Honda ZR-V x Toyota Corolla Cross: veja prós e contra entre novos rivais
O Honda ZR-V promete ser o grande competidor do Toyota Corolla Cross. Eles já eram rivais desde a época do Civic e Corolla, sedãs que deram origem a esses projetos. Embora o novo modelo ainda não tenha sido lançado no Brasil - a previsão é para 2023 -, já dá para sabermos alguns fatores que serão levados em consideração nessa disputa.
Preços
É impossível sabermos qual será o preço do ZR-V, mas já temos uma boa ideia do seu posicionamento: ele será um coringa entre o novo HR-V e o Corolla Cross, uma vez que a Toyota ainda não faz o SUV do Yaris por aqui.
Os preços do Toyota Corolla Cross ficam entre R$ 158.780 e R$ 189.590 (2.0 flex), ou seja, ele pode beliscar uma fatia dos HR-V mais caros, enquanto o ZR-V seria o seu rival nas mais completas.
Espaço interno
Ainda não sabemos como será o espaço na cabine do Honda. Ele tem entre-eixos de 2,65 metros, apenas 1 centímetro maior do que o do Toyota. Deve ser tão espaçoso quanto. O porta-malas também não foi divulgado, mas o seu volume deve ser próximo do oferecido pelo rival, que tem 440 litros.
Mecânica
Ainda é um mistério quais serão as motorizações do ZR-V no Brasil, uma vez que ainda não foram definidas as suas versões e posicionamento. É claro que ele não terá opções com o motor 1.5, algo que virá apenas nos HR-V mais baratos, mas pode compartilhar com o parente menor o propulsor 1.5 turbo.
Nos Estados Unidos, onde foi apresentado como HR-V, o ZR-V vem com o 2.0 aspirado de 160 cv e 19,7 kgfm, menos potente que o Corolla Cross 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm, mas que pode mudar por aqui graças ao sistema flex de injeção.
Quanto ao 1.5 turbo, o propulsor gerava 173 cv e 22,4 kgfm em baixa no antigo HR-V, mas vai render mais quando for convertido a flex, algo já confirmado para a nova geração do SUV compacto. A questão é como será no ZR-V.
Essa opção pode-lhe dar uma vantagem de desempenho em relação ao Toyota, entretanto, somente o rival conta com configurações híbridas, que, embora não sejam tão rápidas quanto o 2.0, são capazes de garantir consumo médio baixo.
Uma coisa é certa: a plataforma do Civic é mais moderna e conta com suspensão traseira independente, o que pode-lhe dar uma bela diferença de comportamento, uma vez que o Corolla Cross não trouxe esse recurso, algo disponível no sedã Corolla.
Equipamentos
Sistemas de assistência são quase que comuns, há sensor de ponto cego, de frenagem automática e controle de cruzeiro (o popular piloto automático) adaptativo.
A Toyota tem sofrido com o fornecimento das centrais multimídias, que são deletadas ou substituídas por versões pós-venda, bem inferiores em recursos e desempenho. O Honda terá central de até 9 polegadas, inferior em tamanho em relação às 10 polegadas do multimídia original da rival. Falando em tela digital, ambos têm painel digital de até sete polegadas. Poderia ser mais.
Um ponto que destaca o Honda é a opção de tração integral, uma facilidade que está em poucos rivais, exemplo do Jeep Compass.
Tem uma questão polêmica que é bem melhor resolvida no lançamento: o freio de estacionamento eletrônico com auto hold, equipamento que segura o freio automaticamente em paradas. Enquanto isso, o Toyota aposta em freio de estacionamento por pedal. Um toque saudosista?
Design
Esse é o critério mais subjetivo de todos. Ambos apostam em linhas que não desagradam, talvez com exceção da marmita do escapamento do Toyota. O estilo do ZR-V reserva espaço para uma dianteira bem pronunciada, recurso que também está no rival. Nas laterais, ambos se distanciam dos seus pares sedãs, mas o Honda é um pouco mais ousado nesse ponto.
É na traseira que o lançamento ousa mais. Embora sejam muito parecidas com as do novo Civic, as lanternas são mais ousadas e não têm aquele ar genérico do Corolla Cross. São pequenos pontos de diferença que podem ser responsáveis pela decisão de compra.
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