Topo

Até 25,8 km/l: Inmetro divulga os sedãs mais econômicos do Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

15/07/2022 04h00

Sedãs parecem feitos sob medida para famílias. E quem tem família não pode vacilar com os gastos. Com isso em mente, UOL Carros trouxe quais são os 10 sedãs mais econômicos do mercado. Tem de tudo: híbridos plug-in, convencionais e carros flex.

Não estranhe o fato dos sedãs mais eficientes do ranking serem carrões, pois é justamente nessa classe em que se encontram os híbridos do tipo plug-in, aqueles que podem ser recarregados na tomada e rodar por muitos quilômetros apenas com o uso de eletricidade.

Os dados são do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Feito pelo instituto, o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) mede o consumo energético em MJ/Km (mega joules por quilômetro) e também em km/l. Trata-se de uma avaliação de quanto um automóvel vai consumir para rodar determinada quilometragem.

A medição segue um teste padronizado de consumo para todos os carros. E também atribui notas entre A, para os automóveis mais eficientes, e E, para os mais gastões. O conceito pode ser em comparação a modelos da mesma categoria ou em relação ao mercado geral, mas vamos nos orientar pelo conceito da categoria.

BMW 530e - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

BMW 530e - híbrido plug-in
Motor 2.0 turbo + elétrico (292 cv e 42,8 kgfm) - câmbio automático de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 0,80 MJ/Km
Consumo cidade: 24 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 25,8 km/l (gasolina)

BMW 330e  - Divulgação - Divulgação
BMW 330e é um híbrido do tipo plug-in
Imagem: Divulgação

BMW 330e - híbrido plug-in
Motor 2.0 turbo + elétrico (292 cv e 42,8 kgfm) - câmbio automático de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 0,88 MJ/Km
Consumo cidade: 21,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 24,6 km/l (gasolina)

Porsche Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Porsche Panamera 4S E-Hybrid - híbrido plug-in
Motor 2.9 turbo + elétrico (560 cv e 76,5 kgfm) - câmbio automático dupla embreagem de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,14 MJ/Km
Consumo cidade: 17,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 18,5 km/l (gasolina)

Toyota Corolla Altis Hybrid  - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Toyota Corolla Altis Hybrid é bem mais eficiente que o 2.0
Imagem: Murilo Góes/UOL

Toyota Corolla Hybrid
Motor 1.8 + elétrico (101/98 cv e 14,5 kgfm do propulsor a combustão + 72 cv e 16,6 kgfm do elétrico - a Toyota não divulga os números totais combinados) - câmbio automático CVT.
Nota A
Consumo energético: 1,27 MJ/Km
Consumo cidade: 11,8 km/l (etanol) e 17,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,5 km/ (etanol) e 17,9 km/l (gasolina)

Toyota Camry  - Divulgação - Divulgação
Toyota Camry agora só é importado na versão Hybrid
Imagem: Divulgação

Toyota Camry
Motor 2.5 + elétrico (211 cv - a Toyota não divulga o torque combinado) - câmbio automático CVT.
Nota A
Consumo energético: 1,27 MJ/Km
Consumo cidade: 17,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 15,3 km/l (gasolina)

Porsche Panamera Turbo S e-hybrid - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Panamera Turbo S e-hybrid conjuga desempenho de super esportivo ao consumo frugal
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Porsche Panamera Turbo S
Motor 4.0 turbo + elétrico (700 cv e 88,7 kgfm) - câmbio automático dupla embreagem de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,30 MJ/Km
Consumo cidade: 15,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 16,6 km/l (gasolina)

Lexus ES300h é um Camry maior e mais luxuoso - Lexus/Divulgação - Lexus/Divulgação
Lexus ES300h é um Camry maior e mais luxuoso
Imagem: Lexus/Divulgação

Lexus ES300h
Motor 2.5 + elétrico (211 cv - a Toyota não divulga o torque combinado) - câmbio automático CVT.
Nota A
Consumo energético: 1,30 MJ/Km
Consumo cidade: 15,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 15,2 km/l (gasolina)

Hyundai HB20S ainda será lançado em versão reestilizada - Divulgação - Divulgação
Hyundai HB20S ainda será lançado em versão reestilizada
Imagem: Divulgação

Hyundai HB20S 1.0 turbo
Motor 1.0 flex turbo (120 cv e 17,5 kgfm) - câmbio manual de 6 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,37 MJ/Km
Consumo cidade: 10,1 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 11,9 km/ (etanol) e 16,9 km/l (gasolina)

Chevrolet Onix Plus tem bom consumo em qualquer versão, mas o 1.0 aspirado é melhor - Divulgação - Divulgação
Chevrolet Onix Plus tem bom consumo em qualquer versão, mas o 1.0 aspirado é melhor
Imagem: Divulgação

Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado
Motor 1.0 flex (82/78 cv e 10,6/9,6 kgfm) - câmbio manual de 6 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,38 MJ/Km
Consumo cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,5 km/ (etanol) e 17,6 km/l (gasolina)

Hyundai HB20S 1.0 aspirado
Motor 1.0 flex (80/75 cv e 10,2/9,4 kgfm) - câmbio manual de 5 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,46 MJ/Km
Consumo cidade: 10 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,6 km/ (etanol) e 15,2 km/l (gasolina)

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.