Cuidado com o frio: saiba como não ficar na mão na hora de ligar o carro
Quem nunca teve problemas para ligar o carro em manhã fria? Isso acontece especialmente com carros movidos a etanol, e não é incomum. Para evitar essa dor de cabeça, deixe a revisão do automóvel em dia e observe os quatro pontos abaixo para garantir uma partida suave.
Bateria
A bateria é um dos componentes que tende a sofrer bastante nos meses de frio. É mais difícil dar a partida, porque o óleo do motor fica mais denso quando a temperatura cai e o propulsor precisa de mais força para dar o start.
Se a bateria estiver fraca, a partida vai demorar ou pode até não acontecer. A solução é trocar o componente.
Fique de olho em qualquer sinal de que a bateria está com uma vida útil no fim - rola uma oscilação na intensidade das luzes do painel e dos faróis durante a partida, por exemplo.
E em caso de falha na partida, não insista. Tentar ligar o motor não vai resolver. Pelo contrário, pode encharcar as velas.
Caso precise verificar a bateria, aproveite para cuidar do alternador, que é o responsável pela carga.
Velas de ignição
As velas são as responsáveis por gerar a faísca que provocar a explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros, mas elas têm a vida encurtada quando entram em contato com combustível de baixa qualidade ou adulterado.
Quando não estão funcionando com capacidade total, as velas podem dar as famosas "engasgadas" e fazer com que o carro perca o desempenho em acelerações e retomadas.
Nestes casos, verifique as velas a cada 10 mil km e, acima de tudo, siga as recomendações do manual de instruções do fabricante do veículo. Quando trocar as velas, aproveite para trocar os cabos.
Tanquinho
Modelos mais antigos de carro têm um reservatório (tanquinho) para gasolina para partidas a frio. É importante mantê-lo abastecido com gasolina de boa qualidade (premium), que deve ser trocada a cada 90 dias, mesmo que tenha sido pouco utilizada.
Óleo
Quando estiver frio, evite acelerar demais na hora da partida. A baixa temperatura faz o óleo fica "mais grosso" e a pressa não vai ajudar. É preciso paciência até que ele atinja um grau e uma viscosidade ideais para lubrificar todo o conjunto por igual.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.