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Cuidado com os bandidos: por que blindar teto solar pode trazer problemas

Teto solar do Jeep Compass - Divulgação
Teto solar do Jeep Compass Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 04h00Atualizada em 10/06/2022 14h25

Há uma crença de que o teto solar atrapalha na blindagem. Não seria por acaso que alguns modelos de alto luxo vêm com o equipamento como opcional, algo que facilita na hora de instalar as proteções necessárias no veículo. Mas será que o teto solar pode ser blindado?

Segundo o especialista Felipe Ventura, Head de Inteligência de Mercado da blindadora Carbon, não apenas é possível, o teto solar deve ser protegido, mas a função de abertura será atingida.

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"Em carros com teto solar em vidro, a peça original é substituída por um vidro blindado. Contudo, de acordo com as regulamentações oficiais, para estes casos não é permitido manter a funcionalidade de abertura do teto solar, é mantida apenas a transparência", explica o especialista.

Contudo, há outra saída que pode ser mais barata, uma vez que vidros de blindagem têm preço elevado, pois são cobrados por metro quadrado. "O cliente que busca otimizar custos pode optar pela blindagem opaca do teto. Nesta alternativa, são aplicadas chapas de manta de aramida na região do teto e refeito o acabamento, mas perde-se a transparência", complementa Felipe.

O peso do vidro balístico é um complicador, são cerca de cinco quilos para a parte opaca (que não é vidro) da proteção, enquanto o vidro tem peso médio de 36 kg por metro quadrado - pode ser mais, tudo depende da proteção e fornecedor.

Não são poucos os carros com teto inteiramente de vidro, uma solução que traz luminosidade e também permite uma área de abertura muito maior. O problema é que esse tipo de teto costuma ser pesado por natureza.

Podemos pegar o Jeep Renegade como exemplo. O SUV compacto adiciona 33 kg de peso com o teto solar normal. Não são raros utilitários que têm mais de 1,5 m² de área envidraçada de teto.

No quesito dirigibilidade, o carro pode sofrer mais com a opção de manter o teto solar, uma vez que o peso extra estará no topo no carro, prejudicando o seu centro de gravidade. Mesmo a manta de aramida acrescentará algum peso, mas não é nada em comparação ao vidro: 4,6 kg/m².

A opção se torna uma questão de preferência, abrir mão da transparência ou manter a peça fixa no seu lugar? É um empecilho, contudo, rodar com vidros abertos em um blindado é incoerente. Tomar sol está liberado.

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