Topo

Revelado, Honda Civic Type R virá para o Brasil para peitar o Corolla GR

Honda Civic Type R frente - Divulgação
Honda Civic Type R frente Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

21/07/2022 11h30

O Honda Civic Type R sempre encheu os olhos dos apaixonados por hatches de alta performance. E o novo não será diferente. O modelo, que chegará ao Brasil em 2023, foi apresentado nos Estados Unidos e ainda não teve suas especificações de potência e torque relevadas.

A marca japonesa diz somente que será o modelo mais potente da história da família, ou seja, seu motor 2.0 turbo vai ultrapassar os 320 cv de potência da geração anterior.

Será mais que o Corolla GR, modelo que tem um 1.6 turbo de 304 cv. Porém, o Toyota tem ao seu favor o sistema de tração integral, enquanto o Civic esportivo é tração dianteira.

O câmbio será sempre manual de seis marchas. A transmissão tem um sistema que permite fazer reduções com o aumento sincronizado das rotações. O objetivo é ter sempre o máximo de força possível.

De acordo com a Honda, o carro bateu o recorde para veículos de tração dianteira em Suzuka, e foi afinado no desafiador e inclemente circuito de Nürburgring.

Honda Civic Type R tem um enorme aerofólio e tração dianteira - Divulgação - Divulgação
Honda Civic Type R tem um enorme aerofólio e tração dianteira
Imagem: Divulgação

Depois de falar sobre a mecânica, vamos entrar no estilo e demais especificações. A carroceria será sempre hatchback, diferentemente da opção Si - que é menos potente, raivosa e tem opção sedã.

A dianteira com para-choques especiais é o cartão de visitas do hatch, ela combina com a grade tipo colméia e para-choque redesenhado. A caixa de rodas é tão larga quanto pode ser, o objetivo é acomodar os pneus maiores, perfeitos para despejar toda a força no eixo dianteiro. De nada adianta um motor superpotente sem ter um relacionamento pegajoso com o asfalto.

O alargamento da carroceria exigiu portas traseiras exclusivas. O spoiler é parrudo e foi redesenhado para oferecer o maior downforce possível. O para-choque traseiro ostenta as tradicionais três saídas de escape, uma marca do Type R.

O interior tem revestimento dos bancos e outros detalhes em vermelho - Divulgação - Divulgação
O interior tem revestimento dos bancos e outros detalhes em vermelho
Imagem: Divulgação

Por dentro, o carro segue o padrão de bancos vermelhos associados aos esportivos da grife. Em 1997, o primeiro Civic Type R já tinha esse detalhe. Segundo a marca, esse tipo de revestimento tem maior fricção e segura mais o corpo nas curvas, algo que o couro não oferece. Além disso, o carro traz outros detalhes na mesma cor e também painel digital focado no conta-giros - mas há outras opções de visualização.

Demais informações serão apresentadas mais próximo do lançamento. A data não é precisa, uma vez que a Honda afirma que será no outono norte-americano, sendo que a estação vai de setembro a dezembro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.