Alerta de ponto cego popular: como evitar acidentes sem gastar uma fortuna
Hoje, até carros compactos trazem, nas versões topo de linha, sistemas de prevenção ao ponto cego, que é a área traseira não coberta pelos espelhos retrovisores.
Tais tecnologias ajudam a prevenir acidentes e têm variações: algumas marcas trazem sensores que detectam a presença de outros veículos nesse "ponto invisível" e acendem uma luz de alerta no retrovisor; outras montadoras apostam em câmeras que exibem imagem da lateral do carro, complementares aos espelhos externos.
O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Esse recursos são muito úteis e no futuro podem se tornar equipamentos obrigatórios de segurança. Contudo, hoje ainda são caros e longe do alcance da maioria dos consumidores. Para compensar, dá para acabar com o ponto cego ou, ao menos, minimizá-lo, gastando pouco ou nenhum dinheiro.
A primeira coisa é ajustar corretamente os espelhos interno e externos. De cordo com centro de segurança viária Cesvi Brasil, a prática é capaz de reduzir em até 40% a incidência de ponto cego.
Antes de regular os retrovisores, é necessário ajustar banco e volante para obter a melhor posição possível de condução.
Em relação ao retrovisor interno, a orientação do Cesvi é encontrar um ângulo que cubra a totalidade do vidro traseiro.
Quanto aos espelhos externos, a regra de ouro é buscar o maior ângulo de visão possível, deixando o mínimo de área visível do próprio veículo: em carros de quatro portas, basta enxergar apenas parte da maçaneta da porta traseira.
Outra orientação é regular os retrovisores em piso plano, deixando a linha do horizonte no centro dos respectivos espelhos.
Vale destacar que existem carros nos quais a peça no lado do motorista é plana, enquanto no lado do passageiro ela é convexa, ou seja, tem uma curvatura. Isso proporciona maior ângulo de visão, com um porém: os objetos parecem estar mais distantes do que estão na realidade.
Como ampliar campo de visão gastando pouco
Nos Estados Unidos, o retrovisor no lado esquerdo deve ser plano, justamente para evitar que objetos pareçam estar mais afastados. É por isso que muitos veículos vendidos no Brasil têm essa configuração.
Para ampliar o campo de visão, existem montadoras norte-americanas que instalam um espelho convexo em parte do retrovisor - a Ford adota essa configuração, utilizada na picape Maverick.
Muitos caminhões também saem de fábrica com essa solução.
O espelho curvado pode, inclusive, ser adquirido na internet por menos de R$ 50.
A peça costuma trazer um adesivo na parte traseira para ser fixada em uma das extremidades do espelho original.
Também existem alertas de ponto cego que podem ser adquiridos por menos de R$ 300 e cobrem os dois lados do veículo.
Esses acessórios trazem sensores ultrassom a ser instalados no para-choque traseiro.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.