Topo

Fiat Fastback é lançado com porta-malas gigante; veja preços e versões

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Campos do Jordão (SP)

14/09/2022 17h30

Resumo da notícia

  • SUV cupê tem três versões de acabamento e duas motorizações
  • Fastback vai concorrer com VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta
  • Projeto aposta no estilo esportivo e desempenho dos motores turbo

O maior lançamento da Fiat nos últimos anos. Essa é a definição nada modesta da marca italiana para o Fastback, que chega com a missão de reforçar a presença da empresa no segmento de SUVs compactos.

Uma dos carros mais aguardado de 2022, o Fastback desembarca em três versões de acabamento: Audace, Impetus e a inédita Limited Edition Powered by Abarth. Esta última, inclusive, pega carona na iminente chegada da Abarth, marca esportiva do grupo Stellantis que debuta no Brasil até o fim do ano com o Pulse Abarth.

O nome gigante designa a única configuração movida pelo motor 1.3 turbo (conhecido pelo código T270), que entrega 185 cv / 180 cv e 27,5 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas. De acordo com a fabricante, o conjunto faz que o Fastback vá de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinja a velocidade máxima de 210 km/h, ambos com etanol.

As demais são impulsionadas pelo mesmo conjunto do Pulse. Estamos falando do motor 1.0 turbo (vulgo T200), de 130 cv / 125 cv e 20,4 kgfm, combinado com a transmissão do tipo CVT. A fabricante destacou na apresentação do produto o bom tempo de aceleração de 0 a 100 km/h (9,4 segundos) e as médias de consumo - chegando a 14,6 km/l na estrada quando movido a gasolina.

Veja preços e conteúdo das versões do Fastback

Fastback Audace T200: R$ 129.990

4 airbags, controles de estabilidade e de tração (este com a função TC+), assistente de partida em rampas, faróis full LED e lanternas em LED, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital (com uma zona de temperatura), rodas de liga leve de 17 polegadas, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e paddle shifts para trocas de marcha sequenciais. A central multimídia UConnect oferece uma tela tátil de 8,4 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios.

Fastback Impetus T200: R$ 139.990

Todos os itens da versão Audace mais central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas, painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas, teto com pintura na cor preta, rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado, bancos revestidos em couro, revestimento interno escurecido e sensores de estacionamento dianteiros.

Fastback Limited Edition Powered by Abarth T270: R$ 149.990

Todos os itens da versão Impetus mais rodas de liga leve de 18 polegadas com pintura na cor preta, detalhes externos pintados na cor preta e logotipo alusivo à versão.

Encanta aos olhos

Fastback 1 - Divulgação - Divulgação
Silhueta de SUV cupê cria inevitável comparação com o BMW X6
Imagem: Divulgação

Mesmo com duas motorizações possantes e modernas, é provável que muita gente vá comprar o Fastback por conta do design. Ponto para a equipe chefiada pelo alemão Peter Fassbender, que assina alguns dos projetos mais bem sucedidos da história da Fiat, como Argo, Cronos e a picape Toro.

Causa espanto o porte do Fastback. O carro tem 4,43 metros de comprimento - ou seja, 3 cm a mais do que um Jeep Compass. Só não parece maior por conta das outras dimensões: 1,78 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,53 metros de distância entre eixos. No geral, ele tem imponência.

Embora muita gente associe o desenho do modelo ao dos BMW X4 e X6, pessoalmente o resultado é bem diferente de outros SUVs cupês. As linhas são bem elegantes e harmoniosas. Na frente, faróis, grade e para-choque são exclusivos. Olhando de lado, o Fastback disfarça muito bem o parentesco com o Cronos, de quem herdou as portas. A traseira tem lanternas horizontais bem finas e uma tampa do porta-malas com um discreto aerofólio integrado à peça.

A cabine traz alguns elementos exclusivos, como o console central - que é muito bonito, por sinal. Segundo a Fiat, todos os bancos foram projetados e desenhados apenas para o Fastback. O nível de acabamento é condizente com a concorrência (a qual falaremos logo mais), com texturas e cores variadas que disfarçam o uso excessivo de plásticos. Ao menos os materiais são de boa qualidade.

Espaço acanhado, menos para bagagens

Fastback 3 - Divulgação - Divulgação
Cabine usa elementos de Pulse, mas tem peças próprias
Imagem: Divulgação

Pelo fato de aproveitar a mesma plataforma MLA do Pulse, o Fastback não é espaçoso, principalmente no banco de trás. Quem tem mais de 1,75 metro vai se sentir um pouco apertado, seja pelo espaço mais acanhado para as pernas quanto pela curvatura das colunas "C", que deixam a cabeça raspando no teto.

Se serve de consolo, há muito espaço para bagagens. A Fiat declara capacidade volumétrica de 516 litros no padrão de medição VDA, fazendo com que o Fastback seja o SUV compacto com o maior porta-malas da categoria.

Como rivais, a Fiat elenca um leque variado de modelos. Os alvos principais são VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta (em todas as motorizações disponíveis), mas a Fiat ainda aponta o Renault Duster 1.3 Turbo como outro concorrente do Fastback T270.

Como anda?

Fastback 3 - Divulgação - Divulgação
Estilo deve conquistar muita gente, bem como o amplo porta-malas
Imagem: Divulgação

Nosso primeiro contato com o Fastback aconteceu em uma viagem entre as cidades de São Paulo e Campos do Jordão, em um percurso de menos de 200 km, e apenas com a versão topo de gama.

Foi uma oportunidade interessante para avaliar o desempenho do motor 1.3 T270, que se mostrou extremamente bem acertado para o SUV. O conjunto empolga nas acelerações e retomadas, fazendo com que o Fastback ganhe velocidade rapidamente. A transmissão automática de seis marchas desempenha bem seu papel ao realizar as trocas de marcha com competência e de forma rápida. Ao contrário da caixa CVT que equipa outros modelos da marca, o câmbio preza pelo comportamento progressivo sem deixar de lado a suavidade nas arrancadas.

A suspensão se mostrou acertada para enfrentar buracos e bem calibrada nas curvas. Embora o carro não incline excessivamente nas situações mais críticas, convém segurar a empolgação, uma vez que estamos falando de um utilitário esportivo - cujo centro de gravidade naturalmente mais alto faz com que ele não tenha tanta estabilidade como um hatch, por exemplo.

Curiosamente, apesar do sobrenome da Abarth, a versão Limited Edition não traz um ronco mais encorpado ou algum tipo de receita especial. Tudo isso deve ficar para uma futura versão Abarth "de verdade", que pode estrear em 2023.

Ao chegar no local de destino, o computador de bordo marcava média pouco superior aos 12 km/l. É uma marca regular, considerando que o veículo estava abastecido com uma mistura de etanol e gasolina. Entretanto, caso você opte pelo combustível etílico, é provável que as visitas ao posto de combustível sejam mais frequentes.

Em tempo: as médias informadas pela Fiat são de 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol no tanque, e de 11,3 km/l em percurso urbano e 13,6 km/l no rodoviário se o combustível for a gasolina.