Jeep Compass 4xe: prós e contras do híbrido contra RAV4 e XC60
Na última semana a Jeep lançou a versão híbrida do Compass no mercado, a 4xe. O modelo vem importado da Itália, diferentemente das demais versões, por R$ 349.990.
O modelo que é um complemento a linha do SUV médio tem preço muito superior a das demais versões, tanto pela tecnologia quanto por ser importado, com isso, seus rivais são diferentes dos comuns.
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Também híbridos, dos tipos convencional e plug-in, respectivamente, Toyota RAV4 e Volvo XC60 são as opções mais próximas de rivais ao Compass 4xe.
Por isso colocamos os modelos lado a lado para considerar os prós e contras de cada um dos três modelos médios disponíveis ao consumidor brasileiro.
Preços
Em termos de preço, o Compass está no meio entre seus possíveis rivais com sua versão única, a S, que também está disponível na variante a combustão, e tabela de R$ 349.990.
Vendido anteriormente em mais versões, hoje, o Toyota RAV4 é comercializado apenas na versão SX Connect, que é oferecida por R$ 301.990.
O Volvo, no caso, apesar de mais caro é o único com mais de uma versão, são 4: Inscription Expression, Inscription, R-Design e Polestar Engineered. Os preços variam de R$ 389.950 a R$ 456.950, sendo que a versão mais básica é a que mais se aproxima do Compass.
Tecnologia
Aqui a vantagem recaí para o Compass e o XC60. Isso porque o tipo de tecnologia híbrida deles é mais desenvolvida. O RAV4 usa o híbrido convencional, que recarrega a bateria apenas por meio do motor a combustão e da frenagem. Tanto é que a bateria tem capacidade de 1,6 kWh e não tem autonomia elétrica programada.
No caso de Compass e XC60, a tecnologia é do tipo híbrido plug-in, ou seja, usa motor e frenagem para regenerar energia para a bateria, mas só recarrega realmente pela tomada ou um wallbox.
Isso porque bateria tem capacidade de 11,4 kWh no Compass e Volvo tem 11,6 kWh. Com isso, ambos tem capacidade de rodar 100% no modo elétrico por 44 km e 45 km, respectivamente, segundo as marcas.
Motorização
O Compass combina um motor 1.3 turbo, a gasolina, de 180 cv e dois motores elétricos, sendo que apenas um traciona as rodas, de 60 cv que rende um combinado de 240 cv e torques de 27,5 mkgf no 1.3 e 25,5 mkgf no elétrico. A transmissão é automática de seis velocidades.
O Volvo tem um propulsor 2.0 turbo a gasolina de 320 cv e um elétrico de 87 cv com potência combinada de 407 cv e torques de 40,8 mkgf e 24,5 mkgf no combustão e elétrico. O câmbio é automático de oito velocidades.
No caso do RAV4 há um motor 2.5 aspirado de 178 cv e 22,5 mkgf e três elétricos, dois associados ao eixo dianteiro e um no eixo traseiro, os dianteiros tem 59,5 cv e 10,3 mkgf cada e o traseiro 54 cv e 12,3 mkgf. A potência combinada é de 222 cv e o câmbio é automático CVT que simula 6 marchas.
Espaço
O Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, além de 420 litros de porta-malas, sendo o menor dos três modelos apresentados aqui.
Vale lembrar que o RAV4 se encaixa como um médio-grande nos padrões brasileiros e o Volvo XC60 é um médio premium, que geralmente são maiores do que os médios não são de luxo.
O RAV4 tem 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de entre-eixos com bons 580 litros de porta-malas, sendo o maior espaço de carga dos três.
Já o Volvo XC60 tem 4,70 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e 2,86 m de entre-eixos, sendo que o porta-malas é de 468 litros, ficando, nesse quesito, no meio entre os três.
Equipamentos
Os três, apesar da distinção de preços e dimensões têm uma lista de equipamentos bem-parecida. Todos têm seis airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa e faróis de LEDs com facho alto comutável e teto solar panorâmico.
Ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão, auto-hold, sensores de luz e chuva, central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay também, mas só o Compass permite fazer a conexão sem fio e tem Wi-Fi integrado no carro.
Todos têm ajuste elétrico do banco do motorista e de distância e altura da direção. Há ainda ACC, frenagem autônoma de emergência com alerta sonoro de colisão frontal e leitor de faixa com correção no volante.
Compass e Volvo têm controle de velocidade de descida, para ser usado em situações de baixa velocidade, indicador de fadiga após determinado período no volante e alertas de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado.
Os dois também contam com sistema de concierge o Adventure Intelligence e o Volvo OnCall, que permite, entre outras funções, realizar uma chamada automática para serviços de emergência em caso de acidentes e ter vários dados e funções por um app no smartphone.
Exclusivo do Compass é o sistema de assistência a estacionamento, que coloca encontra e coloca o carro sozinho na vaga e o sistema de câmera 360º que cria uma visão superior do carro.
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