Fechaduras de carros da Tesla são facilmente hackeadas, diz empresa
Pesquisador de segurança cibernética da empresa britânica de segurança NCC Group, Sultan Qasim Khan diz que há um hack capaz de destrancar e ligar carros da Tesla, como Model 3 e o Model Y - que possuem entrada sem chave. Isso é possível ao redirecionar as comunicações Bluetooth entre o celular do proprietário do carro, ou as chaves, e o carro. Assim, pessoas de fora podem enganar o sistema.
Em um vídeo divulgado à agência Reuters, Khan é visto usando um pequeno dispositivo de retransmissão em um laptop que conecta o Tesla e o telefone do proprietário do Tesla.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
"Isso prova que qualquer produto que dependa de uma conexão BLE confiável é vulnerável a ataques, mesmo do outro lado do mundo", disse a empresa se referindo à tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), usada por milhões de carros e fechaduras inteligentes.
O exemplo foi feito em um Tesla Model Y, entretanto o NCC Group disse que qualquer fechadura inteligente pode ser aberta usando a tecnologia, incluindo residenciais. A empesa também disse que essa vulnerabilidade não é algo que possa ser consertado com correções remotas no software.
"Os sistemas nos quais as pessoas confiam para proteger seus carros, casas e dados privados estão usando mecanismos de autenticação de proximidade Bluetooth que podem ser facilmente quebrados com hardware barato de prateleira", falou a empresa.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.