Classic é a Ram que vem desafiar picapes médias como Hilux e S10
O quarto produto da linha Ram no Brasil está chegando para ser, por enquanto, o mais relevante. A Classic começa a ser vendida em setembro com a clara missão de enfrentar as versões topo de linha de picapes médias como Toyota Hilux e Chevrolet S10. Ela se reúne aos modelos 1500, 2500 e 3500.
Se por um lado a Classic leva vantagem em espaço e capacidade da caçamba, por outro há a questão do motor. O 5.7 V8 a gasolina esbanja força e potência. Porém, boa parte dos consumidores de picapes médias, especialmente de versões topo de linha, precisa das aptidões garantidas pelos motores a diesel que elas trazem.
A Classic, aliás, traz o mesmo propulsor da 1500 Rebel, versão desta picape vendida no Brasil. Porém, a carroceria é diferente. Trata-se não da nova, mas da antiga geração da 1500. E quanto ao preço?
A Ram só vai divulgá-lo em setembro. A ideia, no entanto, é posicionar a Classic em linha próxima - apenas um pouco acima - à das versões topo de linha das picapes médias tradicionais. Por isso, poderá ficar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil.
Design
A Classic tem duas versões no mercado brasileiro: Laramie e Night Edition. A segunda traz detalhes pretos na grade e nas rodas, entre outros componentes. Com isso, assume um visual mais esportivo.
Em comum, as duas têm capô com duas entradas de ar e grade larga. Com farol que começa logo abaixo da grade, o visual chega a lembrar o da antiga Dakota. A dianteira traz também ganchos na parte inferior.
Na lateral, o destaque fica por conta das rodas de 20". Atrás, os destaques são os detalhes cromados nos emblemas, como o da Ram e o do sistema de tração 4x4. A tampa da caçamba é leve e o compartimento leva 1.424 litros.
Trata-se de uma das maiores capacidades entre as picapes à venda no Brasil. Já a capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.
Com 5,82 m de comprimento, a Classic tem 11 cm a menos que a 1500. Por outro lado, é 50 cm mais comprida que a maioria das picapes médias tradicionais. A altura é de 1,97 m e a largura, de 2,02 m.
Interior
Essa vantagem no comprimento garante não apenas maior capacidade na caçamba, mas também bom espaço interno. Três pessoas viajam muito bem acomodadas no banco de trás da Classic, que tem 3,57 metros de entre-eixos.
Há bom espaço para ombros, cabeça as pernas dos ocupantes, e o assoalho é quase plano. Além disso, na ausência de passageiros, os bancos podem ser dobrados para cima, para dar lugar a duas plataformas que transformam essa parte em uma cama. Outro segredo está sobre o tapete: dois porta-objetos fundos, um de cada lado.
Quem viaja atrás tem também saídas de ar, mas faltam entradas USB nessa parte do carro. Quanto ao acabamento, ele é mais sofisticado que a média das picapes, por trazer plástico emborrachado, couro com costura aparente e até madeira.
O painel é analógico, mas traz uma tela de TFT grande (7 polegadas) configurável no centro. A central multimídia tem monitor de 8,4" polegadas muito parecido com a do Renegade (Ram e Jeep fazem parte do grupo Stellantis) tanto no formato quanto na operação. Android Auto e Apple Car Play estão disponíveis.
O ar-condicionado traz duas zonas de temperatura e pode ser comandado tanto no multimídia quanto em botões no painel central. A Classic tem também grandes porta-copos e muitos porta-objetos. Dentro do principal estão as duas entradas USB.
Equipamentos
A Ram Classic traz faróis com DRLs de LEDs, também presentes nas lanternas. O modelo conta com GPS nativo, importante para clientes que compram a picape de olho em sua aptidão para o off-road.
Quanto à segurança, o produto oferece seis air bags e câmera de ré com linhas limitadoras. No quesito conforto, o volante é aquecido, enquanto os bancos trazem tanto aquecimento quanto ventilação. O ajuste dos dianteiros, aliás, é elétrico. Para o motorista, há duas opções de memória.
Outros destaques ficam por conta da partida remota e do sistema de som premium da marca Alpine. São nove alto-falantes. A Classic tem também um recurso que a Ram chama de limitador de marchas. O motorista pode selecionar a marcha desejada e acioná-la por meio de botões no volante multifuncional. É uma tecnologia bem útil em uma subida de serra, por exemplo.
A Ram Classic traz quatro cores para cada uma das versões. Para o modelo, a marca está oferecendo as três primeiras revisões gratuitamente.
Desempenho
O sistema de tração da Ram Classic, como na maioria das picapes, é temporário. O veículo tem os modos de operação 4x2, 4x4 alta e reduzida - com relação de 2,64. Já o motor longitudinal dianteiro oferece 400 cv de potência e 56,7 mkgf de torque a 3.950 rpm.
O câmbio é automático de oito velocidades. Não há hastes para troca de marchas atrás do volante. A suspensão é independente na dianteira e traz eixo rígido do tipo five-link na traseira, com cinco pontos de apoio.
A avaliação da Ram Classic foi em uma pista repleta de obstáculos que impediram o desenvolvimento da aceleração da picape. Deu para notar, no entanto, que apesar dos 2.553 quilos o veículo tem uma boa capacidade de acelerar e fazer retomadas.
As respostas da direção são bem precisas e diretas - acima das oferecidas pelas picapes médias com que a Classic pretende concorrer. Porém, não dá para esperar uma ótima estabilidade de um modelo tão alto e pesado.
Quanto ao consumo, o modelo faz média de 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada, de acordo com informações da Ram. A marca informa também que a Classic leva 7,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 174 km/h.
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