Agora a Nasa vem: KaLicóptero tem origem revelada e só faz imaginação voar
Há alguns dias, mostramos o KaLicóptero, construído com carroceria do Ford Ka que viralizou em um vídeo nas redes sociais. Com a ajuda de leitores, UOL Carros descobriu onde está e como foi fabricado o veículo, que de tão diferente e criativo merece ser estudado pelos cientistas da Nasa - a famosa agência espacial dos Estados Unidos.
A criação hoje está em frente a um condomínio às margens da Rodovia BR-316, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, a capital do Pará. Também descobrimos que o vídeo foi gravado há cerca de dois anos no mesmo local, pouco antes de o projeto ser finalizado.
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O "pai" do KaLicóptero é o empresário Mário Wilson Corrêa Junior, dono de uma empresa de marketing especializada na promoção e venda de condomínios "de alto padrão", como ele descreve.
A ideia surgiu para divulgar o empreendimento imobiliário e atrair possíveis futuros moradores - o local tem heliponto e também uma marina.
"Precisava chamar a atenção de alguma forma, pois quem passa defronte a entrada geralmente está em um carro a mais de 100 km/h. Inicialmente, eu queria usar a carcaça de um helicóptero muito grande que um amigo adaptou há alguns anos para usar como lanchonete", revela Junior.
Porém, a aeronave sumiu e o jeito foi construir outra "do zero". A essa altura, você já deve ter percebido: o KaLicóptero não nasceu para voar e foi criado como peça decorativa.
"Logo pensei em usar a carroceria de um carro. Certo dia, passei em um ferro-velho e me deparei com um Ford Ka. Olhando a traseira arredondada, lembrei-me desses helicópteros pequenos, com cabine em forma de bolha".
Não deu outra: o empresário comprou a carroceria e a entregou ao serralheiro Rômulo de Miranda, que se encarregou de transformar a ideia em realidade.
Para dar forma ao KaLicóptero, o carro foi virado ao contrário: a traseira do hatch, incluindo as respectivas lanternas, tornou-se a frente da invenção; onde estaria o compartimento do motor do Ford foi instalada a cauda, cujo rotor gira de verdade - se houver vento.
O veículo também recebeu um par de "esquis", que são as barras transversais que mantém helicópteros apoiados no solo, e uma hélice cujas pás são, na verdade, tubos encobertos por chapas metálicas e soldados em um cano preso ao teto. Não existe motor para movimentar a hélice.
Joystick e mostradores de caminhão
Quando ainda estava inacabado, trazia interior com banco central e volante cortado para lembrar o manche de aeronaves ou a polêmica direção do badalado Tesla Model S Plaid.
Hoje, a cabine ficou mais caprichada: o volante pela metade foi substituído por um joystick, visualmente mais fiel ao comando instalado em helicópteros reais. O KaLicóptero também ganhou um painel com vários mostradores iluminados - alguns provenientes de caminhões e ônibus.
Por falar em iluminação, a parte externa recebeu uma espécie de giroflex no teto e um conjunto de luzes para não passar despercebido à noite.
Já as portas originais do carro foram mantidas.
"Virou uma atração, a criançada adora e quer conhecer de perto, além de entrar para ver como é", conclui Junior.
O KaLicóptero não voa, mas é capaz de fazer a imaginação sair do chão.
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