Topo

ANÁLISE

Além da lâmpada: faróis inteligentes transformam asfalto em tela multimídia

Ford apresentou protótipo de faróis capazes de projetar informações da direção, percurso e GPS na própria pista - Divulgação
Ford apresentou protótipo de faróis capazes de projetar informações da direção, percurso e GPS na própria pista Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/09/2022 08h00

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje. Quer receber esse e outros boletins no seu email? Inscreva-se agora. Assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas.

********

Embora os faróis mais utilizados sejam os halógenos, muitos modelos estão adotando novas tecnologias. A mais recente é a de LEDs, recurso que substituiu o xenônio como solução mais eficaz. Mas, como toda tecnologia, a evolução é marcante e soluções inéditas estão virando a esquina.

Recentemente, a Ford apresentou uma nova geração de faróis inteligentes. Eles são capazes de projetar informações da direção, percurso e GPS na própria pista. É uma solução ainda mais eficaz, pois permite que o motorista permaneça sempre com os olhos no caminho, algo que o ligeiramente distrativo head up display deve um pouco.

Embora não tenha nem previsão de adoção comercial, o novo equipamento já é uma solução melhor do que a projeção de informações no próprio para-brisa, algo que até pode oferecer recursos de realidade aumentada, mas que é, na verdade, uma outra distração.

Manter o motorista focado na pista é algo fundamental. O tempo de resposta pode ser a diferença entre causar ou não um acidente. Para você ter um parâmetro, um carro rodando a 90 km/h cobre 25 metros em um segundo, distância que é quase a mesma exigida para frear totalmente o mesmo modelo.

De acordo com o fabricante, a tecnologia pode informar o motorista sobre mudanças no tempo, piso escorregadio e também exibir informações do GPS.

Enquanto o futuro não chega, outros fabricantes já oferecem algumas revoluções para os consumidores brasileiros. Muitos compactos já trazem iluminação por LEDs, algo que tende a se tornar cada vez mais comum.

É inevitável pensar apenas em itens de segurança ativa (exemplo da frenagem automática ou controle eletrônico de estabilidade) e passiva (airbags e estrutura moderna). Porém, os faróis representam um elemento de segurança ativa e tanto - aquelas capazes de evitar um acidente. Alguns compactos trazem a iluminação de LEDs apenas em suas versões intermediárias ou, principalmente, apenas na topo de linha. Uma exceção é a Volkswagen. A marca apresentou os novos faróis do facelift do Polo e, de acordo com o fabricante, todas as configurações do modelo renovado terão faróis do tipo.

Há uma pegadinha: quando foi indagada se todos os Polos contarão com a mesma, a resposta foi evasiva, uma vez que o Polo Track, futura versão de acesso do carro, pode não contar com reestilização ou faróis de LEDs - algo a se confirmar.

De qualquer forma, o recurso oferece dois níveis de tecnologia. O LED tradicional já representa uma evolução e tanto perante os halógenos, dado que oferece 50% a mais de intensidade e, de quebra, mais de 130 metros de alcance, número que é 85% maior.

Como de costume, a versão mais cara será a única a ter uma variante mais tecnológica de LED: o Polo GTS. O esportivo virá com faróis matriciais, uma tecnologia batizada de IQ. Light (IQ é uma referência ao coeficiente de inteligência). Eles utilizam informações

captadas pela câmera atrás do retrovisor e do sensor embutido no emblema da dianteira para fazer mudanças imediatas no facho de iluminação.

Por exemplo, quando um carro estiver vindo no sentido contrário, apenas ele deixará de ser iluminado pelos LEDs, o que anula o ofuscamento e não deixa de iluminar todo o resto ao redor. Parece que o futuro será brilhante.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

****

UOL Carros recomenda

Reze para não estragar: 5 peças do carro que custam fortuna para arrumar. Leia mais

Fique de olho! Golpe do retrovisor e mais truques de ladrões no trânsito. Leia mais

Bombou nas redes

Fim do estepe: por que alternativa pode virar dor de cabeça aos motoristas. Leia mais

Outlet do zero km: como comprar carro quase perfeito com 25% de desconto. Leia mais