paulista.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Em nota, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando, lamentou a decisão da Toyota. "os representantes da empresa sempre foram bem acolhidos e recebidos pela Administração Municipal, o que não justifica a sua desmobilização da cidade". Morando ressalta também que irá procurar o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, visando mudar essa decisão da companhia.
A fábrica de São Bernardo do Campo é a mais antiga das quatro que a Toyota mantém no Brasil, mas atualmente produzia apenas peças para exportação para Argentina e Estados Unidos, além de componentes para os carros feitos no Brasil nas demais unidades.
Existente desde 1962, a fábrica do ABC nasceu com a produção do Toyota Bandeirante, versão nacional do Land Cruiser, e que teve 104.621 unidades produzidas ali até 28 de novembro de 2001, quando o valente off-road que tinha diversas versões de carroceria saiu do mercado.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.