Oroch: mudanças são suficientes para encarar a Toro? Veja os prós e contras
A Oroch passou por sua primeira reestilização desde que foi lançada e teve uma mudança bastante tímida, mas ganhou novidades que são bem-vindas ao conjunto total da picape, especialmente na versão de topo, a Outsider.
O modelo que chegou ao mercado seis meses antes da Toro, em 2015, agora chega com a reestilização praticamente um ano depois da mudança da sua principal rival.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
E agora colocamos frente a frente as duas picapes em quesitos para ver quem oferece mais para o consumidor que procura um produto dentro da categoria de picapes intermediárias, hoje formado pelas duas e um pouco acima pela Ford Maverick.
Preço
Falando de preços, a Oroch começa em R$ 105.800 a R$ 137.100 com três versões, Pro, Intense e Outsider. Já a Toro, vai de 138.390 a R$ 163.790 com três versões também: Endurance, Freedom e Volcano, com motor turboflex.
Considerando as versões mais completas com motor turboflex, a Oroch Outsider custa R$ 138.390, enquanto a Fiat sai por R$ 163.790 na Volcano.
Motores
Tratando das versões de topo, os dois modelos vêm equipados com motores 1.3 turboflex de quatro cilindros. O da Fiat rende até 185 cv e sempre 27,5 mkgf com etanol. Na gasolina são 180 cv e o câmbio é sempre o automático de seis velocidades.
No caso da Oroch, o motor tem até 170 cv e sempre 27,5 mkgf com etanol. Na gasolina, a potência muda para 162 cv e o câmbio é um automático do tipo CVT que simula oito velocidades - o mesmo conjunto usado no Captur e na versão de topo do Duster.
Apesar da diferença na potência, o mais importante é o torque que é o mesmo para os dois modelos e é a medida que faz mais diferença porque é a usada em acelerações, retomadas e ultrapassagens.
Espaço
A picape da Renault tem 4,71 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos é de 2,82 m. Ela foi desenvolvida em cima de uma plataforma alongada do Duster, o que dá quase 20 cm de comprimento a mais que o SUV.
No caso da Fiat, são 4,94 m de comprimento, 1,84 de largura, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,99 m. Ou seja, a exceção da largura, em todos os demais quesitos a picape é realmente maior que a Oroch, apesar de também ser uma versão alongada da plataforma do Renegade, rival do Duster.
Equipamentos
Desde a versão de entrada, a Renault Oroch tem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica, regulagem apenas de altura no volante, trio elétrico e dois airbags.
No caso da Toro, desde a opção de entrada há seis airbags, controles de tração e estabilidade, painel de instrumentos virtual com tela de 7", volante com ajuste de altura e distância e assistência elétrica, além de trio elétrico.
Ou seja, a versão de entrada da Toro que, custa cerca de R$ 1 mil a mais que a versão mais equipada da Oroch já vem mais equipada e conta ainda com a central multimídia com tela de 7" e Apple CarPlay e Android Auto sem conexão por fio, presente só nas versões mais completas da Oroch.
Design
A reestilização aplicada na Oroch foi mais leve do que a feita pela Fiat na Toro. A Oroch manteve os mesmos faróis e na traseira apenas colocou acabamento fumê nas lanternas.
Enquanto isso, a Fiat criou duas dianteiras diferentes para diferentes versões da picape, além de ter um design mais chamativo, ainda que seja considerado polêmico por algumas pessoas.
Por dentro, a renovação atingiu bem a Oroch, que alterou painel, cluster de instrumentos, mas foi ainda mais profunda na Toro que ganhou até novos e maiores porta-objetos em relação a geração anterior.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.