Revelado, Honda Civic Type R virá para o Brasil para peitar o Corolla GR
![Honda Civic Type R frente - Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/79/2022/07/21/honda-civic-type-r-frente-1658412345820_v2_900x506.jpg)
O Honda Civic Type R sempre encheu os olhos dos apaixonados por hatches de alta performance. E o novo não será diferente. O modelo, que chegará ao Brasil em 2023, foi apresentado nos Estados Unidos e ainda não teve suas especificações de potência e torque relevadas.
A marca japonesa diz somente que será o modelo mais potente da história da família, ou seja, seu motor 2.0 turbo vai ultrapassar os 320 cv de potência da geração anterior.
Será mais que o Corolla GR, modelo que tem um 1.6 turbo de 304 cv. Porém, o Toyota tem ao seu favor o sistema de tração integral, enquanto o Civic esportivo é tração dianteira.
O câmbio será sempre manual de seis marchas. A transmissão tem um sistema que permite fazer reduções com o aumento sincronizado das rotações. O objetivo é ter sempre o máximo de força possível.
De acordo com a Honda, o carro bateu o recorde para veículos de tração dianteira em Suzuka, e foi afinado no desafiador e inclemente circuito de Nürburgring.
Depois de falar sobre a mecânica, vamos entrar no estilo e demais especificações. A carroceria será sempre hatchback, diferentemente da opção Si - que é menos potente, raivosa e tem opção sedã.
A dianteira com para-choques especiais é o cartão de visitas do hatch, ela combina com a grade tipo colméia e para-choque redesenhado. A caixa de rodas é tão larga quanto pode ser, o objetivo é acomodar os pneus maiores, perfeitos para despejar toda a força no eixo dianteiro. De nada adianta um motor superpotente sem ter um relacionamento pegajoso com o asfalto.
O alargamento da carroceria exigiu portas traseiras exclusivas. O spoiler é parrudo e foi redesenhado para oferecer o maior downforce possível. O para-choque traseiro ostenta as tradicionais três saídas de escape, uma marca do Type R.
Por dentro, o carro segue o padrão de bancos vermelhos associados aos esportivos da grife. Em 1997, o primeiro Civic Type R já tinha esse detalhe. Segundo a marca, esse tipo de revestimento tem maior fricção e segura mais o corpo nas curvas, algo que o couro não oferece. Além disso, o carro traz outros detalhes na mesma cor e também painel digital focado no conta-giros - mas há outras opções de visualização.
Demais informações serão apresentadas mais próximo do lançamento. A data não é precisa, uma vez que a Honda afirma que será no outono norte-americano, sendo que a estação vai de setembro a dezembro.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.