Terror dos motoristas: veja onde agentes de trânsito mais multam em SP
Em 2022, a Prefeitura de São Paulo já aplicou mais de 2,27 milhões de multas de trânsito, das quais 19,4% foram geradas de forma manual, por meio de agentes de fiscalização. As demais atuações são provenientes de radares.
Os dados acima são do primeiro trimestre deste ano, período mais recente disponibilizado pela administração municipal no Painel Mobilidade Segura. Com base nessas informações, UOL Carros preparou o ranking dos dez locais com maior quantidade de multas registradas "na caneta" na capital paulista de janeiro a março de 2022.
O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Não por acaso, a lista traz endereços localizados perto ou dentro de terminais de ônibus e aeroportos, bem como estações do Metrô e da CPTM e outros espaços públicos com alta circulação de veículos para embarque e desembarque de passageiros.
Nesses locais, naturalmente, a maior incidência de autuações é relativa a parada ou estacionamento em fila dupla ou em local proibido - incluindo deixar o veículo em Zona Azul sem pagar ou além do tempo autorizado.
Para se ter uma ideia, dois endereços do "top 10" estão ao lado do Terminal Rodoviário Tietê, na Zona Norte da capital: Rua Eudoro Lemos, s/nº, e Avenida Cruzeiro do Sul, 1.800. Eles ocupam a terceira e a décima posições, com, respectivamente, 1.256 e 583 multas.
O segundo lugar do ranking, com 1.356 autuações, é da Praça Comandante Linneu Gomes, na Avenida Washington Luís - que, na verdade, fica no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade.
A primeira colocação, por sua vez, está na altura do número 6.901 da Avenida Washington Luís, no lado oposto ao aeroporto e ao lado de um corredor de ônibus - lá, a maior parte das 1.366 multas é referente a transitar com automóvel em corredor ou faixa exclusiva para transporte coletivo. Outros três endereços da lista estão diretamente relacionados a essa infração.
Multas são proporcionais às infrações, diz Prefeitura
Por meio de nota enviada à nossa reportagem, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que "a quantidade de multas anotadas manualmente é proporcional à quantidade de infrações cometidas por motoristas flagradas pelos agentes e demais autoridades de trânsito e que necessitam da constatação pelo agente dotado de fé pública".
A empresa acrescenta que o condutor que o discordar da autuação pode recorrer em duas instâncias. As informações para realizar os recursos estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, à qual a CET está vinculada.
Dentre as infrações mais flagradas no primeiro trimestre, estacionamento irregular em Zona Azul, com 128.114 autuações, está em primeiro lugar.
Em seguida, transitar em faixa ou corredor exclusivo para ônibus ocupa a segunda posição, com 75.388 autuações - logo à frente de estacionamento em local proibido (51.550).
Confira os dez locais de São Paulo com o maior número de multas manuais em 2022:
1º - Avenida Washington Luís, 6.901 - Santo Amaro
1.366 multas
2º - Praça Comandante Linneu Gomes, s/nº - Santo Amaro
1.356 multas
3º - Rua Eudoro Lemos, s/nº - Santana
1.256 multas
4 - Avenida Santos Dumont, esquina com Avenida do Estado - Bom Retiro
1.171 multas
5º - Avenida Nove de Julho, esquina com Alameda Franca - Jardim Paulista
1.031 multas
6º - Avenida Santos Dumont, 1.331 - Santana
958 multas
7º - Avenida Mutinga, 864 - Jardim Líbano
747 multas
8º - Avenida Washington Luís, 4.755 - Santo Amaro
670 multas
9º - Estrada de Itapecerica, esquina com Avenida das Belezas - Jardim São Luís
661 multas
10º - Avenida Cruzeiro do Sul, 1.800 - Santana
583 multas
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.