Fusca de R$ 1 mi: por que VW achado em SP é um dos mais valiosos do mundo
Resgatado de uma casa que pegou fogo há dois meses na cidade de São Paulo, um Fusca 1950 Split Window original e com pouco mais de 14 mil km rodados está agitando o mercado de carros clássicos.
Vendido após o incêndio do imóvel, que causou a morte do antigo proprietário, o raríssimo Volkswagen é apontado por especialistas como "um dos carros mais importantes do mundo" e vale uma fortuna. Segundo fonte consultada, em condição de anonimato, o veículo teria trocado de mãos pelo preço de R$ 900 mil - o que faria dele o Fusca mais caro de que se tem notícia no mercado brasileiro.
O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Em abril, um Fusca 1952 restaurado teria sido vendido por R$ 450 mil no Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindoia (SP). Ainda de acordo com as apurações de UOL Carros, o exemplar da casa incendiada, que repousou durante cerca de 60 anos no Cambuci, deverá ser enviado para fora do país - onde provavelmente atingirá preço ainda mais elevado na conversão para o real em uma nova venda.
"A verdade é uma só. Se o Fusca de Águas de Lindoia foi vendido por cerca de R$ 500 mil, esse de 1950 chegaria a R$ 2 milhões. Ele tem só 14 mil km rodados, é totalmente original, sem restauração, incluindo os pneus. Bingo. Não tem saída, vende mesmo. Isso prova que não existe nada caro, só gente sem dinheiro", opina Robson Cimadon, o Alemão - dono da loja de carros antigos Século 20.
Ele acrescenta que a estimativa tão elevada de preço não se aplica a qualquer Fusca mais antigo.
"A única coisa triste dessa história toda é que qualquer dono de Fusca velho começa a achar que o seu carro vale muito dinheiro. Se venderam um por R$ 900 mil, já querem cobrar R$ 500 mil por Fuscas de 1960 para cima. Não tem nada a ver. O carro do Cambuci é um Split Window alemão nunca restaurado".
Silvio Luiz, proprietário da loja Old is Cool Motors, concorda que o Fusca recém descoberto na capital paulista é uma joia rara.
"Vale o que o dono quiser pedir. Não tem muita coisa no mundo para balizar o preço disso"
Também negociante de carros clássicos, Mauricio Marx, dono da Universo Marx, confirma ter ciência dos rumores de que o Fusca 1950 tenha atingido preço astronômico.
"Segundo os relatos que recebi, o carro é um dos Volkswagen mais importantes do mundo, com essa quilometragem e essa integridade de tudo. É difícil de se encontrar um carro nesse estado e nesse padrão de originalidade", elogia.
Como surgiu o 'Diamante Negro'
As primeiras imagens do Fusca 1950 preto, ainda coberto por poeira na casa do seu antigo dono, surgiram nas redes recentemente.
O proprietário era um idoso que, segundo relatos, vivia recluso e guardava outros carros antigos em sua residência, na região central da capital paulista.
No último dia 11 de junho, a casa pegou fogo e seu dono perdeu a vida no incêndio, com o Fusca e outros carros antigos ainda dentro do imóvel - os veículos foram salvos pelos Bombeiros, que controlaram as chamas.
Importado da Alemanha, o Fusca foi adquirido pelo pai do falecido dono em julho de 1951, conforme atesta o certificado de propriedade.
Foi neste ano que o carro começou a ser montado no Brasil com peças importadas - sua fabricação local pela Volkswagen começaria somente em 1959, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
O certificado aparece em reportagem de Alexander Gromow sobre o veículo e o incêndio, publicada no início desta semana no site Autoentusiastas.
UOL Carros conversou com duas fontes, que pediram anonimato e confirmaram a venda do Volkswagen após a trágica morte do seu guardião.
Vídeo exibe joia em detalhes
O publicitário e influenciador Fernando Crucello, o "Itália", dono do canal Enferrujado Veículos Antigos no Instagram, diz que é amigo do atual dono do Split Window e teve acesso ao veículo já limpo e com a pintura brilhando para produzir o vídeo incorporado a esta reportagem - originalmente transmitido ao vivo na última segunda-feira (8) na rede social.
Na gravação, ele sugere que o valor do carro seria ainda mais elevado.
"Mentira, não foi vendido por R$ 1 milhão coisa nenhuma. Qual é o valor de um Fusca, paixão nacional, com apenas 14 mil km? Tem gente falando em US$ 200 mil [cerca de R$ 1,025 milhão na conversão direta]. Eu acho muito pouco".
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.