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Novo Citroën C3 volta como um dos carros mais baratos; preços e impressões

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/08/2022 15h31Atualizada em 30/08/2022 21h41

Fora de linha desde março de 2021, o Citroën C3 está de volta, bem diferente do modelo com o qual estávamos acostumados, trazendo a missão desafiadora de alavancar as vendas da marca francesa no Brasil e preços sugeridos a partir de R$ 68.990.

Anunciado pela respectiva fabricante como um "hatch com atitude de SUV", o novo C3 2023 lançado no Brasil é bem diferente do modelo europeu e tem mesmo dimensões e jeito de utilitário esportivo compacto. A novidade aposta no design ousado e nos preços acessíveis para conquistar os consumidores: custando abaixo de R$ 70 mil na versão de entrada, estreia como um dos automóveis mais baratos do Brasil.

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Seu preço inicial está um pouco acima do valor cobrado pelas configurações mais em conta de Renault Kwid e Fiat Mobi, enquanto nas versões intermediárias e de topo, o C3 já concorre com hatches campeões de vendas como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Fabricado em Porto Real como seu antecessor, o C3 agora mede 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,54 m de distância entre-eixos e pesa 1.037 kg na opção menos equipada. O porta-malas tem capacidade de 315 litros

Quanto à parte mecânica, traz duas opções de motor: 1.0 Firefly flex de três cilindros, com até 75 cv e 10,7 kgfm, sempre acompanhado de transmissão manual de cinco marchas; e 1.6 bicombustível de quatro cilindros, capaz de render 120 cv e 15,7 kgfm, gerenciado por transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis.

É o mesmo conjunto mecânico que equipa o Peugeot 208, combinando propulsor de origem Fiat nas versões mais baratas com o 1.6 originário da antiga Peugeot-Citroën - hoje, essas marcas estão juntas sob o comando da Stellantis.

São ao todo cinco versões, mais a edições especial de lançamento First Edition com motor 1.0 ou 1.6, limitada a 2.000 unidades, Todas as variantes são equipadas apenas com os dois airbags frontais obrigatórios por lei, bem como controles de tração e estabilidade e freios a disco na dianteira e a tambor na traseira. Confira o conteúdo de cada opção:

+ Live 1.0 - R$ 68.990

Direção elétrica, ar-condicionado sem ajuste automático de temperatura, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna, travas e vidros dianteiros elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo.

Opcionais:

- Pintura Metálica - R$ 1.300
- Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) - R$ 900

+ Live Pack 1.0 - R$ 74.990

Todo o conteúdo da versão Live 1.0 mais central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conector USB no console, volante com comandos do som e Bluetooth e banco do motorista com ajuste de altura.

Opcionais:

- Pintura Metálica - R$ 1.300
- Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) - R$ 900

+ Feel 1.0 - R$ 78.990

Todo o conteúdo da versão Live Pack 1.0 mais vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna de LEDs, rodas de liga-leve de 15 polegadas, barras longitudinais no teto, logotipo cromado na grade dianteira e maçanetas na cor da carroceria.

Opcionais:

- Pintura Metálica - R$ 1.300
- Teto bitom - R$ 1.300
- Comfort Pack (sensor e câmera de ré) - R$ 1.400
- Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) - R$ 900

+ Feel 1.6 - R$ 86.990

Mesmo conteúdo da versão Feel 1.0, mais motor 1.6 flex de 120 cv com transmissão manual.

Opcionais:

- Pintura Metálica - R$ 1.300
- Teto bitom - R$ 1.300
- Comfort Pack (sensor e câmera de ré) - R$ 1.400
- Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) - R$ 900

+ Feel Pack 1.6 automática - R$ 93.990

Todo o conteúdo da versão Feel 1.6 mais câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas sequenciais e modo Eco, câmera de ré, volante com revestimento exclusivo, rodas liga-leve de 15 polegadas diamantadas e faróis de neblina.

