Por que carros que já morreram continuam sendo emplacados como zero km
Tradicionalmente, o volume de emplacamentos é utilizado para estimar as vendas de determinado modelo zero-quilômetro.
Contudo, a relação mensal de veículos que tiveram o primeiro licenciamento não traz apenas exemplares atualmente em produção: costumeiramente, a lista inclui automóveis que já saíram de linha.
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Em alguns casos, o ranking de emplacamentos traz, inclusive, carros que deixaram de ser fabricados há muitas décadas. Como isso é possível?
De acordo com a Fenabrave, a federação que representa as concessionárias, o estranho fenômeno tem algumas explicações.
A mais óbvia é o sonho de muitos colecionadores: determinado automóvel permaneceu guardado durante muitos anos, sem nunca ter rodado, e somente agora recebeu as respectivas placas, após trocar de dono.
No Brasil, durante a década de 1980, o hábito de adquirir carros novos e mantê-los na garagem sem uso, como "poupança" contra a hiperinflação, era relativamente comum.
Outro possível motivo para um carro ser emplacado muito tempo depois da respectiva fabricação, esclarece a Fenabrave, é o uso de um chassi antigo na montagem de veículos customizados ou adaptados.
O emplacamento tardio também pode acontecer no caso de veículos com circulação restrita a propriedade particular, como uma fazenda, por exemplo, e que em algum momento precisaram rodar em vias públicas - o que exige o respectivo emplacamento.
Com informações cedidas pela consultoria Jato, selecionamos cinco modelos de carro que deixaram de ser fabricados e tiveram pelo menos um exemplar emplacado em 2022.
Chevrolet Agile
O Chevrole Agile foi lançado no Brasil em 2009 e saiu de linha em setembro de 2014 no País. Sua produção na Argentina se estendeu até dezembro de 2016. Curiosamente, um exemplar de 2011 da versão topo de linha LTZ foi emplacado aqui em fevereiro deste ano. Seria o Agile mais zerado da atualidade?
Chevrolet Celta
O Celta chegou ao mercado brasileiro em setembro de 2000, quando inaugurou a produção da fábrica da General Motors em Gravataí (RS). O compacto se despediu em 2015, quando o Onix já cumpria o papel de modelo de entrada da Chevrolet. Sete anos depois, em fevereiro de 2022, um Celta LT 2014 foi emplacado.
Fiat Stilo
Hoje, a categoria de hatches médios praticamente desapareceu no Brasil, dizimada pela preferência do consumidor por SUVs. Lançado em 2002, o Stilo foi um dos representantes da Fiat nesse segmento e "morreu" no fim de 2010, quando foi sucedido pelo Bravo. Em fevereiro deste ano, uma unidade do Stilo Sporting 2009 foi emplacada.
Ford EcoSport
O EcoSport chegou em 2003 como o primeiro SUV compacto fabricado no Brasil. Saiu de linha na segunda geração em abril do ano passado, três meses após a Ford anunciar o fechamento de suas fábricas no País. No primeiro trimestre de 2022, o utilitário esportivo teve cinco unidades emplacadas, incluindo um exemplar da versão XLT 1,6 modelo 2008.
Volkswagen Fusca
O VW Fusca clássico chegou ainda importado ao Brasil em 1950 e começou a ser feito aqui em 1959, para ser descontinuado em 1986. A produção local do Fusca foi retomada em 1993 e acabou definitivamente três anos depois. Em pleno 2022, três unidades da década de 1980 foram emplacadas em solo brasileiro.
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