Topo

Audi urbansphere: conceito mescla SUV com minivan em carro elétrico

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/04/2022 08h00

A Audi revelou hoje o seu novo conceito, o urbansphere. O modelo completa uma tríade que foi iniciada com os conceitos skysphere e grandsphere, (sim, todos com caixa baixa) que já haviam sido apresentados em agosto e setembro de 2021.

O novo "sphere", completa o trio de conceitos que dão uma ideia do que a Audi pretende para os próximos anos em termos de mobilidade com carros elétricos, sendo que os dois primeiros tinham um estilo de GT (esportivo de dois lugares) e um sedã de luxo.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Já o urbansphere mescla um estilo de SUV com um monovolume e é o maior dos três. São 5,51 metros de comprimento, 2,01 m de largura, 1,78 m de altura e 3,40 m de entre-eixos.

De acordo com a Audi, o conceito do carro "quebra o padrão" ao ser desenvolvido de dentro para fora, não o contrário, valorizando os passageiros.

Audi urbansphere - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sistemas e integrações digitais

A marca também diz que está criando um ecossistema de serviços para todo o carro, que incluem detalhes altamente personalizáveis dentro da experiência do carro: que inclui alternar o ambiente entre comunicação ou relaxamento, trabalho ou até mesmo criar uma "esfera" privativa.

O propósito de experiência que a Audi quer inserir no conceito inclui acesso por meio do próprio carro a serviços digitais como todo tipo de streaming, permite ao carro realizar comprar ou reserva de restaurantes.

Como é um conceito de carro autônomo nível 4, o urbansphere promete pegar os passageiros em casa e, independentemente, encontrar uma vaga de estacionamento ou um ponto de recarga.

A Audi quer oferecer ainda serviços exclusivos como acesso a show, eventos culturais e esportivos, baseados na preferência do usuário/proprietário do carro.

Por dentro, o carro tem quatro lugares individuais, no estilo de poltrona com diversos ajustes e dimensões generosas. Nos modos Relax ou Entertain, o encosto dos assentos inclinam a 60º, enquanto as pernas também se prolongam.

Além disso, os bancos podem se virar frente a frente, montando uma "sala de estar", um dos conceitos mais antigos que se propõem com a criação dos carros autônomos.

O sistema de entretenimento do carro pode ser exclusivo e separado para cada passageiro, com bloqueio do que está na tela ou divido entre todos ocupantes em um modo cinema e com uma tela de LEDs orgânicos.

Controles por meio de gestos e de voz, óculos de realidade virtual, além de leitor de face permitem diversos comandos, além de "ler" a aparência da pessoa para entender se ela pode estar estressada ou mais calma e mudar o visual e a iluminação.

Audi urbansphere - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Plataforma de elétricos premium e 400 cv

A plataforma do conceito é a modular que já está sendo usada em outros carros elétricos da marca: a PPE (Premium Plataform Eletric) ou plataforma elétrica premium, criada pelo grupo VW para seus carros de luxo, como Audi e Porsche.

No caso do Audi grandsphere, o pacote de baterias tem capacidade de 120 kWh de energia. O conceito usa dois motores elétricos com uma potência total de 401 cv e 70,3 mkgf e, claro, a tração integral Quattro presente na maioria dos carros da Audi.

De acordo com a Audi, quando não está precisando de toda a potência que pode desenvolver, o conceito pode desligar o motor elétrico do eixo dianteiro.

O conjunto tem a tecnologia de 800 v de recarga. Isso permite que a bateria possa ser recarregada usando os carregadores ultrarrápidos desenvolvidos pela Audi e Porsche de até 270 kW.

A Audi diz que nesse tipo de carregador, 10 minutos são suficientes para dar ao conjunto de bateria mais de 300 km de autonomia. A bateria pode ser carregada de 5% a 80% em menos de 25 minutos, ou o equivalente a 750 km, diz a marca.

Para finalizar, o carro conta ainda com suspensão a ar, do tipo independente com multilink na traseira e do tipo McPherson na frente com alumínio ultraleve e com rodas esterçáveis no eixo traseiro, melhorando a manobrabilidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.