Fiat 0 km com 35 anos vale fortuna? Qual é preço de carro nunca emplacado
A descoberta e o resgate de um Fiat 147 Spazio CL 1987 nunca emplacado e ainda com os plásticos nos bancos, que permanecia guardado no galpão de uma fazenda na Argentina, viralizou nas redes sociais. Praticamente zero-quilômetro, com pouco mais de 700 km rodados, o carro preserva pintura, acabamento e até os pneus e o manual originais.
No país vizinho, o achado é sonho de consumo de muitos colecionadores de veículos antigos. Novo dono do Fiat e proprietário de uma loja de automóveis nos arredores de Buenos Aires, o empresário Alexis Monti diz que não pretende colocar seu Spazio à venda. Ainda assim, fica a pergunta: quanto um carro desses custaria no Brasil?
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Para responder esse questionamento e matar a curiosidade dos leitores, UOL Carros conversou com negociantes de carros clássicos e também com um colecionador de Fiats. Todos foram unânimes ao dizer que, de fato, o 147 hoje é um carro cada vez mais valorizado e seus preços nos últimos dois anos não têm parado de subir - seguindo a tendência geral no mercado de colecionáveis desde o início da pandemia do coronavírus.
Ao mesmo tempo, nossas fontes também concordam que, no Brasil, modelos da Fiat dos anos 1970 a 1990 não têm o mesmo apelo comercial ante veículos nacionais de Volkswagen, Ford e Chevrolet produzidos na mesma época.
Primeiro carro da montadora italiana fabricado o e comercializado em nosso País, o 147 não chegou a ser um sucesso de vendas aqui. Nos primeiros anos de mercado, inclusive, foi alvo de críticas em relação à dureza e à imprecisão dos engates do câmbio manual de quatro marchas.
Fiat 147 por R$ 100 mil?
Segundo especialistas, exemplares do 147 em excelentes condições hoje são vendidos por algo entre R$ 30 mil e R$ 35 mil, em média, e existem casos nos quais o valor chegou a R$ 60 mil.
Já um carro tão preservado e com baixa quilometragem como o encontrado na Argentina pode virar ponto fora da curva e alcançar preço muito maior - se aparecer o comprador certo.
"Considerando a raridade, acredito que possa ultrapassar a marca dos R$ 100 mil. Se fosse um Volkswagen do mesmo ano e no mesmo estado, esse valor provavelmente seria mais alto", estima o comerciante de carros antigos e pouco rodados Reginaldo Gonçalves, o Reginaldo de Campinas.
Silvio Luiz, proprietário da loja Old is Cool Motors, concorda que a originalidade e a baixa quilometragem são capazes de jogar o preço para a faixa dos seis dígitos aqui no Brasil.
Entretanto, o empresário pontua que o Spazio, última atualização do 147 em solo brasileiro, não é tão cobiçado quanto as unidades mais antigas do 147, com frente "quadrada" e para-choques cromados.
"Há dois anos, exemplares medianos custavam entre R$ 8 mil e R$ 10 mil, enquanto os bons eram encontrados por valores de R$ 20 mil a R$ 25 mil. Hoje, esse é o preço de um 147 mediano. Os bons já batem nos R$ 35 mil e os excelentes sobem a R$ 60 mil, dependendo da quilometragem e da originalidade, ", destaca Silvio.
Ele conclui, dizendo que não se arriscaria a pagar uma fortuna por carro semelhante ao da Argentina para posterior revenda.
"Um veículo desses nunca emplacado pode ser vendido por R$ 100 mil ou mais do que isso, se aparecer um colecionador disposto a desembolsar tanto dinheiro, mas há o risco de ficar encalhado no estoque".
Dono de uma coleção de carros raros da Fiat, o também comerciante Matheus Huttembergue de Lima adota discurso semelhante.
"De fato, o preço do 147 tem subido e já vi carros restaurados vendidos por R$ 60 mil. O preço sobe a R$ 80 mil se o veículo for original e zerado. Caso o Spazio seja da versão esportiva TR, hoje quase impossível de ser encontrada, creio que possa valer mais de R$ 100 mil", afirma o entusiasta.
O Fiat 147 Spazio deixou de ser produzido aqui no fim de 1986 e foi aposentado dois anos após o lançamento do Uno, que logo fez sucesso no País.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.