Expulso do BBB? 'Rei do engajamento' faz sucesso com trollagem sobre carros
"As pessoas acreditam em tudo". Não há frase melhor do que essa para iniciar uma matéria sobre o "rei do engajamento", apelo pelo qual é conhecido Alexandre Nicola, o Nicolinha. Autointitulado de "ex-BBB" (bom, bonito e barato), o influenciador engaja milhões de pessoas com seu humor - e acaba sendo levado a sério por muitos, que acreditam que ele possui um Fiat Marea de 700 cavalos.
A página foi criada em abril de 2020, no início da pandemia, quando Nicolinha estava achando as redes sociais "muito chatas". O humorista publica vídeos de situações improváveis e divertidas com carros. Mas é bom ir com calma: não passam de cenas de humor.
"O pessoal só quer saber de ganhar dinheiro. Querem criar conteúdo para conectar pessoas, mas para vender coisas que não interessam ao consumidor. Então comecei o perfil com humor, sem pretensões, até porque tenho uma agência de publicidade e o meu foco é a minha empresa", conta.
Em pouco mais de dois anos, Nicolinha alcançou 100 mil seguidores no Instagram, 180 mil no TikTok e vídeos virais com mais de 12 milhões de visualizações. Em janeiro, comprou um dos principais personagens dos seus perfis, o famigerado Fiat Marea de 700 cavalos de potência.
"Faço muitas postagens com carros velhos e vejo que as pessoas gostam muito, porque são os carros que elas têm. Então decidi comprar o Marea, um dos carros mais polêmicos que existem, para dar engajamento. Estava com o motor quebrado e todo dia aparece um problema. Reformei tudo. O mais engraçado é que as pessoas acreditam que ele tem 700 cavalos."
Expulso do BBB
Outra pegadinha que muitos acreditam é que Nicolinha é um ex-participante do Big Brother Brasil. Tudo começou no ano passado, quando precisou passar sete dias longe das redes sociais para focar em sua empresa. O período coincidiu com o de apresentação dos participantes do programa, e então o empresário pediu para que alguns amigos dissessem que ele estava confinado.
"Sete dias depois, fiz uma live com o roupão do BBB dizendo que fui expulso. Claro que era uma brincadeira, mas muita gente acreditou. Brinco que BBB é bom, bonito e barato, não o programa", se diverte.
A brincadeira foi tão levada a sério que, ao pesquisar o termo "Nicolinha" no Google, automaticamente o site sugere "Nicolinha no BBB", provavelmente, devido ao alto número de buscas.
Outra brincadeira que virou tradição em seu perfil são os vídeos de Nicolinha presenteando o seu filho de 17 anos com diferentes carros. No último, o influenciador oferece um Porsche 911.
"Me perguntam de onde eu tiro dinheiro para dar um carro por semana para o meu filho. É assustador como as pessoas acreditam em tudo, mesmo sinalizando de várias formas que o meu perfil é de humor. Às vezes fico me perguntando se não devo parar de postar, mas tem muita gente engajada se divertindo com o trabalho", pondera.
Influenciador automotivo?
Apesar de, por definição, ser um influenciador automotivo, Nicolinha não gosta do título, pois correlaciona o termo com perfis gigantes, que publicam vídeos e imagens de supercarros.
"Defendo quem tem o carro simples. Não adianta postar carros que só 1% da população pode ter, as pessoas querem saber do Corsinha, do Marea, que é o que eles têm na garagem. Também não vou ficar acelerando a 200 km/h, tenho um filho de 17 anos e não quero incentivar esse tipo de coisa. Gosto da brincadeira, de divertir as pessoas e me divertir", avalia.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.