Fusca da casa incendiada: VW raríssimo é achado em SP e vale uma fortuna
Um raríssimo Volkswagen Fusca 1950 Split Window está dando o que falar nas redes sociais. Totalmente original e com pouco mais de 14 mil km no hodômetro, o clássico é do ano de lançamento do Fusca no Brasil e estava guardado por cerca de seis décadas, coberto por poeira, em uma casa no bairro Cambuci, na região central da capital paulista.
Em junho passado, a residência do proprietário, já idoso, pegou fogo. Ele faleceu no incêndio, com o Fusca e outros carros antigos ainda guardados no imóvel - salvos pelos Bombeiros, que controlaram as chamas.
O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Após o sinistro, fotos do achado inundaram as redes. Hoje, o veículo trocou de mãos e teria sido vendido por alguém vinculado ao antigo proprietário.
Importado da Alemanha, o Fusca preto foi adquirido pelo pai do falecido dono em julho de 1951, conforme atesta o certificado de propriedade.
Foi neste ano que o carro começou a ser montado no Brasil com peças importadas - sua fabricação local pela Volkswagen começaria somente em 1959, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
O certificado aparece em reportagem de Alexander Gromow sobre o veículo e o incêndio, publicada no início desta semana no site Autoentusiastas.
UOL Carros conversou com duas fontes, que pediram anonimato e confirmaram a venda do Volkswagen após a trágica morte do seu guardião.
O que não pudemos confirmar é justamente o tema que domina as conversas e os comentários sobre o achado: quanto valeria um Fusca tão raro e bem cuidado?
Boatos dizem que, após o sinistro no Cambuci, o VW já teria trocado de dono duas vezes. Na mais recente negociação, seu preço teria superado a marca de R$ 1 milhão, que seria o valor mais alto já desembolsado por um Fusca no mercado brasileiro.
O valor é negado pelo publicitário Fernando Crucello, o "Itália", dono do canal Enferrujado Veículos Antigos no Instagram. Crucello diz que é amigo do atual dono do Split Window e teve acesso ao veículo já limpo e com a pintura brilhando para produzir o vídeo incorporado a esta reportagem - originalmente transmitido ao vivo na última segunda-feira (8) na rede social.
"Mentira, não foi vendido por R$ 1 milhão coisa nenhuma", diz Fernando na gravação. Ele, contudo, faz mistério sobre o valor e sugere que o carro valha ainda mais. Ele também nega que o veículo tenha sido vendido pela segunda vez após o incêndio.
"Qual é o valor de um Fusca, paixão nacional, com apenas 14 mil km? Tem gente falando em US$ 200 mil [cerca de R$ 1,025 milhão na conversão direta], acho muito pouco".
Vale R$ 1 milhão?
Conversamos com especialistas no mercado de veículos clássicos para ter uma estimativa de quanto o Split Window pode valer, destacando que o Volkswagen está com tudo funcionando, inclusive o motor de 1.150 cm³ que seria ligado regularmente na casa do Cambuci.
Em abril passado, um Fusca 1952 restaurado teria sido vendido por R$ 450 mil no Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindoia (SP).
"Vale o que o dono quiser pedir. Não tem muita coisa no mundo para balizar o preço disso. Um Fusca da mesma época em excelente estado custa mais de US$ 90 mil [R$ 462 mil]", estima Silvio Luiz, proprietário da loja Old is Cool Motors.
Já o leiloeiro Joel Picelli, da Picelli Leilões, é mais conservador em sua avaliação.
"Para o colecionador certo, passa de R$ 200 mil. Posso estar enganado, mas não é um carro de R$ 500 mil. Prevejo uma dificuldade grande para documentar este carro", opina o especialista.
Piceli pondera sobre a necessidade de abertura de inventário do antigo dono e do registro do veículo no Renavam, por ainda ter placas amarelas.
"O caminho mais tranquilo e 'fácil' seria alguém entrar com ação de usucapião, desde que tenha o documento de posse. Mas acho mais provável que o Fusca permaneça sem condições legais de rodar em vias públicas em uma coleção".
O colecionador e negociante de carros clássicos Mauricio Marx, dono da Universo Marx, confirma ter ciência dos rumores de que o Fusca 1950 tenha atingido preço astronômico, embora não haja confirmação disso.
"Segundo os relatos que recebi, o carro é um dos Volkswagen mais importantes do mundo, com essa quilometragem e essa integridade de tudo. É difícil de se encontrar um carro nesse estado e nesse padrão de originalidade", elogia.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.