Peugeot lançará 208 com motor 1.0 e mais duas novidades até junho
A Peugeot apresentará três novidades até o final do semestre no Brasil. A informação foi confirmada por Felipe Daemon, responsável pela marca no país, em entrevista exclusiva a UOL Carros.
O executivo, porém, revelou apenas o lançamento de uma nova motorização para o 208. UOL Carros pode afirmar que trata-se do 1.0 aspirado da família Firefly, que já equipa as versões de entrada do Argo.
No caso do hatch da Fiat, o conjunto entrega 77 cv / 72 cv e torque máximo de 10,9 kgfm / 10,4 kgfm, associado ao câmbio manual de cinco marchas. A tendência, porém, é que a engenharia da Peugeot adote uma calibração própria para o 208, que deve receber a motorização nas versões Essencial e Like.
As outras duas novidades não foram reveladas pela marca. Mesmo assim, sites especializados, como o Autos Segredos, indicam que a fabricante lançará uma versão da Fiat Fiorino com os logotipos da Peugeot. Chamado de Partner Rapid, o modelo vai preencher a lacuna deixada pelo antigo Partner, que foi descontinuado.
Não haverá nenhuma mudança no veterano motor 1.4 Fire Evo, que entrega 86 cv / 84 cv e torque máximo de 12,2 kgfm / 11,8 kgfm. O design segue o mesmo do furgão da Fiat, que recebeu sua primeira reestilização no ano passado.
2008 terá 'tapa' no visual
A terceira novidade ainda é uma incógnita. Novamente de acordo com o Autos Segredos, o 2008 ganhará uma reestilização.
As mudanças se concentrariam na frente, com novos faróis, para-choque e grade. O 2008 também marcaria a estreia do novo logotipo da marca, que ainda não estampa os modelos da empresa no país. A renovação visual será acompanhada do lançamento de séries especiais.
Time de leões
A estratégia de novidades para 2022 quebra os padrões da Peugeot no mercado brasileiro. Nos últimos anos, a empresa se acostumou a um ritmo mais pacato de lançamentos, chegando a passar um ano inteiro (ou até mais) sem novidades.
A mudança de filosofia veio com a formação do grupo Stellantis, que assumiu o controle das marcas da antiga PSA (Peugeot e Citroën). Essa postura mais ousada fez com que a Peugeot ganhasse participação de mercado em um ritmo fora do comum.
"Fechamos o ano passado (2021) com 1,5%, vindo de 0,7% em 2020. Hoje estamos com 2,5% e tivemos meses com pico de 3%. Nossa meta é chegar a esses 3% neste ano, e claro que, para tanto, temos novidades por vir", pondera Daemon.
"Nós brincamos internamente que temos um time de leões, mas a verdade é que todos são muito engajados no trabalho. Conseguimos resultados muito rápidos, e confesso que fiquei surpreso com isso".
Jovem liderança
Grande parte desses feitos é atribuída à gestão de Felipe. Com apenas 33 anos, ele é o executivo mais jovem em uma posição de liderança na indústria automotiva.
Antes de comandar as operações da Peugeot na América do Sul, Daemon passou pela FCA, onde chegou a ser responsável pelo lançamento da nova Strada, nada menos do que o produto mais importante da história recente da Fiat no país.
Os bons resultados lhe renderam um convite especial. "Recebi uma ligação do Antonio (Filosa, CEO do grupo Stellantis) me convidando e claro que eu topei o desafio", lembra Felipe.
208 se deu bem com vendas diretas
O executivo contou que a Peugeot já passou por um processo de reposicionamento global e hoje está na fase de rebranding regional.
Para este ano, o plano da fabricante é de fechar 2022 "com pelo menos 3%" de participação de mercado. Daemon admitiu que as vendas diretas exercem grande importância sobre os bons resultados da empresa.
"O mais importante é estar atento às necessidades do consumidor e conseguir oferecer uma solução por meio de ações inteligentes. As vendas diretas representam uma parcela muito importante do mercado hoje e nós identificamos a existência de uma oportunidade para a Peugeot. É por isso que realizamos um esforço muito grande junto à rede de concessionárias para aumentar nossa competitividade, e nós mais do que dobramos nossa participação no varejo, e também com os frotistas para colocar o 208 na rua"
O jovem executivo acredita que as vendas diretas também exerceram um efeito positivo nas vendas do 208, já que uma parcela do público-alvo do hatch não conhecia tão bem o produto.
"Nós lançamos o carro em outubro de 2020 e a sensação é que o consumidor ainda não tinha experimentado o carro de forma mais massificada. Por outro lado, pesquisas mostravam que, quem experimentou, se apaixonou pelo carro e isso aumentou a conversão de vendas. Então uma das vantagens da venda direta foi colocar o carro na mão de mais pessoas, fazendo com que muita gente gostasse e comprasse o carro".
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