Carros 'brasileiros' da rainha Elizabeth 2ª resistem como joias sobre rodas
Em novembro de 1968, a rainha Elizabeth 2ª, que morreu na última quinta-feira (8), fez a sua única visita ao Brasil.
Enquanto esteve em nosso país, a monarca conheceu seis cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Para a sua logística e conforto, foram usados carros de luxo que até hoje são preservados como patrimônio histórico.
A primeira parada de Elizabeth 2ª foi em Pernambuco. No Recife, circulou pela cidade a bordo de um Lincoln Continental 1933 conversível: apontado como o carro mais antigo e importante do estado.
Na cor azul, ele é patrimônio do governo de Pernambuco, guardado no prédio da Casa Militar, e apenas o motor não é original - foi trocado em 1948. É utilizado nas trocas de chefe de estado e, em alguns anos, nos desfiles de 7 de Setembro.
De lá, a rainha Elizabeth e o príncipe Phillip, seu marido, embarcaram no Britannia, o iate real da Marinha Inglesa, e seguiram para Salvador. Na capital baiana, outro Lincoln foi responsável pelo deslocamento real. Dessa vez, um Modelo K, de 1935, pertencente ao governo de São Paulo. Ao sentar no banco, um susto, como informou a Revista Manchete da época.
"A soberana sentou-se na poltrona de couro do carro, fechou a boca de repente, abriu os olhos com surpresa e se pôs de pé um pouco mais depressa do que deveria, provocando a paralisação do cortejo. O banco, exposto ao sol por horas e horas, estava muito quente", dizia o texto.
Outro veículo histórico que integrou a comitiva da rainha Elizabeth em sua visita ao Brasil foi um Packard 1938. Ele foi destinado ao transporte do Príncipe Phillip em São Paulo, e hoje está em exposição no Museu do Automóvel, em Caçapava (SP).
O veículo pertencia ao colecionador Roberto Lee, apaixonado por carros antigos, que emprestou ao governador do estado seu Packard. A condição imposta por Lee era de que ele fosse o motorista e conduzisse o carro neste momento tão especial.
O Rolls-Royce conversível preto, do modelo Silver Wraith, que até hoje transporta os presidentes da República em datas especiais, também tem uma história íntima com a rainha Elizabeth. Ele foi fabricado na Inglaterra, em 1952, e trazido ao Brasil no ano seguinte; durante muitos anos chegou-se a acreditar que havia sido um presente da monarca para o país.
O veículo de luxo, no entanto, foi encomendado a pedido de Getúlio Vargas. Mas, mesmo com a fake news, a rainha chegou a andar no Rolls-Royce durante a sua visita ao Brasil.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.