Topo

Jaguar Land Rover elege Brasil para lançar 1º centro de inovação digital

Loja da Jaguar Land Rover no Shopping Iguatemi, na capital paulista - Fernanda Freixosa/Divulgação
Loja da Jaguar Land Rover no Shopping Iguatemi, na capital paulista Imagem: Fernanda Freixosa/Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

27/04/2022 13h17

A Jaguar Land Rover anunciou hoje (27) a criação de um hub de inovação no Brasil.

A iniciativa é inédita em todos os mercados em que o grupo atua no mundo. A meta é montar uma rede de inovação em outros mercados estratégicos, como Estados Unidos, China, Índia e Israel.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O anúncio foi feito durante evento realizado no Cubo, espaço concebido para incentivar o empreendedorismo tecnológico no Brasil.

Além do Cubo, a fabricante firmou uma parceria com a Firjan, no Rio de Janeiro.

O objetivo da Jaguar Land Rover é buscar parceiros dentro do universo de inovação (inclusive o ecossistema de startups) para ajudar no desenvolvimento de futuros projetos das marcas Jaguar e Land Rover.

"O Brasil é muito criativo e tem muitas startups. E o Cubo é um parceiro maravilhoso por nos permitir o desenvolvimento e a troca de ideias", disse François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover.

Qual é a estratégia?

Dentro da estratégia global batizada de "Reimagine", a Jaguar Land Rover define o projeto como uma plataforma de "Open Innovation", ou "Inovação Aberta", em livre tradução.

O planejamento foca na experiência de marca com foco em quatro grupos: serviços sob demanda (como aluguel e test drive), assinatura de serviços (incluindo veículos, financiamento e seguros), infraestrutura de recarga na residência do cliente ou em locais públicos e acesso a pontos de interesse, como hotéis e eventos.

A meta é trabalhar nos pilares de inovação, conectividade, serviços digitais e sustentabilidade. Com isso, a JLR espera acelerar a criação de produtos e serviços que serão utilizados pela empresa.

Gabriel Patini, diretor de desenvolvimento de negócios e inovação da Jaguar Land Rover América Latina, elencou os seis pilares do projeto brasileiro:

- Criar novos produtos e serviços
- Expandir e transformar produtos e serviços existentes
- Redução e otimização de custos
- Criação de uma organização mais ágil
- Investimentos estratégicos
- Transformação da cultura empresarial

Serão implementados dois ciclos estratégicos. O primeiro tem foco na empresa inteligente, incluindo automação de processos e aplicação de inteligência artificial. Já o segundo fala sobre serviços digitais, e engloba vendas online, integrações com serviços de manutenção e serviços de mobilidade.

"Nossa meta é ter, no mínimo, três projetos implementados na vida real em 2022", disse Patini.

Eletrificação nas marcas

Falando sobre o futuro, Dossa afirmou que a pretensão da JLR é seguir o conceito de "modern luxury", ou "luxo moderno", em livre tradução do inglês.

Por trás do nome bonito está um minimalismo na concepção de seus produtos, fazendo com que os clientes se sintam à vontade dentro dos carros das marcas Jaguar e Land Rover.

No caso da Land Rover, Dossa reforçou o plano de lançar seis veículos elétricos até 2026. O primeiro deles, inclusive, chega já em 2024. A intenção é que todos os modelos da empresa sejam elétricos ou tenham opção eletrificada até 2030.

Quanto à Jaguar, conforme anunciado anteriormente, a empresa se tornará 100% elétrica até 2025 com a estreia de veículos inteiramente novos. De acordo com o executivo, os carros serão totalmente diferentes do que a marca comercializa hoje.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.