Febre dos SUVs: brasileiro paga até R$ 36 mil a mais por carro da moda
Não é novidade que os utilitários esportivos tomaram conta do mercado brasileiro. Além de ser uma tendência de design mundial, a aparência mais robusta convence o consumidor de que eles são mais valiosos, um incentivo para que as montadoras produzam cada vez mais modelos desse tipo. Somam-se a isso as péssimas condições das estradas e a paixão do brasileiro por estar na moda: temos uma fórmula de sucesso.
Ter um carro mais alto, com fácil acesso para pessoas e bagagens, posição de dirigir elevada e design que segue a tendência do momento tem sido tão importante que o público paga por um SUV até R$ 36 mil a mais do que pagaria por um sedã equivalente da mesma marca, com mesmo conjunto mecânico e lista de equipamentos semelhante.
Para amenizar a diferença gritante, montadoras acrescentam ao utilitário itens a mais, como uma central multimídia maior, mas dificilmente algo que valha a diferença de preço entre os dois modelos.
SUVs x sedãs
Em alta por décadas, os sedãs perderam o reinado para os SUVs como "carros de família". Mais práticos para o dia a dia, os utilitários saem na frente em relação ao acesso - idosos, crianças e pessoas com sobrepeso têm mais facilidade para sair e entrar de um SUV do que dos baixos sedãs. Outra vantagem é a altura em relação ao solo, que dá mais segurança ao consumidor ao passar nas terríveis vias brasileiras.
Por outro lado, os sedãs são mais estáveis, têm o peso mais bem distribuído e melhor aerodinâmica, por isso, também são mais econômicos do que os SUVs. Outro ponto alto é o espaço: é superior tanto no interior quanto no porta-malas.
Confira abaixo quatro casos em que é preciso esticar o orçamento para levar um SUV para casa:
Volkswagen T-Cross - Virtus
Produzidos sob a mesma plataforma MQB, T-Cross e Virtus são equipados, na versão Confortline, com motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque associado a um câmbio automático de seis marchas. Enquanto o SUV tem espaço para acomodar 373 litros no porta-malas, o sedã leva 521 litros.
Nesta versão de acabamento, o Virtus custa R$ 113.880,00, enquanto seu "irmão" sai por R$ 150.590,00, uma diferença de R$ 36.710. A lista de equipamentos do SUV é mais generosa, no entanto, mesmo a opção topo de linha do Virtus - com motor 1.4 turbo de 150 cavalos, é mais barata que a intermediária do T-Cross, ela custa R$ 149.020,00.
Honda HR-V - City
O recém-lançado HR-V e o City Sedan também dividem a mesma plataforma e conjunto mecânico. Ambos utilizam, nas versões de entrada, o motor 1.5 aspirado com 126 cv a 6.200 rpm e torque máximo de 15,8 kgfm, associado a um câmbio CVT. O acabamento interno e nível de equipamento são bem semelhantes, mas há uma diferença gritante: são 354 litros de porta-malas para o SUV e 510 para o sedã.
Enquanto o City, na versão de entrada EX, custa R$ 113.200, o HR-V é vendido por R$ 142.500, uma diferença de R$ 29.300.
Toyota Corolla Cross - Corolla
Diferentemente do que muitos pensam, Corolla Cross e Corolla não são o mesmo carro com carrocerias distintas. Os projetos são individuais, mas o SUV foi planejado para ser uma opção para os clientes do sedã permanecerem na marca. Eles usam a mesma plataforma e o mesmo conjunto mecânico - motor 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm de torque e câmbio CVT ou propulsão híbrida flex -, mas têm suas individualidades.
Enquanto o sedã tem um freio de estacionamento à mão, o Cross possui no pé. Além disso, o veterano conta com suspensão traseira tipo multilink superior ao eixo de torção utilizado no SUV. A diferença no porta-malas não assusta, o sedã tem 470 litros e o SUV 440 litros. Nas configurações equivalentes XEi (sedã) e XRE (SUV), os modelos saem por R$ 153.190,00 e R$ 171.990,00, respectivamente. Uma diferença de R$ 18.800.
Nissan Kicks - Versa
Não há como negar que a atual versão do Versa foi inspirada no Kicks. Com interior bem semelhante, os japoneses são montados sobre a plataforma Nissan V e equipados com motor 1.6 aspirado com 114 cv e 15,5 kgfm de torque combinado com um câmbio CVT.
A escolha entre os dois fica por conta da carroceria, já que nem mesmo a discrepância do porta-malas é impactante: são 432 do SUV versus 482 do sedã. No quesito preço as distinções falam mais alto: a configuração de entrada Sense CVT do Versa custa R$ 101.330, enquanto a do Kicks parte de R$ 118.360, R$ 17.030 a mais.
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