Novo Hyundai HB20 é lançado; veja preços, versões e primeiras impressões
A Hyundai apresenta a linha 2023 do Hyundai HB20, o carro de passeio mais vendido do Brasil. O lançamento chega às concessionárias em agosto, com a missão de manter a liderança ante os rivais Chevrolet Onix, Fiat Argo, Volkswagen Polo e Peugeot 208. Os preços variam entre R$ 76.690 e R$ 114.390.
A maior novidade está no visual externo: o hatch ganhou dianteira redesenhada, com grade bipartida por uma barra na mesma cor na carroceria e faróis mais estreitos e retos. Os piscas foram deslocados para uma peça separada, logo abaixo dos faróis, no para-choque frontal.
A marca sul-coreana também apresentou a versão 2023 do HB20S, que chegará ao mercado em setembro. O sedã também recebeu o mesmo 'banho de loja' do irmão hatch em termos de visual e equipamentos.
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Confira o conteúdo das versões e os respectivos preços:
+ Sense 1.0 - R$ 76.690
Seis airbags, luzes de condução diurna, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, limpador e desembaçador traseiros, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade, rádio com streaming de áudio Bluetooth e computador de bordo
+ Comfort 1.0 - R$ 79.990
Todo o conteúdo da versão Sense 1.0 mais alarme, chave do tipo canivete, vidros elétricos traseiros, espelhos retrovisores elétricos, porta USB para carregamento rápido de celulares, central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de 15 polegadas com calotas e maçanetas e retrovisores na cor da carroceria
+ Limited 1.0 - R$ 85.490
Todo o conteúdo da versão Comfort 1.0 mais acendimento automático dos faróis, câmera de ré, volante com ajustes de altura e profundidade, abertura e fechamento dos vidros pela chave canivete, quatro vidros elétricos com sistema de um toque, sistema de rastreamento e monitoramento remoto BlueLink, sensores de estacionamento e rodas de liga leve de 15 polegadas
+ Confort 1.0 TGDI turbo manual - R$ 93.790
Todo o conteúdo da versão Comfort 1.0, substituindo o motor aspirado pelo 1.0 turbo flex de 120 cv, mais rodas de liga leve de 16 polegadas, grade dianteira com acabamento preto brilhante e antena do tipo barbatana
+ Confort 1.0 TGDI turbo automático - R$ 99.390
Todo o conteúdo da versão Comfort 1.0 TGDI turbo manual, substituindo a transmissão com pedal de embreagem pela automática de seis velocidades
+ Platinum 1.0 TGDI turbo automático - R$ 105.390
Todo o conteúdo da versão Limited 1.0 mais farós de neblina, alerta de saída segura, alerta de prensença no banco traseiro, chave canivete, vidros elétricos traseiros, espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos, porta USB para carregamento rápido, porta USB traseira, painel de instrumentos digital e colorido de 4,2 polegadas, lanternas traseiras com LEDs, volante revestido de couro e maçanetas externas cromadas
+ Platinum Plus 1.0 TGDI turbo automático - R$ 114.390
Todo o conteúdo da versão Platinum TGDI mais frenagem autônoma de emergência, assistente de ponto cego, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de tráfego cruzado, detector de fadiga, farol alto adaptativo, alerta de saída segura, monitoramento de pressão dos pneus, alarme volumétrico, luzes de condução diurna de LEDs, ar-condicionado automático digital, aletas para troca manual de marchas, desligamento automático do motor em paradas rápidas, banco traseiro bipartido, recarga de celulares sem fio, bancos de couro sintético e tecido e faróis halógenos com projetores
Adeus, frente polêmica
Voltando ao hatch, a frente ficou mais "comportada" na comparação com a atual, que estreou em 2019 e está longe de ser unanimidade.
O novo desenho lembra o Hyundai i20, "irmão" sul-coreano do HB20 - internautas também apontam alguma semelhança com o veterano VW Gol, baseados em fotos que já circulavam antes da estreia.
A traseira também mudou, exibindo novas lanternas, interligadas por uma barra que atravessa a carroceria de ponta a ponta.
A fabricante informa que a reestilização aumentou em 7,5 cm o comprimento do modelo, mas o incremento ficou restrito às extremidades da carroceria e não alterou o espaço interno. As demais dimensões permanecem inalteradas.
Por conta do novo desenho, para-choques, para-lamas frontais e capô são diferentes em relação aos do HB20 2022 - a tampa do compartimento do motor agora conta com um vinco na parte central. Já a versão Platinum Plus ganhou rodas diamantadas de 16 polegadas.
