Topo

De cara nova, HB20 desafia Onix no duelo de mais vendidos; qual é o melhor?

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2022 04h00

Carro mais vendido do Brasil desde o ano passado, quando tirou o Chevrolet Onix da liderança, o Hyundai HB20 acaba de receber mudanças visuais e de conteúdo para continuar na ponta.

O compacto da marca sul-coreana deixou para trás a polêmica dianteira que estreou em 2019 e até hoje é alvo de críticas. Ao mesmo tempo, ganhou mais equipamentos de segurança e assistência à condução, mantendo chassi e mecânica praticamente inalterados.

O Onix, por sua vez, é essencialmente o mesmo desde o lançamento da atual geração, quando se consolidou como um dos carros preferidos dos brasileiros.

O hatch da Chevrolet foi líder em quantidade de emplacamentos durante seis anos consecutivos, até ceder o posto ao HB20 em 2022. Hoje, ocupa a segunda colocação no ranking dos carros de passeio, logo atrás do Hyundai.

Tanto o HB20 quanto o Onix têm muitas coisas em comum: nas versões de topo aqui avaliadas, trazem motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de seis marchas. Ambos têm ótimo desempenho e ainda oferecem baixo consumo de combustível.

Os dois também são bem equipados e trazem de série itens de assistência à condução, como alerta de ponto cego nos retrovisores externos, e não abrem mão da conectividade.

Mas qual deles é a a melhor opção, levando em consideração as versões de topo? Confira abaixo o comparativo feito pelo UOL Carros.

Novo Hyundai HB20 x Chevrolet Onix

DESIGN

O HB20 é um sucesso de vendas, mas isso não impediu críticas em relação ao design que estreou em 2019. A Hyundai não ignorou os comentários negativos e tratou de mexer bastante no visual do seu campeão.

A dianteira ganhou faróis mais retos e grade enorme em forma de hexágono. Parece outro carro e deve agradar bastante gente. Mas a traseira é menos convencional e agora traz lanternas unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas, mas não é iluminada.

A intenção foi remeter a modelos maiores da Hyundai, como o Elantra, mas conjunto parece ter ficado grande demais e não "conversa" com o restante do carro. À noite, com as lanternas acesas, essa impressão é amenizada.

Na cabine, o HB20 investe em uma aparência elegante, sem cores chamativas e predominância de tons mais escuros.

Já o Chevrolet Onix traz por dentro e por fora o mesmo design desde 2019, embora as rodas tenham sido redesenhadas. Ainda está atual.

Na versão Premier testada, o Onix tem rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas que reforçam a pegada esportiva. O Hyundai agora também possui rodas aro 16, com desenho bastante original.

EQUIPAMENTOS

Interior Chevrolet Onix - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Nas configurações testadas, os dois carros saem muito bem recheados de fábrica, trazendo equipamentos de conectividade, conveniência e segurança que recentemente eram exclusivos de categorias superiores.

Por R$ 114.890, o HB20 Platinum Plus traz itens indisponíveis nas demais versões, como o pacote de assistência à condução SmartSense, inédito na sua faixa de preço, e ar-condicionado com ajuste automático de temperatura.

Além desses itens, só a versão mais cara tem carregador de celular por indução, monitoramento de pressão dos pneus, alarme volumétrico, aletas para troca manual de marchas, desligamento automático do motor em paradas rápidas, banco traseiro bipartido, recarga de celulares sem fio, bancos de couro sintético e tecido e faróis halógenos com projetores.

O HB20 "completão" ainda vem com painel de instrumentos digital, que na verdade é um computador de bordo com tela colorida de 4,2 polegadas rodeado por duas telas maiores e não configuráveis, que exibem, à esquerda, a velocidade e o nível de combustível e, à direita, as rotações e a temperatura do motor.

Essas telas laterais também exibem nas extremidades um gráfico azul que fica vermelho para alertar o risco de colisão

Não é tão configurável quanto o painel de carros da Volkswagen, embora seja muito melhor do que a tela monocromática de 3,5 polegadas do computador de bordo do Onix - cujo painel é analógico.

O Hyundai Platinum Plus também oferece acendimento automático dos faróis, chave presencial, partida do motor por botão e espelhos com rebatimento elétrico.

O Onix traz de série boa parte dos dos itens mencionados acima, mas fica bem atrás em relação aos assistentes à condução (veja detalhes a seguir) e não tem os retrovisores eletricamente rebatíveis.

O Chevrolet contra-ataca ao oferecer sensores de estacionamento dianteiros e assistente de estacionamento seimautônomo, ausentes no HB20.

Quanto à multimídia, a do Onix é melhor por trazer operação mais rápida e intuitiva, além de permitir a conexão simultânea de até dois celulares via Bluetooth.

