Até 25,8 km/l: Inmetro divulga os sedãs mais econômicos do Brasil
Sedãs parecem feitos sob medida para famílias. E quem tem família não pode vacilar com os gastos. Com isso em mente, UOL Carros trouxe quais são os 10 sedãs mais econômicos do mercado. Tem de tudo: híbridos plug-in, convencionais e carros flex.
Não estranhe o fato dos sedãs mais eficientes do ranking serem carrões, pois é justamente nessa classe em que se encontram os híbridos do tipo plug-in, aqueles que podem ser recarregados na tomada e rodar por muitos quilômetros apenas com o uso de eletricidade.
Os dados são do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Feito pelo instituto, o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) mede o consumo energético em MJ/Km (mega joules por quilômetro) e também em km/l. Trata-se de uma avaliação de quanto um automóvel vai consumir para rodar determinada quilometragem.
A medição segue um teste padronizado de consumo para todos os carros. E também atribui notas entre A, para os automóveis mais eficientes, e E, para os mais gastões. O conceito pode ser em comparação a modelos da mesma categoria ou em relação ao mercado geral, mas vamos nos orientar pelo conceito da categoria.
BMW 530e - híbrido plug-in
Motor 2.0 turbo + elétrico (292 cv e 42,8 kgfm) - câmbio automático de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 0,80 MJ/Km
Consumo cidade: 24 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 25,8 km/l (gasolina)
BMW 330e - híbrido plug-in
Motor 2.0 turbo + elétrico (292 cv e 42,8 kgfm) - câmbio automático de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 0,88 MJ/Km
Consumo cidade: 21,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 24,6 km/l (gasolina)
Porsche Panamera 4S E-Hybrid - híbrido plug-in
Motor 2.9 turbo + elétrico (560 cv e 76,5 kgfm) - câmbio automático dupla embreagem de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,14 MJ/Km
Consumo cidade: 17,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 18,5 km/l (gasolina)
Toyota Corolla Hybrid
Motor 1.8 + elétrico (101/98 cv e 14,5 kgfm do propulsor a combustão + 72 cv e 16,6 kgfm do elétrico - a Toyota não divulga os números totais combinados) - câmbio automático CVT.
Nota A
Consumo energético: 1,27 MJ/Km
Consumo cidade: 11,8 km/l (etanol) e 17,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,5 km/ (etanol) e 17,9 km/l (gasolina)
Toyota Camry
Motor 2.5 + elétrico (211 cv - a Toyota não divulga o torque combinado) - câmbio automático CVT.
Nota A
Consumo energético: 1,27 MJ/Km
Consumo cidade: 17,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 15,3 km/l (gasolina)
Porsche Panamera Turbo S
Motor 4.0 turbo + elétrico (700 cv e 88,7 kgfm) - câmbio automático dupla embreagem de 8 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,30 MJ/Km
Consumo cidade: 15,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 16,6 km/l (gasolina)
Lexus ES300h
Motor 2.5 + elétrico (211 cv - a Toyota não divulga o torque combinado) - câmbio automático CVT.
Nota A
Consumo energético: 1,30 MJ/Km
Consumo cidade: 15,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada: 15,2 km/l (gasolina)
Hyundai HB20S 1.0 turbo
Motor 1.0 flex turbo (120 cv e 17,5 kgfm) - câmbio manual de 6 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,37 MJ/Km
Consumo cidade: 10,1 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 11,9 km/ (etanol) e 16,9 km/l (gasolina)
Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado
Motor 1.0 flex (82/78 cv e 10,6/9,6 kgfm) - câmbio manual de 6 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,38 MJ/Km
Consumo cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,5 km/ (etanol) e 17,6 km/l (gasolina)
Hyundai HB20S 1.0 aspirado
Motor 1.0 flex (80/75 cv e 10,2/9,4 kgfm) - câmbio manual de 5 marchas
Nota A
Consumo energético: 1,46 MJ/Km
Consumo cidade: 10 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,6 km/ (etanol) e 15,2 km/l (gasolina)
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.