Adeus, baliza: nova tecnologia promete estacionar carro em qualquer vaga
Certamente você já passou por algum momento complicado tentando estacionar seu carro na rua, entrando ou saindo de uma vaga. Mas a fabricante alemã ZF criou um novo conceito de eixo dianteiro que promete fazer com que em um futuro próximo isso não seja mais um problema. Ele gira a roda em até 80 graus para ajudar carros em sua manobrabilidade.
Chamada de EasyTurn, a solução é mais barata que os assistentes de estacionamento atualmente presentes em modelos de alto padrão. O novo eixo deixa fácil um estacionamento paralelo, já que um carro normal é capaz de esterçar apenas em 35 graus suas rodas dianteiras.
O projeto obviamente requer um amplo espaço para as rodas para que as rodas possam girar livremente, o que acabaria tendo impacto no design dos modelos - principalmente nos de motor e tração dianteira. Outro obstáculo é a capacidade de fornecer torque em um ângulo tão extremo de esterço.
A ZF testou com sucesso a solução no elétrico BMW i3, alimentado por um motor traseiro. Assim, a empresa crê que o EasyTurn possa ser uma solução viável para veículos elétricos com motores montados na traseira ou no cubo das rodas. Porém, o objetivo é que o eixo também consiga ser usado em carros com motores dianteiros a combustão.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.