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Como Fiat Fastback pretende enfrentar e roubar vendas do rival VW Nivus

Fiat Fastback tem visual de SUV cupê - Divulgação
Fiat Fastback tem visual de SUV cupê Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 10h30

Como é de costume na indústria automotiva, o Fiat Fastback já começou a dar as caras nas ruas logo após a apresentação de suas imagens oficiais. O primeiro SUV cupê da marca italiana no Brasil será a grande alternativa ao Volkswagen Nivus. A comparação entre ambos terá que esperar pelo lançamento, evento que não tem data oficial definida, mas que deve ser nos próximos dois meses. A despeito disso, UOL Carros já elencou algumas razões pelas quais a novidade pode atrapalhar as vendas do rival.

O Nivus é um produto consolidado e, além disso, faz boa dupla com o T-Cross. Não são poucos os fabricantes que estão tentando escalonar suas linhas de SUV com dois modelos, o que é uma saída inteligente para preencher dois subsegmentos. Cabe ao Pulse fazer o papel de SUV de entrada da marca, enquanto o Fastback lutará em uma faixa mais cara.

O Pulse tem um posicionamento bem mais barato do que o do Nivus, uma vez que sua base de oferta começa em duas versões 1.3 aspiradas, motorização mais fraca, porém mais acessível. Dotadas de motor 1.3 de 107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm, as versões Drive 1.3 manual (R$ 99.362) e Drive 1.3 CVT (R$ 106.585) ocupam um território não frequentado pelo Nivus - preços de São Paulo.

Fiat Fastback faz justiça ao próprio nome no formato do teto - Divulgação - Divulgação
Fiat Fastback faz justiça ao próprio nome no formato do teto
Imagem: Divulgação

É uma questão de estratégia, dado que o Nivus tem apenas motor 1.0 turbo (128 cv e 20,4 kgfm) e câmbio automático. A configuração de entrada é a Comfortline (R$ 121.670) e também há a top Highline (R$ 137.390), valores que ficam acima dos Pulses 1.0 turbo, cujos preços ficam entre R$ 114.840 e R$ 132.073.

São tais configurações que concorrem com o Volkswagen em conteúdo e desempenho, algo que o 1.0 turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm oferece no mesmo nível.

Ou seja, é difícil imaginar que o Fastback vai cruzar muito com o Pulse, o que pode acontecer é a versão básica do novo SUV se posicionar no mesmo preço da configuração top do primo. Será um Pulse Impetus versus Fastback Drive. É algo que acontece com vários modelos do mercado, não é exclusivo da Fiat.

Volkswagen T-Cross na mira

Há chances de o SUV cupê chegar a preços bem superiores ao do VW, o que pode colocá-lo em um patamar mais semelhante ao do T-Cross, cuja gama começa no depenado Sense 1.0 TSI (R$ 111.310), mas que começa a se separar mais do Nivus no Comfortline 1.0 TSI (R$ 149.020).

Somente o VW T-Cross tem opção de motor acima do 1.0 TSI - Divulgação - Divulgação
Somente o VW T-Cross tem opção de motor acima do 1.0 TSI
Imagem: Divulgação

O T-Cross tem ainda o Highline 1.4 TSI (R$ 158.830), que se aproxima mais do futuro Fastback 1.3 turbo em rendimento. São 150 cv e 25,5 kgfm, contra 185/180 cv e 27,5 kgfm do Fiat. Apenas o Pulse Abarth usa o mesmo propulsor, o que reforça o caráter mais exclusivo do esportivo.

Não seria estranho se o Fastback ficar entre cerca de R$ 130 mil e R$ 160 mil, em uma projeção livre - isso excluindo o futuro Abarth. Em suas versões normais, seria um belo concorrente não só para o Nivus, mas também para o T-Cross, além de complementar a presença do Jeep Renegade - a Stellantis conta ainda com os resultados das marcas Citroën e Peugeot no mesmo segmento.

Comparação com o Nivus

Analisar o design automotivo é algo sempre parcial, pois o gosto de um não se aplica ao outro. A despeito disso, a impressão é de que o novo SUV tem um porte mais abrutalhado, enquanto o Nivus tem muito do Polo nele. As portas traseiras exclusivas e a união de vidro traseiro e coluna com inclinação acentuada passam a certeza de que o Fiat faz justiça ao nome Fastback.

Os para-lamas traseiros são mais acentuados e seguem o estilo garrafa de Coca-Cola visto nos fastbacks à moda antiga. Da mesma maneira os vincos parecem ser mais demarcados e, por sua vez, a sensação de largura é ampliada pelos apliques de plástico nas caixas das rodas.

O Volkswagen Nivus tem estilo próprio e também se diferencia no segmento - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
O Volkswagen Nivus tem estilo próprio e também se diferencia no segmento
Imagem: Marcos Camargo/UOL

A traseira traz muito do conceito de 2018, mas não foram poucos os que acharam que o arranjo ficou muito parecido com os usados pelos BMW X4 e X6. Trazer o estilo cupê dos SUVs premium para os modelos mais acessíveis já seria prova de que os fabricantes generalistas beberam de boas fontes.

Ambos os projetos são baseados na plataforma de carros compactos, logo não dá para esperar espaços internos de carro médio. Diferentemente do T-Cross, o Nivus tem o mesmo entre-eixos de 2,56 metros do Polo, enquanto o seu primo maior usa a base do Virtus e conta com 2,65 m na mesma medida.

De acordo com a Fiat, o Pulse é derivado de uma plataforma diferente da usada no Argo, porém as medidas são muito parecidas, incluindo aí o entre-eixos de 2,53 metros, contra 2,52 m do hatch. Muitas peças de estamparia (metal) são as mesmas, então o parentesco é inegável. Já o Fastback tem essa mesma base, ou seja, não dá para apostar que o espaço interno será tão superior ao do Nivus.

Da mesma maneira que o Fastback, o Nivus também tem estilo de cupê - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Da mesma maneira que o Fastback, o Nivus também tem estilo de cupê
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Ter a porção traseira mais longa pode dar ao Fastback certa vantagem no porta-malas. De acordo com Marlos Ney Vidal, colunista do UOL Carros, o SUV cupê deve ter 500 litros de capacidade volumétrica. É algo que ainda está para ser confirmado, mas seria uma boa vantagem face aos 415 litros disponíveis no Nivus.

Entre semelhanças e boas diferenças, o fato é que o Fastback e o Nivus nasceram um para o outro. Pelo menos enquanto não estão brigando de fato.

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