Novo SUV da Fiat: desvendamos o Pulse cupê que chega para encarar o Nivus
A Fiat levou cerca de seis meses para assumir a liderança do mercado de SUVs com o Pulse, lançado em outubro do ano passado. Agora, a marca italiana está prestes a revelar seu segundo utilitário esportivo com fabricação nacional, que chega às concessionárias no começo do segundo semestre.
A informação é de Herlander Zola, responsável pela marca Fiat na América do Sul, que conversou com UOL Carros a respeito do modelo inédito. Na entrevista exclusiva, ele confirma que o novo SUV terá perfil de cupê e visual derivado do conceito Fastback, que a montadora exibiu pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
"O próximo SUV da Fiat será inspirado no Fastback, porém com dimensões diferentes. Terá design surpreendente e bom porta-malas, extremamente funcional, como em sedãs", diz Zola, segundo o qual protótipos têm sido "muito bem avaliados" em clínicas promovidas com potenciais clientes.
Ainda de acordo com o executivo, o SUV cupê terá versões na mesma faixa de preço de outros produtos da Stellantis, dona da Fiat. Essa sobreposição inclui o Jeep Renegade, hoje comercializado por valores entre R$ 123.908 e R$ 164.136, informa.
"Em relação ao Renegade, o novo SUV da Fiat terá um caráter mais esportivo e urbano".
Dessa forma, o próximo utilitário esportivo da fabricante italiana será posicionado acima do Pulse, que hoje parte de R$ 89.990 e chega a R$ 125.590.
Volkswagen Nivus será rival
Sem entrar em detalhes, Herlander Zola acrescenta que o VW Nivus, outro SUV com estilo de cupê, será um concorrente.
Com essas informações, somadas ao que já sabíamos, podemos adiantar que o segundo utilitário esportivo da Fiat, ainda sem nome, cumprirá o papel de cupê do Pulse - com o qual vai compartilhar base mecânica e estrutural.
Isso significa que, à exceção de alguns detalhes estilísticos, o SUV cupê será essencialmente idêntico ao Pulse até a coluna central, contudo com carroceria alongada após as rodas de trás para ampliar a capacidade do porta-malas e proporcionar uma aparência esportiva, com teto mais curvado na seção traseira.
Não por acaso, trata-se da mesma fórmula adotada pelo Nivus.
De acordo com o colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a distância entre-eixos será a mesma do Pulse (2,53 m), o que significa espaço semelhante para os passageiros. Já o compartimento de bagagens, afirma Vidal, terá mais espaço do que o do Fiat Cronos, de 525 litros.
O parentesco direto do novo SUV da Fiat com o Pulse ficou evidente em fotos da respectiva cabine, recentemente vazadas pelo perfil @fca_fan_brazil no Instagram. Essas imagens mostram vários elementos em comum, como volante, comandos do ar-condicionado e painel de instrumentos digital, enquanto o cupê contará com a opção de freio de estacionamento eletrônico e função auto hold - contra freio de mão convencional no Pulse.
Para se distanciar ainda mais do Pulse, o cupê deverá dispensar o motor 1.3 aspirado nas versões de entrada para ser oferecido apenas com motorização turbo flex; as configurações mais simples virão com o propulsor 1.0 de até 130 cv e 20,4 kgfm, enquanto as mais caras trarão o 1.3 turbinado de 185 cv e 27,5 kgfm. A transmissão será CVT com o propulsor menor e automática convencional de seis marchas com o maior, segundo apuração de Vidal.
Zola informa que, além da chegada do novo utilitário esportivo, "em breve" o sedã compacto Cronos vai ganhar novas versões.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.