Caoa Chery adia 480 demissões em Jacareí até janeiro, diz sindicato
As cerca de 480 demissões de funcionários diretos da fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP) estão suspensas até janeiro, segundo anunciou na manhã de hoje (11) o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
De acordo com a entidade, foi negociado com a empresa um programa de cinco meses de layoff (suspensão temporária de contrato) a partir de 1º de junho, mais três meses de estabilidade.
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Os trabalhadores estão em licença remunerada desde o dia 21 de março, quando as atividades na fábrica foram paralisadas, e aprovaram a proposta em assembleia nesta quarta-feira. Procurada por UOL Carros, a Caoa Chery apenas informa que "continua em negociação" com o sindicato.
Devido ao acordo, todos os trabalhadores continuam recebendo seus salários integralmente até janeiro de 2023, além de manterem os planos de saúde. Durante o layoff, parte da remuneração é paga com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), complementa o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
"A suspensão das demissões foi uma grande vitória. Agora, vamos dar um novo passo e exigir a permanência da Caoa Chery em Jacareí. Estamos iniciando uma campanha nacional contra o fechamento da montadora. Também defendemos a estatização da fábrica", diz Weller Gonçalves, presidente do sindicato, segundo o qual as demissões vão representar a perda de R$ 53 milhões em massa salarial circulando na cidade.
No setor de autopeças, o impacto deve ser de R$ 37 milhões. Os dados são do Ilaese (Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos), afirma a entidade.
A Caoa Chery anunciou na quinta-feira passada (5) a paralisação na produção em Jacareí e a demissão de funcionários para realizar uma adequação da respectiva linha de produção para futuramente montar veículos híbridos e elétricos - cujo início está previsto para 2025.
Enquanto isso, a montadora diz que vai intensificar a produção da sua outra unidade industrial, localizada em Anápolis (GO) e que hoje é responsável pela fabricação da maioria dos modelos da marca.
"Anápolis está sendo preparada para novos lançamentos já no segundo semestre de 2022. Com isso, a Caoa Chery mantém sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional em 2022", diz nota enviada para a reportagem.
A unidade de Jacareí produzia os modelos Arrizo 6 e Tiggo 3X, que deixam de ser fabricados no Brasil. O primeiro continuará disponível via importação da China, enquanto o segundo por ora sai de linha, cerca de um ano após seu lançamento
Especialistas consultados por UOL Carros afirmam que o fechamento da fábrica no interior paulista estava previsto desde o fim de 2017, quando a Caoa adquiriu metade da operação brasileira da chinesa Chery.
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