Como reforçar a segurança e evitar que criança saia do carro em movimento
Os acidentes no trânsito são os responsáveis por muitas mortes de crianças, no Brasil e no mundo. E boa parte deles ocorre quando a criança está dentro do veículo, como uma criança que caiu de um carro no momento em que o veículo anda após o semáforo abrir, na China. Dados do Ministério da Saúde mostram que 680 crianças morreram em acidentes de trânsito no Brasil e no ano seguinte, 8.704 foram hospitalizadas.
Assim, conhecer sobre medidas de segurança ajuda a evitar que situações semelhantes ocorram e garante uma viagem segura para as famílias. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalidades para quem não realiza o transporte correto de crianças em veículos, com equipamentos de uso obrigatório.
Neste caso, a lei configura como infração gravíssima e tem como penalidades multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.
Novas regras para a cadeirinha e bebê conforto
Em 2021, um novo texto do CTB, que passou a vigorar no mês de abril. Ele apresentou mudanças para o transporte de crianças com o uso da cadeirinha e do bebê conforto, equipamentos obrigatórios nos veículos.
São elas:
Bebê conforto ou conversível: uso obrigatório para crianças até um ano de idade ou com peso de até 13 kg;
Cadeirinha: deve ser usada para crianças com idade de 1 a 4 anos, ou crianças com peso entre 9 a 18 kg.
Assento elevação: indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio, ou crianças com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg.
Cinto de segurança: a partir de sete anos e meio, a criança deve obrigatoriamente utilizar o cinto de segurança.
Transporte no banco dianteiro: a criança deve ter 10 anos completos e altura a partir de 1,45m.
O que mais fazer?
Além do uso obrigatório dos equipamentos de segurança, existem outras medidas que contribuem para que as crianças não saiam do carro que está em movimento.
Use o dispositivo adequado para a criança e siga as instruções
A cadeirinha e o bebê conforto são as formas mais eficientes de proteger as crianças dentro de um carro. Contudo, é preciso usá-lo de forma correta e o dispositivo ideal para a idade, altura e peso da criança.
A criança deve usar o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação. Antes de adquirir, consulte todas as informações sobre os tipos de equipamentos de retenção mais indicados para cada idade e peso da criança.
Além disso, veja se ele tem certificação de segurança europeia ou americana , ou o selo do Inmetro. Sempre teste a instalação no seu veículo, sempre seguindo o manual de instruções.
Evite dispositivos de segunda mão
Nunca alugue ou pegue emprestado uma cadeirinha ou bebê conforto que esteja usado. Para garantir a segurança das crianças no carro, esses dispositivos precisam ser novos e individuais.
Porque o equipamento se adapta à estatura da criança que a usa. E recorrer a itens de segunda mão representa um grande perigo para as crianças.
Além disso, quando uma cadeirinha para automóvel passa por um acidente ou uma freada muito brusca, o esforço que ela fez para garantir a segurança da criança compromete a sua eficiência, devendo ser trocado, mesmo que aparentemente esteja em bom estado.
Não leve as crianças no colo
Não importa a idade da criança, ela precisa estar no dispositivo de retenção adequado. Mesmo que seja na saída da maternidade, o seu bebê deve ser transportado no bebê conforto.
Todavia, muitos pais acham que levar o bebê no colo é mais seguro. E em casos de acidentes, isso é um grande perigo, pois os braços de um ser humano não é capaz de proteger a criança dos impactos.
E se o carro estiver em movimento, jamais retire a criança do dispositivo de retenção. Caso seja necessário, estacione em um local seguro.
Não deixe objetos soltos no interior do carro
Os objetos soltos no interior do carro são perigosos, principalmente para as crianças. Em caso de impactos, eles podem machucá-las. Assim, guarde bem bem cada item dentro do veículo.
Esta dica é válida sobretudo para brinquedos, celulares, tablets e outros objetos mais pesados, que as crianças menores costumam carregar como distração.
Ensine as crianças sobre a segurança no trânsito
As regras de segurança no trânsito devem ser repassadas às crianças pelos adultos, para garantir sua própria integridade.
Seja dentro ou fora do veículo, as crianças precisam entender o que devem seguir e como se comportar quando estão nas ruas. A prática e o incentivo ajudam com que elas aprendam mais sobre as medidas de segurança.
Travas de segurança
Ative a trava das portas traseiras de seu veículo. Isso impedirá que a porta seja aberta pela parte de dentro do automóvel. Isso evitará que sua criança consiga abrir o carro enquanto ele anda. O mesmo serve para a trava de vidro elétrico, deixe ajustado para o controle ser feito pelo motorista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.