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Carga pesada: por que colocar muita coisa no carro pode ser fatal

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Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

14/08/2022 04h00

Você sabia que há um limite para carregar o carro? Algumas pessoas acreditam que ele é atingido quando não cabe mais nada dentro da cabine ou do porta-malas, mas o parâmetro é, na verdade, a capacidade máxima de carga. Não é um dado difícil de encontrar, uma vez que ele está no manual do veículo e pode ser consultado de maneira rápida.

Por exemplo, se um determinado carro tem uma capacidade de transportar um total de 400 kg, ela não pode ser ultrapassada, pois o risco é grande. Não é fácil presumir a carga com apenas uma olhada e uma conta simples ao calcular o peso dos passageiros e bagagem, pois ninguém costuma ter à mão ferramentas de medição. Mas algumas sensações de que o problema está ocorrendo podem ser notadas pelos condutores.

"É possível ter uma ideia visualmente, pois há alguns sinais de sobrecarga que são notados. Pode ser a suspensão mais baixa ou a diferença na dirigibilidade do carro. São coisas que são notadas pelas próprias sensações dos motoristas", ensina Cleber Willian Gomes, docente do departamento de Engenharia Mecânica da FEI.

A sobrecarga traz riscos ao conjunto mecânico e, principalmente, à segurança do seu veículo, das pessoas dentro dele e tudo que está à sua volta. Além de prejudicar o desempenho do motor, a prática também sobrecarrega outros componentes do carro.

"O veículo, quando em condição de sobrecarga, tem o desempenho de frenagem comprometido e, por consequência, pode causar acidentes por exigir uma distância maior para frear", alerta Cleber. Vale reforçar que nem sempre os acidentes serão de pequena monta, algo mais grave nunca está descartado. Perder eficiência de frenagem ou a aderência de conjunto são erros gravíssimos e podem ser a diferença entre bater, perder o controle ou dirigir com toda a segurança.

A dinâmica é prejudicada ainda pelo funcionamento incorreto de componentes como a suspensão, elemento que fica mais próximo ao solo e, com isso, prejudica a ação correta dos amortecedores e a aderência dos pneus.

"A suspensão, além de propiciar conforto aos integrantes do veículo, é responsável por garantir que o pneu esteja em contato com o solo, tornando mais segura a frenagem", adiciona Cleber.

Parâmetros como alinhamento de rodas, curso de amortecedores e distribuição de peso são amplamente prejudicados, algo que não é previsto no manual do carro e que pode prejudicar o desempenho além do previsto pelos fabricantes. Depositar muito peso no eixo traseiro pode também elevar demais a dianteira, um efeito que tira parte da aderência dos pneus dianteiros e causa aquela sensação de que a direção está "passarinhando".

Não são só os parâmetros de segurança e de desempenho que são prejudicados. "Em tempos em que tanto buscamos reduzir custos nas empresas e no orçamento familiar é importante lembrar que sobrecarga causa desgaste prematuro dos pneus e suspensão, com o veículo perdendo desempenho de velocidade e ainda consumindo mais combustível", conscientiza Cleber.

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