Por falar em motor, nada muda quanto a números de potência e torque: o HB20 continua disponível com propulsor 1.0 flex aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre acompanhado de transmissão manual de cinco marchas.
Também permanece nas configurações mais caras o 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, gerenciado por câmbio manual ou automático de seis velocidades.
Equipamentos e segurança
Na linha 2023, o hatch passa a adotar nomenclatura de versões parecida com a utilizada pelo Creta: Sense, Comfort e Limited, todas aspiradas; Comfort turbo manual; Comfort turbo automática; e Platinum e Platinum Plus, sempre turbinadas e sem pedal de embreagem.
Por dentro, o HB20 mantém essencialmente o design que estreou há quase três anos, mas traz mudanças importantes em relação a itens de segurança e tecnológicos - muitos dos quais já disponíveis no Creta.
Começando pela segurança: todo HB20 agora vem de fábrica com seis airbags, contra quatro disponibilizados no modelo "antigo".
Todas as configurações também trazem de série sinalização de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa e controlador de velocidade de cruzeiro, além de limitador de velocidade.
Outro avanço está relacionado aos assistentes semiautônomos à condução, restritos ao HB20 Platinum Plus, unico a trazer o pacote SmartSense.
Agora, a configuração topo de linha traz assistente de permanência na faixa, que esterça o volante para manter o carro centralizado; assistente de tráfego cruzado traseiro, que pode frear o carro para evitar colisões; frenagem automática, que já era disponibilizada, mas agora também detecta ciclistas; alertas de ponto cego, capazes de frear o veículo em emergências; e alerta de saída segura, que avisa se existe um veículo se aproximando antes de o ocupante abrir a porta.
A lista de equipamentos de segurança disponíveis traz, ainda alerta de presença no banco traseiro, detector de fadiga, farol alto adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus.
Contudo, não é dessa vez que o HB20 traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Itens tecnológicos e conectividade
Outra novidade, infelizmente restrita à opção mais cara, é o ar-condicionado automático de série - anteriormente, o item trazia mostrador digital, mas era do tipo convencional.
Por sua vez, a central multimídia BueMedia, disponível a partir da versão Comfort, mantém a tela de oito polegadas e a conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay
Todo o HB20 com multimídia ganhou uma porta USB adicional do tipo C no console para recarga rápida de celulares, enquanto a entrada USB do tipo A permanece - as versões Platinum e Platinum Plus acrescentam uma segunda porta USB-C para os passageiros traseiros.
O hatch também ganhou recarga de celulares sem fio, por indução - contudo, o item está disponível apenas na configuração de topo.
Hyundai HB20 e o visual polêmico: carro mais vendido melhorou com mudanças?
Resultado parcial
Total de 1416 votosAs duas versões mais caras permanecem como as únicas com chave presencial e partida do motor por botão, que na linha 2023 também pode ser feita a distância, por meio da própria chave.
Já o sistema de rastreamento e assistência remota BlueLink é disponibilizado nas configurações Limited, Platinum e Platinum Plus, com uma diferença: a degustação do serviço, anteriormente limitada a seis meses, foi ampliada para três anos sem mensalidade. O benefício foi estendido a quem já havia adquirido o carro anteriormente com o sistema.
Essas três versões também contam com câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e acendimento automático dos faróis.
Impressões ao volante
Tivemos um rápido contato com o HB20 2023, na versão Platinum Plus, no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo.
Demos algumas voltas na pista e constatamos que o hatch continua sendo ágil com motorização 1.0 turbo flex - como dissemos acima, mecanicamente o carro não teve mudanças.
O câmbio automático de seis marchas mantém funcionamento suave e trocas na hora certa e sem trancos - já a suspensão, que também é a mesma, preserva um equilíbrio entre conforto e controle, sem inclinar muito o veículo em curvas mais fechadas e velozes.
Os controles de tração e estabilidade cumprem seu papel na iminência da perda de aderência, que pudemos testar dentro da pista fechada.
Em resumo, o HB20 manteve suas qualidades e corrigiu muitos defeitos. Com o novo design da dianteira, o modelo perdeu uma boa dose de ousadia, mas deverá agradar um número maior de clientes.
Ou seja: tem tudo para aumentar ainda mais as vendas e se manter no topo do ranking de automóveis mais vendidos, ficando, como hoje, atrás apenas do fenômeno Fiat Strada.
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