Agora a Nasa vem: MerceFusca mostra que criatividade não tem limites
Dizem que o brasileiro deveria ser estudado pela Nasa, mas parece que a criatividade automotiva não é exclusividade do nosso país. É o que bem prova essa curiosa mistura de Mercedes-Benz e Fusca - ou seria o contrário? O modelo, que foi repercutido em um perfil do Instagram, parece estar na Inglaterra, dado que o volante está no lado direito.
Vamos às informações que podemos ver por essa única foto. Aliás, nem é possível cravar com certeza o carro que está abaixo. Podemos imaginar que é um Fusca por alguns detalhes, mas sem confirmação. O tamanho do chassi doador é muito grande para um VW, contudo, não dá para subestimar a criatividade (e engenhosidade) do inventor.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Dá para notar que só sobrou a parte ao estilo Fusca, a carroceria vem de um Mercedes-Benz CLK de primeira geração, cupê e conversível que foram produzidos de 1997 a 2003. Não é exatamente um carro muito valorizado na Europa, então dá para explicar que não foi necessário gastar o que se gastaria aqui.
O CLK ficou "inteiro" quase que por completo, pois a sua parte frontal foi substituída por um enorme capô e grade igualmente avantajada. Alguns acham que é parecido com o PT Cruiser, mas o fato é que a peça ficou tão abrutalhada que mais parece a frente de um Peterbilt. O próprio parassol poderia ter vindo do caminhão norte-americano. Por sua vez, os faróis redondinhos Mercedes ficam posicionados bem abaixo.
O lado Fusca sobrevive na parte de baixo, onde estão os para-lamas redondos e a enorme soleira da porta, que também parece abrigar o escapamento. A harmonia passou longe desta criatura. Para compensar um pouco, o interior parece ser o do Mercedes. Isso inclui um porta-malas muito melhor do que o chiqueirinho do VW.
A questão é a motorização. O Mercedes contava com várias opções de propulsores na Europa e chegou a ser trazido para o Brasil em versões como a CLK 320 (3.2 V6 de 218 cv) e CLK 430 (4.3 V8 de 275 cv). É difícil saber se há um motor escondido naquele capô enorme.
Se for mesmo do modelo da VW, não seria o único caso histórico de um Mercedes com jeito de Fusca. A marca alemã produziu, em 1934, o 130, um pequeno carro de motor traseiro e preço reduzido, mais ou menos como era o projeto do famoso carro do povo, que se diferenciava por ter motor refrigerado a ar e, claro, por ter se tornado um dos modelos mais famosos da história. Se ele estivesse aqui para ver o seu polêmico bisneto, será que o 130 teria um piripaque?
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.