Onix e Kwid que se cuidem: veja os novos hatches que chegam em breve
Os novos queridinhos do mercado brasileiro de veículos são os SUVs e as picapes. No entanto, ainda são os hatches compactos que imperam no Brasil. Mais baratos (ou menos caros nos valores atuais), os modelos estão entre os mais vendidos.
E as montadoras seguem atentas em atender ao público que busca esse tipo de veículo. Tanto que boa parte dos lançamentos programados para esse ano ainda são hatches compactos. O UOL Carros listou o que podemos esperar para os próximos meses. Confira!
Citroën C3
Único carro totalmente novo da lista, o Citroën C3 promete ser uma pedra no sapato tanto para os hatches de entrada quanto para os intermediários. As opções de preços serão variadas, incluindo aí uma versão de entrada com motor 1.0 do Argo e cia e o 1.6, que pode ser associado ao câmbio manual ou automático.
O estilo toma emprestado vários elementos que caracterizam aventureiros e SUVs, em especial a alta altura de rodagem e os apliques plásticos. Parece que o C3 investiu na mesma imagem de mini SUV do Renault Kwid. Não é por acaso.
Hyundai HB20
Há bons motivos para esperar pelo facelift do HB20. Um dos pontos que o projeto incorpora é o reforço estrutural, algo necessário depois de zerar o crash test do Latin NCAP.
Tanto o hatch quanto o sedã HB20S vão receber novas dianteiras e retoques na traseira, especialmente no HB20, cujas lanternas se tornaram um ponto de polêmica. Mudam também rodas e outros detalhes. De acordo com o Autos Segredos, a mecânica terá pequenos ajustes, ficam os motores 1.0 e 1.0 turbo.
Volkswagen Polo
Revelado na Europa, o facelift do Polo talvez tenha algumas mudanças de estilo em relação ao seu parente europeu. A traseira não mude na mesma medida da dianteira. O grande destaque vai para o motor 1.0 TSI com ajuste menos potente e torcudo que o 1.0 turbo nas versões Comfortline e Highline. É o mesmo conjunto que era utilizado pelo up! TSI, o que promete fazer do hatch um dos carros mais econômicos do mercado.
De quebra, o câmbio será manual, um deleite para quem se sentiu órfão com a saída do up! do mercado. O 1.0 turbo pode passar por reajustes para consumir menos, algo que também será feito com o GTS 1.4 TSI. Nada de alterações profundas.
Esperamos que o nível de segurança passiva e ativa melhore, assim o Polo chegaria perto do Nivus, projeto que deriva do hatch. Entre os itens que o VW deve em relação ao SUV, estão seis airbags (há apenas laterais), controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática.
Fiat Argo
Outro que ainda não tem data de lançamento cravada é o Fiat Argo renovado. As mudanças de design são pontuais, quase tudo concentrado na dianteira. A mecânica terá uma novidade aguardada há tempos: o motor 1.3 será acoplado ao câmbio CVT. Mas ainda não será o igualmente esperado 1.0 turbo.
Seria um ponto que aproximaria o Argo do Pulse, SUV derivado do hatch que já conta com 1.3 e 1.0 turbo CVT. Porém, segundo o Autos Segredos, o modelo também manterá a configuração aventureira Trekking, que se aproxima demais do Pulse.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.