Topo

Porsche 911 Sport Classic relembra passado com estilo retrô e câmbio manual

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

28/04/2022 10h20

Resumo da notícia

  • Série especial remete aos clássicos modelos das décadas de 1950 e 1960
  • 911 Sport Classic também é inspirado no Carrera RS 2.7 dos anos 70
  • Modelo entrará em pré-venda no Brasil ainda no primeiro semestre

A Porsche apresentou oficialmente o novo 911 Sport Classic. O modelo é o segundo de quatro modelos destinados para colecionadores, que fazem parte da estratégia chamada de Heritage Design.

Serão fabricadas apenas 1.250 unidades numeradas pela Porsche Exclusive Manufaktur, divisão de personalização e de veículos especiais da marca alemã.

Segundo a fabricante, o 911 Sport Classic remete ao seu antecessor, que foi apresentado em 2009 e tinha como base o 997. Nos dois modelos, a fonte de inspiração foi a primeira geração do 911, comercializada entre 1964 e 1973, e o 911 Carrera RS 2.7, de 1972.

"Os modelos Heritage Design representam os conceitos mais emocionantes da estratégia de produtos da Porsche. Essa abordagem única faz com que o departamento de design Style Porsche trabalhe com a Porsche Exclusive Manufaktur para reinterpretar modelos e equipamentos icônicos do 911 dos anos 1950 até os anos 1980 e para reviver os recursos de design daquelas décadas" disse Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássico da Porsche.

Antes do Sport Classic, a marca lançou em 2020 o 911 Targa 4S Heritage Design Edition, cujo estilo remetia às décadas de 1950 e 1960. Inclusive, quem adquirir o 911 Sport Classic será presenteado com um relógio especial, que reproduz vários detalhes do esportivo.

Além disso, como parte do pacote Heritage Design Classic, vários elementos internos lançados no 911 Sport Classic também estarão disponíveis para a maioria da gama 911.

Estilo de sobra

911 Sport Classic 1 - Divulgação - Divulgação
Carroceria alargada do Turbo S está no Sport Classic
Imagem: Divulgação

O design chama atenção pela carroceria alargada, até então uma exclusividade da linha 911 Turbo, está presente no Sport Classic, assim como o spoiler traseiro fixo nitidamente inspirado no Carrera RS 2.7.

A clássica pintura fashion Grey do 356 foi a referência na escolha da pintura do novo modelo.

"O novo 911 Sport Classic é o primeiro veículo a apresentar a pintura Sport Grey Metallic" apontou Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche.

Quem preferir outra tonalidade poderá optar pelas cores preto sólido, cinza ágata metalizado e azul genciana metalizado. As faixas duplas pintadas no capô, teto e spoiler traseiro utilizam a cor Sports Grey.

Na cabine, o revestimento dos painéis das portas e dos bancos é exclusivo, enquanto o estofamento em couro semianilina combina dois tons: preto e conhaque clássico.

O 911 manual mais potente

911 Sport Classic 2 - Divulgação - Divulgação
Traseira mostra aerofólio inspirado no Carrera RS 2.7 (à esq.)
Imagem: Divulgação

O cupê é movido pelo motor 3.7 biturbo de seis cilindros, entregando 550 cv nas rodas traseiras. Para a alegria dos puristas, o câmbio é manual de sete marchas, fazendo do Sport Classic o 911 com caixa manual mais potente da atualidade.

A transmissão possui uma função chamada "auto blip", que "compensa as diferenças de rotação do motor entre as marchas com uma breve 'explosão' de rotações durante a redução". A fabricante também realizou mudanças no sistema de escape para entregar um som mais empolgante.

Já o sistema de suspensão ativa é baseado nos modelos 911 Turbo e 911 GTS, trazendo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Além dos amortecedores capazes de reconhecer as condições do piso em milissegundos e adaptar a suspensão para eventuais impactos, a altura da suspensão foi rebaixada em 10 mm.

0 911 Sport Classic entrará em pré-venda no Brasil ainda no primeiro semestre de 2022. Preços e prazo de entrega ainda não foram divulgados.