Opcionais:

- Pintura Metálica - R$ 1.300
- Teto bitom - R$ 1.300
- Comfort Pack (sensor e câmera de ré) - R$ 1.400
- Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) - R$ 900

+ Série especial First Edition 1.0 - R$ 83.990

Todos os itens da versão Feel 1.0 mais barras longitudinais do teto pintadas de cinza, faróis de neblina com moldura branca, laterais com frisos de porta exclusivos e tapetes especiais, com a identificação First Edition. O nome da série especial também está nas placas de identificação nas portas e no porta-malas e a pintura em dois tons é de série.

+ Série especial First Edition 1.6 - R$ 97.990

Todos os detalhes exclusivos da Fisrt Edition 1.0, com motor 1.6, câmbio automático e equipamentos da configuração Feel Pack 1.6.

Como é o novo Citroën C3

Cabine do novo Citroën C3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Acessível e espaçoso, considerando o porte compacto, são palavras que definem a novidade da Stellantis.

A determinação de oferecer um produto com preços mais em conta exige algumas simplificações no projeto, como a oferta de apenas dois airbags, independentemente da configuração escolhida - nunca é demais lembrar que o Kwid, um dos carros mais baratos da atualidade, traz quatro bolsas infláveis.

Além disso, o painel de instrumentos é digital, mas em tamanho diminuto, com tela monocromática de baixa resolução que mais lembra o computador de bordo de muitos carros.

Essa tela reúne as informações fundamentais e dispensa "luxos" como conta-giros, mas é honesta na proposta de priorizar o relativamente baixo custo de aquisição.

Para ficar mais barato, o novo C3 também traz uma cabine simples, toda forrada com plásticos rígidos - inclusive no apoio de braço nas portas.

Os bancos são de tecido até na versão topo de linha e apena a partir da configuração Live Pack o assento do motorista tem ajuste de altura. Além disso, somente do C3 Feel para cima o volante tem ajuste de altura, do tipo que "cai" quando vc puxa a respectiva alavanca.

Já a regulagem de profundidade da direção está indisponível em toda a gama.

Diferentemente de Kwid e Mobi, o C3 oferece muito mais espaço interno, principalmente no assento traseiro, onde duas pessoas conseguem viajar confortavelmente - e têm à disposição duas portas USB para recarga de celulares na versão Feel Pack.

O porta-malas com 315 litros de capacidade também merece destaque em um carro com menos de quatro metros de comprimento.

Como é dirigir o novo C3

Citroën C3 Dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar do foco no corte de custos, outro aspecto no qual o novo C3 se sobressai ante os dois automóveis mais em conta do mercado brasileiro é o projeto mais moderno e evoluído.

Ele é construído sobre a plataforma CMP, bastante atual e que serve de base para modelos mais sofisticados de Citroën e Peugeot, como o 208.

Essa base estrutural viabilizou a construção do hatch com 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, o que deu ao C3 boa rigidez estrutural, o que possibilitou um ajuste de suspensões mais macio, sem comprometer a dirigibilidade.

O uso da nova plataforma também permitirá eventual oferta de mais equipamentos tecnológicos e de segurança sem grandes adaptações nem investimentos, informa a Citroën.

Tive apenas um rápido contato com o lançamento na semana passada, na capital fluminense, durante o qual pude dirigir o carro com motor 1.6 e câmbio automático por alguns quilômetros em circuito urbano.

Pesando um pouco mais de uma tonelada, o C3 tem fôlego de sobra com o motor de maior cilindrada e, por já ter convivido com o 1.0 no Fiat Argo, acredito que a opção menos potente seja mais do que suficiente para impulsionar o modelo da marca francesa.

Ao volante, logo chama a atenção a posição elevada de dirigir - segundo a Citroën, é cerca de 10 cm mais alta na comparação com a média dos hatches compactos - e o rodar bastante confortável.

Essas características, somadas aos 18 cm de altura mínima do solo e aos balanços dianteiro e traseiro curtos, fazem do C3 uma opção bem preparada para encarar os buracos, valetas e lombadas das nossas maltratadas vias urbanas.

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