Gasolina cara: veja 10 carros econômicos por menos de R$ 30 mil
O desconto no ICMS não aliviou a perspectiva de novos aumentos na gasolina e outros combustíveis. Para enfrentar esse futuro sombrio, nada como escolher um carro econômico, mas, se for o caso de falta de grana, também dá para economizar no preço dele. UOL Carros reuniu uma lista de 10 carros usados que bebem pouco e custam R$ 30 mil ou menos - nem todos são 1.0.
Os números de consumo são do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) veicular do Inmetro. Vale a pena pesquisar por alguns carros que ficam logo acima do limite, exemplos do Toyota Etios 1.3 e Hyundai HB20 1.0. No caso da Chevrolet, a marca recusou-se a participar do PBE por muitos anos. Há um ponto importante que precisa ser salientado: nem todos são um exemplo de economia com etanol. Talvez a gasolina seja a grande opção para poupar.
Citroën C3 1.5 - 2012 a 2013
O Citroën C3 não é exatamente o carro mais barato de se manter nessa lista. Entretanto, podemos dizer que o Citroën é um dos mais sofisticados, ainda que seja encontrado apenas na versão Origine - os preços ficam próximos do limite de R$ 30 mil. O lado bom é que o motor 1.5 é cumpridor, são 93/89 cv e 14,2/13,5 kgfm. O consumo com etanol é um pouco decepcionante, então a gasolina tem que ser a pedida.
Etanol (cidade/estrada): 7,5 km/l e 9,3 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 11,9 km/l e 14,7 km/l
Fiat Uno Mille 1.0 - 2012 a 2013
O Mille é um carro barato de manter e, de quebra, também dá aquela força na hora de parar no posto. Pode ser encontrado por algo entre R$ 20 mil e R$ 25 mil, incluindo aí unidades com ar-condicionado. Só há um porém: o valor o deixa um pouco próximo do Uno Vivace 1.0 da segunda geração, ou seja, faça bem as contas. O motor 1.0 está longe de ser tão forte quanto os atuais, mas há um consolo: o peso de 810 kg é uma pluma perto dos compactos modernos. A potência é de 66/65 cv e o torque chega a 9,2/9,1 km/l, respectivamente com etanol e gasolina.
Etanol (cidade/estrada): 8,9 km/l e 10,7 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 12,7 km/l e 15,6 km/l
Fiat Uno Economy 1.4 - 2012 a 2013
Além de estar uma geração à frente do Mille, o Uno Economy leva vantagem por ter motor 1.4, uma motorização que ganha muito em potência e torque. São 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm de torque, enquanto o consumo fica bem próximo do irmão mais velho.
Etanol (cidade/estrada): 8,7 km/l e 10,4 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 12,5 km/l e 15,2 km/l
Fiat Siena 1.0 - 2009 a 2012
Chegou a hora dos sedãs. O Siena pode não ser um prodígio em espaço para pessoas, o que paga o ingresso é o porta-malas (500 litros). O 1.0 é bem mais econômico do que o 1.4, mas tem desempenho pior, como é de se esperar. O propulsor entrega 75/73 cv e 9,9/9,5 kgfm. Os preços variam entre R$ 21 mil e R$ 28 mil. Você pode escolher entre o terceiro ou quarto facelifts, algo que vai implicar na evolução do projeto. Se você deseja toda a economia que o Fiat tem para oferecer, o Fire é a pedida.
Fire
Etanol (cidade/estrada): 8,2 km/l e 9,8 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 12 km/l e 14,1 km/l
EL
Etanol (cidade/estrada): 7,1 km/l e 8,8 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 10,6 km/l e 13,2 km/l
Ford Ka - 2009 a 2013
O único carro da lista sem opção de quatro portas é o Ka. Isso limita muito a praticidade do compacto, mas os números de economia são decentes e, principalmente, os preços entre R$ 16 mil e R$ 22 mil são convidativos. O 1.0 não é dos mais potentes e gera 72/69 cv e 9,3/8,9 kgfm. Nem o peso de cerca de 900 kg ajudava muito.
Etanol (cidade/estrada): 8,1 km/l e 9,2 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 11,6 km/l e 13,5 km/l
Nissan March 1.0 - 2011 a 2012
Recém-lançado no Brasil, o March chegou em 2011 para inaugurar a fase da marca japonesa no segmento dos hatches compactos. Independentemente do combustível, o econômico propulsor 1.0 gera 74 cv e 10 kgfm. Sem se distanciar muito da concorrência, os preços ficam na faixa entre R$ 23 mil e R$ 30 mil.
Etanol (cidade/estrada): 8,9 km/l e 10,4 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 12,6 km/l e 15 km/l
Renault Clio 1.0 - 2012 a 2014
Mais moderno do que o Uno Economy, o Renault Clio também é uma pechincha, pois pode ser comprado por valores entre R$ 20 mil e R$ 27 mil. Não é difícil achar modelos com ar-condicionado - lembre-se que o uso vai aumentar o consumo. O 1.0 rende 80/77 cv e 10,5/10,1 kgfm, mas oferece uma economia bem maior com gasolina.
Etanol (cidade/estrada): 9,1 km/l e 9,6 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 13,1 km/l e 14,3 km/l
Renault Sandero 1.0 - 2012 a 2014
Se você precisa de espaço para a família, o Sandero é o indicado, dado que ele tem dimensões entre um compacto e médio. Encontrado com mais facilidade nas versões 1.0, o hatch conta com 77/76 cv e 10,1/9,9 cv. Não é o suficiente para transformá-lo em um foguetinho, mas é o que basta para dar bons números de economia. Os preços variam entre R$ 21 mil e R$ 28 mil.
Etanol (cidade/estrada): 8,4 km/l e 9,2 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 12,9 km/l e 13,8 km/l
Renault Logan 1.0 2014
Essa é a famosa mosca branca. Foi em 2014 que o Logan recebeu a sua segunda geração, uma nova era de qualidade, mas que é difícil de ser achada por menos de R$ 30 mil. Nada que uma choradinha e negociação não resolvam. O espaço para pessoas e bagagem (510 litros) é gigantesco. Por sua vez, o rendimento da mecânica 1.0 ficava na média dos motores equivalentes de então: 80/77 cv e 10,5/10,1 kgfm.
Etanol (cidade/estrada): 8,1 km/l e 9,2 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 11,9 km/l e 13,4 km/l
Volkswagen Gol 1.6 - 2008 a 2012
Vendido por preços entre R$ 22 mil e R$ 28 mil, o Gol 1.6 é um carro muito parecido com o que está à venda atualmente, apenas dois facelifts os separam. Isso é bom para aqueles que buscam um usado. Achar um 1.6 pelo preço do 1.0 é tranquilo, mas não espere pelo Power, uma vez que esse passa dos R$ 30 mil. A diferença de consumo entre os motores é pequena, então leve para casa o 1.6 de 104/101 cv e 15,6/15,4 kgfm.
Etanol (cidade/estrada): 7,3 km/l e 9,4 km/l
Gasolina (cidade/estrada): 10,7 km/l e 13,7 km/l
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.