Pior GPS do mundo põe seu carro na mão de bandidos e até sua vida em risco
Os sistemas de navegação por GPS estão mais precisos do que nunca. A tecnologia alimenta aplicativos de smartphone, multimídias e funcionam para quase qualquer tipo de transporte. No entanto, toda essa confiança foi quebrada por um navegador, localizador e bloqueador chinês, segundo reportagem do site Gizmodo. O pior: o aparelhinho é vendido abertamente no Brasil.
Chamado de MiCODUS MV720, o aparelho é fabricado pela companhia chinesa de mesmo nome. Foram encontradas seis vulnerabilidades de software, todas podem colocar motoristas e passageiros em perigo se forem mal exploradas. O problema maior é o fato de todos os MiCODUS usarem uma senha geral que pode ser quebrada e, assim, permitir que um hacker faça o login no servidor remoto da empresa.
O criminoso pode enviar novos comandos ao GPS via SMS, além de coletar dados de localização e rotas, desarmar o alarme e cortar o combustível do motor enquanto o carro está em movimento, o que pode resultar em um acidente grave.
O grande problema para os brasileiros é que o equipamento é vendido no Brasil em sites como o Mercado Livre e Americanas. Os preços variam de R$ 160 a R$ 200, mas dá para encontrar o dispositivo no AliExpress por bem menos.
As falhas foram descobertas pela firma de segurança digital BitSight em conjunto com a agência de CISA (Cybersecurity and Infrastructure Security Agency)
Ainda segundo o Gizmodo, a MiCODUS ainda não soltou nenhuma atualização de segurança. A BitSight afirma que a base de programas instalados chega a 1,5 milhão e envolve 420 mil consumidores. A empresa norte-americana de segurança diz também que o navegador é mais utilizado no México, Costa Rica e El Salvador.
De acordo com o relatório publicado pela BitSight, um hacker poderia cortar o combustível de uma frota inteira de veículos comerciais ou de emergência. Também é possível o monitoramento do caminho e parar o veículo em lugares perigosos. Um mau caminho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.