Topo

Rainha Elizabeth 2ª dirigiu carros por décadas, mas nunca teve habilitação

Rainha Elizabeth 2ª foi vista dirigindo Range Rover aos 95 anos, em 2021 - Max Mumby/Indigo/Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª foi vista dirigindo Range Rover aos 95 anos, em 2021 Imagem: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Colaboração para o UOL

08/09/2022 14h56Atualizada em 08/09/2022 17h09

Apaixonada por carros durante toda a sua vida, a rainha Elizabeth 2ª, que morreu hoje (8) aos 96 anos, nunca tirou carteira de habilitação para dirigir. A falta do documento, no entanto, nunca impediu a monarca de conduzir sua coleção de carros incríveis até ela falecer.

Também não faltava habilidade à monarca: ela foi treinada como motorista e mecânica pelo exército britânico em sua juventude, durante a Segunda Guerra Mundial.

A razão pela qual a rainha nunca teve uma habilitação para dirigir era simples: todas as carteiras são emitidas em seu próprio nome, o que deu a ela o privilégio de dispensar o documento.

Os médicos de Elizabeth 2ª já vinham pedindo que ela passasse mais tempo em repouso, mas isso não a impedia de assumir o volante dos seus automóveis. No ano passado, com todos os compromissos oficiais cancelados por razões de saúde, a monarca foi vista sozinha, dirigindo um Jaguar, nos arredores do Castelo de Windsor.

Desde 2019, quando o príncipe Philip, seu marido, falecido em 2021, envolveu-se em um acidente de carro, a monarca decidiu que não iria mais dirigir em vias abertas, apenas nas propriedades da família real. Mas ela continuou tendo à disposição uma enorme coleção - avaliada em 10 milhões de libras, o equivalente a R$ 60 milhões - formada, sobretudo, por carros "nacionais", como Bentley, Jaguar Land Rover e Rolls-Royce.

Segundo o "DailyStar", a rainha teria possuído cerca de 30 Land Rovers ao longo de seu reinado.

Veja os carros que marcaram a vida da rainha:

Rolls-Royce Phantom IV State Landaulet (1955)

Rolls-Royce Phantom IV State Landaulet (1955)  - Reprodução - Reprodução
Rolls-Royce Phantom IV State Landaulet (1955)
Imagem: Reprodução

Um dos carros mais raros que já compôs a coleção real é o Rolls-Royce State Landaulet com carroceria da Hooper & Co.

Equipado com motor de 5,7 litros de oito cilindros em linha, somente 18 unidades desse veículo com entre-eixos alongado foram produzidas, vendidas estritamente a chefes de Estado.

Apesar de ter sido usado pela família real por 43 anos, ele foi devolvido à Rolls-Royce em 2002; a limusine é semelhante àquela que Meghan Markle utilizou durante a cerimônia de casamento com o príncipe Harry, em 2018.

Vauxhall Cresta PA Friary Estate (1961)

Vauxhall Cresta PA Friary Estate (1961) - Reprodução - Reprodução
Vauxhall Cresta PA Friary Estate (1961)
Imagem: Reprodução

Um dos carros que até hoje faz parte da coleção da rainha, o Vauxhall Cresta recebeu modificações sob medida para Elizabeth 2ª, como suportes para equipamento de pesca embutidos no telhado, uma proteção para cães, porta-armas e a pintura verde Imperial personalizada.

Bentley Estate Limusine (2002)

Bentley Estate Limusine (2002)  - Reprodução - Reprodução
Bentley Estate Limusine (2002)
Imagem: Reprodução

Esse Bentley foi um presente da marca para a rainha por seu Jubileu de Ouro, ou seja, o 50º aniversário de sua ascensão ao trono.

É equipado com motor V8 de 6,75 litros com cerca de 400 cv.

O modelo tem detalhes extras de segurança, como blindagem resistente a explosões e pneus reforçados com material à prova de balas.

Land Rover Range Rover (2001)

Land Rover Range Rover (2001) - Reprodução - Reprodução
Land Rover Range Rover (2001)
Imagem: Reprodução

O Range Rover 2001 é dos queridinhos da rainha. Ela já foi vista diversas vezes a a bordo do SUV de luxo, inclusive em seu último aniversário, em abril deste ano.

Trata-se da terceira geração do modelo, que foi produzida por mais de dez anos. O veículo em questão vem com a estatueta de um labrador no capô, devido ao amor que a monarca tinha por cachorros. Normalmente seus passeios a pé pelo castelo são acompanhados por cães.

Da forma como foi instalado, fixo na tampa do compartimento do motor, o enfeite não é permitido em carros novos no Reino Unido, já que pode obstruir visão do motorista e ser perigoso em caso de colisão com pedestres. No entanto, por se tratar da rainha, uma exceção foi aberta.

Land Rover Defender

Land Rover Defender - Reprodução - Reprodução
Land Rover Defender
Imagem: Reprodução

Outro veículo da marca britânica muito ligado à família real é o Defender. Nos festejos do Jubileu de Platina da rainha, diversas gerações do modelo desfilaram em comemoração ao seu reinado. Além disso, durante a maior parte de sua vida, desde a juventude, Elizabeth 2ª teve inúmeras aparições públicas com o veículo fora-de-estrada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.