Range Rover ganha desenho contemporâneo e chega por mais de R$ 1,2 milhão
SUV mais luxuoso da Land Rover, o Range Rover chega à sua quinta geração. As vendas no Brasil começam em setembro, com preços que partem de R$ 1.160.650 para a versão a diesel (D350) e de R$ 1.202.650 para a opção a gasolina (P530). Pioneiro no segmento de SUVs de extremo luxo, que hoje inclui modelos de Lamborghini, Bentley, Porsche e, futuramente, Ferrari, o Range Rover demorou oito anos para mudar da quarta para a atual geração.
A quinta versão do modelo foi lançada mundialmente em 2020, mas só chega agora ao Brasil. Sua mudança de visual é a mais drástica da história.
As linhas traseiras ficaram menos quadradas que as dos modelos anteriores, e estão mais modernas, sem o aspecto retrô que sempre acompanhou o SUV. Além disso, a parte de trás é do "tipo ame ou odeie".
Design
De acordo com a Land Rover, o desenho buscou inspiração na arquitetura contemporânea. Há poucos vincos, que resultam em linhas bem limpas e deixam grade e para-choque no mesmo nível, sem protuberâncias.
A lateral traz uma linha vertical próxima ao para-choque que é uma assinatura criada para o Range Rover. As rodas são de 23 polegadas. A traseira traz lanternas verticais interligadas.
Por dentro, o acabamento tem couro e madeira, e chama a atenção pela quase ausência de botões. Restaram pouco, como aqueles para comandar o ar-condicionado.
A tela da central multimídia, sensível ao toque, tem 13,1" polegadas. Já o painel de instrumentos virtual usa monitor de 13,7". Configurável, pode exibir mapa do GPS em 3D. O modelo traz ainda head up display, que projeta as informações do quadro no para-brisa.
A alavanca do câmbio giratório foi substituída por uma convencional. Atrás, os bancos trazem diversas posições de ajuste, inclusive com apoio para os pés, como em classes executivas de companhias aéreas. Há ainda função de massagem e telas exclusivas para os passageiros dessa parte, e uma para comando do ar-condicionado (que oferece quatro zonas de temperatura).
Tecnologia e espaço
Ainda no capítulo conectividade, o Incontrol Telematics permite comandar funções do carro por meio do smartphone - como acionar o ar-condicionado minutos antes de entrar na cabine, por exemplo. Outro destaque é o sistema de som Meridien, com cancelamento de ruído e caixas de som escondidas em dois alto falantes em cada um dos quatro apoios de cabeça.
O controlador de velocidade adaptativo com assistente de direção tem função que ameniza os movimentos corporais durante uma mudança brusca de trajetória. Outro destaque fica por conta das câmeras 360 com a função "capô transparente", que permite melhor visualização da dianteira.
O Range Rover traz sistema de esterçamento das rodas traseiras, que atua tanto para facilitar as manobras de estacionamento quando o desempenho em curvas. Já o sistema Terrain Respose ajusta a tração 4x4 e outros sistemas a diversificados tipos de terreno.
O SUV traz ainda a suspensão pneumática, que adapta o Range Rover a variadas condições de dirigibilidade. Os faróis full-LEDs adaptativos matriciais ajustam automaticamente a iluminação quando o veículo cruza com outro carro pelo caminho.
Por enquanto, o Brasil não terá a versão de sete lugares, que é com entre-eixos estendido. Em 2023, chega o modelo a diesel e, em 2024, a versão 100% elétrica.
O Range Rover tem 5,05 m de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos, oferecendo amplo espaço interno. O banco de trás é ideal para duas pessoas, pois há um amplo console no centro. O porta-malas tem 1.050 litros de capacidade.
Desempenho
O motor 3.0 seis-cilindros em linha do D350 a diesel tem sistema híbrido leve, com um pequeno motor elétrico que auxilia o a combustão para reduzir consumo e emissões. Gera 350 cv de potência e 71,4 mkgf de torque.
Já o 4.4 V8 a gasolina entrega 530 cv e 76,5 mkgf de torque. Nesse caso, não há o sistema híbrido leve. Ambos são biturbo e acompanhados pelo câmbio automático de oito velocidades. A tração é sempre 4x4 por demanda.
A avaliação foi com o P530, na versão de acabamento First Edition (veja detalhes e preços abaixo). Essa opção estará disponível para vendas apenas este ano - é uma série especial.
Ao ligar o carro na partida do motor, o rugido deixa claro que estamos a bordo de um V8. E, ao acelerar, ele cumpre o que promete. São apenas 4,6 segundos para levar de 0 a 100 km/h esse gigante de 2.585 kg.
O carro ficou mais leve, graças ao amplo uso de alumínio em sua plataforma. Ainda assim, pesa bastante. As retomadas fortes fazem do Range Rover uma verdadeira flecha para converter ultrapassagens.
A esportividade, porém, para por aí. O ajuste é voltado ao conforto. O modo dinâmico de condução dá peso à direção e deixa a suspensão mais dura e próxima ao chão, além de aumentar o ímpeto do conjunto motor-câmbio.
Mas nada que mude demais o temperamento do Range Rover que, apesar das repostas precisas da direção, apresenta certa inclinação de carroceria em curvas e mudanças de direção.
Versões e preços
D350
SE - R$ 1.160.650
Autobiography - R$ 1.270.000
First Edition - R$ 1.288.550
SV - R$ 1.546.170
P530
SE - R$ 1.202.650
Autobiography - R$ 1.328.000
First Edition - R$ 1.330.550
SV - R$ 1.604.170
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