Além disso, a dupla conta com sistema de rastreamento e monitoramento remoto.

VIDA A BORDO

Interior Chevrolet Onix - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Por dentro, os dois hatches têm acabamento com predomínio de plástico duro, trazendo cores e superfícies de diferentes texturas para dar um ar mais sofisticado ao habitáculo.

Ambos trazem bancos confortáveis e agradam quanto aos ajustes do assento do motorista e do volante - no Hyundai, a posição de dirigir é um pouco mais alta.

Com quase 16 cm a mais no comprimento, o Onix abre grande vantagem em relação ao espaço interno. Essa sensação fica clara para quem ocupa o banco traseiro: no Chevrolet, o conforto é bem maior.

Quanto ao porta-malas, o compartimento dos dois é parecido e dentro da média para hatches compactos. Vale destacar que o HB20 vence por margem apertada: tem 300 litros, contra 291 do Chevrolet.

DESEMPENHO E CONSUMO

Detalhe dianteira Onix e HB20 - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Os dois rivais brilham com seus motores 1.0 turbo flex, oferecendo bastante vigor em acelerações e retomadas, aliado a baixo consumo de combustível.

No papel, o HB20, com seus 120 cv e 17,5 kgfm de torque, é mais forte do que o Onix, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm. Na prática, o Chevrolet me pareceu um pouco mais esperto, mas basta pisar fundo no acelerador que o Hyundai logo responde.

A dupla é equipada com transmissão automática de seis marchas, que nos dois casos explora bem o bom torque disponível em baixas rotações e oferece trocas suaves e no tempo certo.

Os dois permitem a troca manual de marchas, porém só o HB20 tem aletas no volante - no Onix, a operação é feita por meio de um botão no pomo da alavanca, o que não combina muito com a personalidade mais esportiva.

Em relação ao consumo, os dois também mandam muito bem. O Chevrolet tem médias de 8,4 km/l na cidade e de 10,4 km/l na estrada com etanol - que sobem para, respectivamente, 11,9 km/l e 15,1 km/l com gasolina, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Durante a avaliação, obtive quase 17 km/l com gasolina em rodovia.

Em relação ao HB20 o Inmetro informa médias de 8,6 km/l e 10,2 km/l com álcool e de 12,2 km/l e 14,3 km/l com gasolina.

SEGURANÇA

Hyundai HB20 airbags - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ambos trazem seis airbags, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus e alerta de ponto cego.

Porém, só o HB20 traz o pacote SmartSense, composto por assistente de permanência na faixa, que esterça o volante para manter o carro centralizado; assistente de tráfego cruzado traseiro, que pode frear o carro para evitar colisões; frenagem automática; alerta de ponto cego, capaz de frear o veículo em emergências; e alerta de saída segura, que avisa se existe um veículo se aproximando antes de o ocupante abrir a porta.

A lista de equipamentos de segurança disponíveis traz, ainda alerta de presença no banco traseiro, detector de fadiga e farol alto adaptativo. São itens não disponíveis no Onix.

VENCEDOR

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 traseira - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

É verdade que o HB20 inova ao trazer para os hatches compactos tecnologias de segurança inéditas na categoria - embora, como o Onix, ele não ofereça controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Ao mesmo tempo, a diferença de preço em relação ao Chevrolet é grande nas versões testadas. Dá para levar por R$ 105.890 a configuração Platinum do Hyundai, que fica mais barata do que o Onix topo de linha ao dispensar não apenas o pacote com frenagem automática e outros assistentes à condução, como também equipamentos que o rival oferece.

Dessa forma, o Chevrolet vence o duelo com o HB20, por trazer mais espaço interno e maior equilíbrio entre preço e conteúdo. Sem contar que é mais divertido de dirigir. E você, qual é o seu preferido? Deixe sua opinião nos comentários.

FICHA TÉCNICA - HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS

Hyundai HB20 2023 frente 3/4 - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Preço: R$ 114.890
Motor: 1.0 turbo flex, 3 cilindros
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Potência: 120 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Dimensões: 4,01 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos
Peso: 1.110 kg
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros

FICHA TÉCNICA - CHEVROLET ONIX PREMIER

Chevrolet Onix 2023 frente 3/4 - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Preço: R$ 107.720
Motor: 1.0 turbo flex, 3 cilindros
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Potência: 116 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade máxima: 187 km/h
Dimensões: 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos
Peso: 1.113 kg
Porta-malas: 291 litros
Tanque: 44 litros

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Veja comparativo entre modelos de carros de diferentes marcas e categorias. Com análises detalhadas e testes práticos, os textos destacam as principais características de cada veículo e apontam suas vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes. Se você está procurando informações para escolher seu próximo carro, veio ao lugar certo.