Topo

Honda ZR-V x Toyota Corolla Cross: veja prós e contra entre novos rivais

Honda ZR-V EX-L - Honda/Divulgação
Honda ZR-V EX-L Imagem: Honda/Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

26/06/2022 04h00Atualizada em 27/06/2022 17h25

O Honda ZR-V promete ser o grande competidor do Toyota Corolla Cross. Eles já eram rivais desde a época do Civic e Corolla, sedãs que deram origem a esses projetos. Embora o novo modelo ainda não tenha sido lançado no Brasil - a previsão é para 2023 -, já dá para sabermos alguns fatores que serão levados em consideração nessa disputa.

Preços

É impossível sabermos qual será o preço do ZR-V, mas já temos uma boa ideia do seu posicionamento: ele será um coringa entre o novo HR-V e o Corolla Cross, uma vez que a Toyota ainda não faz o SUV do Yaris por aqui.

Os preços do Toyota Corolla Cross ficam entre R$ 158.780 e R$ 189.590 (2.0 flex), ou seja, ele pode beliscar uma fatia dos HR-V mais caros, enquanto o ZR-V seria o seu rival nas mais completas.

Espaço interno

Ainda não sabemos como será o espaço na cabine do Honda. Ele tem entre-eixos de 2,65 metros, apenas 1 centímetro maior do que o do Toyota. Deve ser tão espaçoso quanto. O porta-malas também não foi divulgado, mas o seu volume deve ser próximo do oferecido pelo rival, que tem 440 litros.

Mecânica

Ainda é um mistério quais serão as motorizações do ZR-V no Brasil, uma vez que ainda não foram definidas as suas versões e posicionamento. É claro que ele não terá opções com o motor 1.5, algo que virá apenas nos HR-V mais baratos, mas pode compartilhar com o parente menor o propulsor 1.5 turbo.

Toyota Corolla Cross  - Redação - Redação
Toyota Corolla Cross tem algumas vantagens, porém, terá trabalho com o ZR-V
Imagem: Redação

Nos Estados Unidos, onde foi apresentado como HR-V, o ZR-V vem com o 2.0 aspirado de 160 cv e 19,7 kgfm, menos potente que o Corolla Cross 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm, mas que pode mudar por aqui graças ao sistema flex de injeção.

Quanto ao 1.5 turbo, o propulsor gerava 173 cv e 22,4 kgfm em baixa no antigo HR-V, mas vai render mais quando for convertido a flex, algo já confirmado para a nova geração do SUV compacto. A questão é como será no ZR-V.

Essa opção pode-lhe dar uma vantagem de desempenho em relação ao Toyota, entretanto, somente o rival conta com configurações híbridas, que, embora não sejam tão rápidas quanto o 2.0, são capazes de garantir consumo médio baixo.

Corolla Cross XRX Hybrid - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Corolla Cross tem opção híbrida 1.8 flex
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Uma coisa é certa: a plataforma do Civic é mais moderna e conta com suspensão traseira independente, o que pode-lhe dar uma bela diferença de comportamento, uma vez que o Corolla Cross não trouxe esse recurso, algo disponível no sedã Corolla.

Equipamentos

Sistemas de assistência são quase que comuns, há sensor de ponto cego, de frenagem automática e controle de cruzeiro (o popular piloto automático) adaptativo.

A Toyota tem sofrido com o fornecimento das centrais multimídias, que são deletadas ou substituídas por versões pós-venda, bem inferiores em recursos e desempenho. O Honda terá central de até 9 polegadas, inferior em tamanho em relação às 10 polegadas do multimídia original da rival. Falando em tela digital, ambos têm painel digital de até sete polegadas. Poderia ser mais.

Honda ZR-V  - Honda/Divulgação - Honda/Divulgação
Honda ZR-V pode ter acabamento um pouco superior ao do rival
Imagem: Honda/Divulgação

Um ponto que destaca o Honda é a opção de tração integral, uma facilidade que está em poucos rivais, exemplo do Jeep Compass.

Tem uma questão polêmica que é bem melhor resolvida no lançamento: o freio de estacionamento eletrônico com auto hold, equipamento que segura o freio automaticamente em paradas. Enquanto isso, o Toyota aposta em freio de estacionamento por pedal. Um toque saudosista?

Design

Esse é o critério mais subjetivo de todos. Ambos apostam em linhas que não desagradam, talvez com exceção da marmita do escapamento do Toyota. O estilo do ZR-V reserva espaço para uma dianteira bem pronunciada, recurso que também está no rival. Nas laterais, ambos se distanciam dos seus pares sedãs, mas o Honda é um pouco mais ousado nesse ponto.

Toyota Corolla Cross  - Divulgação - Divulgação
Toyota Corolla Cross tem painel digital do mesmo tamanho
Imagem: Divulgação

É na traseira que o lançamento ousa mais. Embora sejam muito parecidas com as do novo Civic, as lanternas são mais ousadas e não têm aquele ar genérico do Corolla Cross. São pequenos pontos de diferença que podem ser responsáveis pela decisão de compra.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.