Topo

À prova de barbeiragens: 5 truques de carros contra motoristas sem noção

Carros só destravam porta-malas se câmio estiver em "P"; objetivo é evitar que veículo se movimente sem motorista ao volante - Shutterstock
Carros só destravam porta-malas se câmio estiver em 'P'; objetivo é evitar que veículo se movimente sem motorista ao volante Imagem: Shutterstock

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/08/2022 04h00

Enquanto a era dos carros 100% autômomos não chega, os veículos continuam dependendo de motoristas de carne e osso para rodar de um ponto a outro.

Errar é humano e, cientes disso, as montadoras investem muito tempo e dinheiro para criar dispositivos voltados à proteção de condutores, de terceiros e do próprio automóvel contra imprudências e uso inapropriado.

O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Essas "proteções" podem ser modernos assistentes à condução, disponíveis em um número cada vez maior de carros de passeio, como também mecanismos mais simples e oferecidos há muitas décadas pela indústria automotiva.

Além disso, cada veículo sai da fábrica com manual do proprietário, trazendo orientações e informações sobre como utilizar automóveis sem danificá-los nem correr riscos desnecessários.

Confira a seguir cinco exemplos dessas tecnologias contra barbeiragens.

Motor só liga ao pisar na embreagem

Pé encostado no pedal de embreagem - Almeida Rocha/Folha Imagem - Almeida Rocha/Folha Imagem
Imagem: Almeida Rocha/Folha Imagem

Em carros com transmissão manual, muitos motoristas têm o hábito de mantê-los engrenados para ajudar a "segurar" o veículo em aclives e declives, como reforço ao freio de estacionamento.

Além de trazer risco de danos ao câmbio, o hábito também pode causar acidentes, pois alguns condutores ligam o motor com a marcha engatada, por distração.

Isso faz com que o carro se movimente na hora de dar a partida, podendo colidir em outros veículos.

Para prevenir acidentes, automóveis manuais só podem ser ligados quando você pressiona o pedal de embreagem, desacoplando a transmissão.

Porta-malas só abre com transmissão em "P"

Câmbio automático - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Em março de 2020, durante a apresentação do Chevrolet Tracker no Brasil, executivos da General Motors passaram por um constrangimento.

Durante o evento, transmitido ao vivo pela internet, Carlos Zarlenga, então presidente da GM na América Latina, tentou sem sucesso abrir a tampa do porta-malas do utilitário esportivo.

Após algumas tentativas, ele acabou desistindo da tarefa.

Na época, a empresa informou que um mecanismo de segurança impediu que o compartimento de bagagens fosse aberto, já que o veículo estava com a alavanca do câmbio automático em ponto-morto (N) e não na posição de estacionamento (P), necessária para o respectivo destravamento.

"Um dos pilares do Novo Tracker é a segurança 360 graus, que se faz presente nos mais diversos sistemas do veículo, incluindo a nova arquitetura eletrônica. Foi ela que impediu a abertura do porta-malas durante a apresentação ao vivo do produto", explicou a General Motors.

Essa "trava" serve justamente para evitar que o carro fique "solto" e se movimente na hora de o condutor abrir o bagageiro.

Motor à prova de maus motoristas

Conta-giros - Pixabay - Pixabay
Imagem: Pixabay

Você já deve ter notado que o conta-giros, que mede as rotações do motor, tem uma faixa vermelha na respectiva escala.

Quando o ponteiro atinge essa faixa e lá permanece, significa que o propulsor está trabalhando em condições extremas, capazes de danificá-lo.

Também quer dizer que, nessas elevadas rotações, o motor já ultrapassou o torque e a potência máximas. Ou seja: continuar acelerando sem subir a marcha é um desperdício de energia.

Por conta disso, há muitos anos a eletrônica dos automóveis cumpre o papel de limitar os giros, que não passam do início da faixa vermelha, não importando se você continua pisando fundo no acelerador.

Também existem automóveis manuais equipados com indicador de troca de marchas, para você economizar combustível e não forçar o propulsor sem necessidade.

Assistente de manutenção de faixa

Assistente de manutenção de faixa do Hyundai HB20 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Agora vamos falar um pouco de tecnologias de assistência à condução, capazes de corrigir automaticamente erros do próprio motorista.

Sabe quando tem aquela pessoa distraída que sai da respectiva faixa de rodagem, trazendo risco de acidentes?

As montadoras criaram uma espécie de "vacina" contra essa distração, que utiliza uma câmera, geralmente instalada na altura do retrovisor interno, junto ao para-brisa.

Essa câmera é capaz de "ler" as faixas pintadas no asfalto que demarcam cada pista. Com o auxílio da câmera, existem carros que emitem alerta sonoro e visual sempre que o condutor sai de sua pista sem acionar a seta.

Outros automóveis vão além e dão uma leve "puxada" no volante para chamar a atenção do motorista, enquanto outros são capazes de virar o volante por conta própria, com o objetivo de manter o carro no centro da faixa.

Saída segura do automóvel

Há cerca de um mês, um motociclista parou embaixo de um caminhão no Rio de Janeiro, após ser atingido pela porta de um carro estacionado, cuja motorista abriu sem perceber que ele se aproximava.

Por sorte, o condutor da moto escapou sem ferimentos graves, apesar do susto.

Essa situação é relativamente comum e nem sempre termina bem.

Por conta disso, as montadoras desenvolveram tecnologias para prevenir esse tipo de acidente.

A mais simples é a instalação de uma luz vermelha na parte de dentro das portas para deixá-las mais visíveis sempre quando são abertas.

Atualmente, já existem carros que vão além e alertam sobre a aproximação de pedestres, motociclistas e outros carros antes de você abrir a porta, utilizando sensores instalados nas laterais do carro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.